rcflores

Contabilidade organizada/simplificada

4 publicações neste tópico

olá,

Pretende abrir uma florista mas estou na dúvida quanto ao tipo de contabilidade que deve escolher: organizada/simplificada.

Nesta actividade prevê-se a venda de bens sendo previsível um total de vendas à volta de 24000€/ano (que a este valor será depois deduzidas as despesas).

É obrigatório na minha actividade ter um software ou posso optar por uma registadora?

obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que mais pesa na decisão é o valor de impostos e contribuições para SS.

No caso de simplificado, o valor de incidência para impostos / contribuições é o que resulta da aplicação  coeficiente fiscal (20% sobre as vendas e 75% sobre serviços).

Em contabilidade organizada, o valor é o lucro fiscal (em termos gerais, vendas + serviços - custos mercadorias e materias primas - despesas).

Depois tenha em conta que a contabilidade oragnizada tem um custo de serviço de contabilidade maior, pois obriga a ter TOC e dá mais trabalho.

Por isso, aconselho a fazer também uma previsão de despesas e dos custos com mercadorias.

Depois de chegar a uma previsão de lucros, compare com o que resulta da aplicação dos tais coeficientes.

Se chegar à conclusão que a aplicação do coeficiente dá um valor menor que o lucro, então a decisão está praticamente tomada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada pela sua atenção.

Vou terminar de organizar esses cálculos porque tenho ainda alguma dúvidas que gostaria de esclarecer, no entanto sabe-me indicar se posso optar por uma registadora ou se terei de optar por um programa informático e qual o mais vantajoso/económico para a minha actividade?

sem mais de momento

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação à forma de facturar tem 3 opções:

- Equipamento informático com software certificado

- Máquina registadora para emissão de facturas simplificadas

- Facturar manualmente

O facturar manualmente é barato no curto prazo, mas conforme os livros vão voando torna-se mais dispendioso e trabalhoso.

A máquina registadora tem mais limitações que um equipamento informático e está também limitada às regras das facturas simplificadas.

O equipamento informático (tipo aquele de carregar no ecran) é muito mais prático, mais adaptado a todas as situações, e é um investimento mais vantajoso a médio e longo prazo.

É uma questão de ir vendo preços...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead