Geral32

IRS - estrangeiro

4 publicações neste tópico

Após consultar duas repartições de finanças , obtive informações diferentes.

Solicito ajuda nesta matéria, ou se me podem indicar onde obter definitivamente informações corretas acerta deste assunto.

Em 2013 a minha esposa terá rendimentos de pensões, eu irei trabalhar, em Junho, para o Dubai ou para o Sultunato de Oman. Foi-me referido o seguinte :

Devo nomear representante fiscal

Não preciso alterar morada fiscal

Como vou estar mais de 183 fora sou considerado não residente

Em 2014 somente a minha esposa deverá declarar os seus rendimentos como separada de facto, não tendo eu nada a declarar.

Só que numa das repartições das finanças disseram-me que Dubai, Emirados Arabes Unidos e Sultonato de Oman, fazem parte de uma lista de países que têm regimes fiscais mais favoráveis que Portugal e como tal isso afasta-me o direito de ser considerado não residente e terei que declarar os rendimentos obtidos nesses países e ser tributado normalmente como residente - categoria A.

Em que ficamos ? Alguém tem experiência / conhecimento desta matéria?

Quem me poderá esclarecer?

Julgo que muita gente estará com a mesma dúvida. Sou da região do Porto.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém me pode ajudar?

É que não faz sentido trabalhar do sultanato de Oman ou Dubai, e ter que pagar impostos como se estivesse em Portugal, somente porque o país em causa está numa lista de locais com regimes tributáveis mais vantajosos.

Se ninguém tiver conhecimentos sobre esta matéria, será que me poderiam indicar na zona do Porto onde posso esclarecer este absurdo assunto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Amigos do fórum, será que ninguém tem uma opinião sobre isto, ou pelo menos onde a posso encontrar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hipótese 1

Em 2013 a minha esposa terá rendimentos de pensões, eu irei trabalhar, em Junho, para o Dubai ou para o Sultunato de Oman. Foi-me referido o seguinte :

Devo nomear representante fiscal

Não preciso alterar morada fiscal

Como vou estar mais de 183 fora sou considerado não residente

Em 2014 somente a minha esposa deverá declarar os seus rendimentos como separada de facto, não tendo eu nada a declarar.

Hipótese 2

Só que numa das repartições das finanças disseram-me que Dubai, Emirados Arabes Unidos e Sultonato de Oman, fazem parte de uma lista de países que têm regimes fiscais mais favoráveis que Portugal e como tal isso afasta-me o direito de ser considerado não residente e terei que declarar os rendimentos obtidos nesses países e ser tributado normalmente como residente - categoria A.

Em que ficamos ? Alguém tem experiência / conhecimento desta matéria?

Dispus da informação por forma a tornar-se claro a dúvida que o atormenta.

Parece-me que se cumprir a primeira hipótese irá ficar com todos os rendimentos do trabalho sem declarar nada a "ninguêm". Assim, não pode um dia mais tarde dizer que trabalhou x anos e que não lhe atribuiram pensão...

Na segunda hipótese, parece-me que seria melhor para si pois ao declarar rendimentos um dia mais tarde pode vir a receber um pensão, por mais pequena que seja...

Mas, há uma dúvida que me parece que o deviam ter esclarecido em qualquer repartição de igual forma. O senhor está casado há mais de 2 anos ou está separado de facto mas partilha a residência?

Como tem declarado o IRS até aqui?

Aguarde por mais algumas respostas que podem ajudar a clarificar um pouco mais a situação. Entretanto, pode tentar ir a outra repartição e expor as dúvidas de forma clara esperando com isso obter respostas objetivas. Até pode alegar, depois de expor o assunto, que já falou com funcionários colegas e que obteve respostas contraditórias...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor