ABCD

Erros nos contadores - tarifa bi e tri-horária

15 publicações neste tópico

"EDP terá de indemnizar clientes em 7 milhões ERSE diz que clientes de tarifa bi e tri-horária foram afetados. Agora elétrica terá de compensar os problemas causado." (http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2604068)

Já devem ter lido esta notícia. No entanto, eu como lesado, recebi um telefonema a dar-me conta que embora tenha tido um desacerto horário no contador durante mais de um ano, não tenho direito a ser indemnizado porque segundo eles não fui afetado.

Como não fui afetado?

Se me preocupo em programar máquinas para depois da meia noite para aproveitar a tarifa económica e afinal começo ainda dentro da tarifa mais cara, como não sou afetado?

E porque motivo os que tiveram desacertos no contador de 30 a 40 min foram indemnizados e os que tiveram desacertos inferiores a 10 min não são indemnizados?

Se alguêm estiver nas mesmas condições, exponha a sua situação e se foi ou não indemnizado...

O que fazer, agora que saiu mais esta deliberação da erse?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tens guita poe um advogado a ver no que dá...  :police:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tens guita poe um advogado a ver no que dá...  :police:

Se tivesse "guita" não me preocupava com tarifas bi e tri-horárias.

Que comentário tão descabido!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora entao ainda melhor, pagas e pronto ;)

Quem manda é a EDP, se nao gostas podes sempre instalar uns paineis solares e aerogeradores ;) Existe financiamento para isso e ficas livre da tua amiga EDP ;)

Abraços

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Ora entao ainda melhor, pagas e pronto ;)

2. Quem manda é a EDP, se nao gostas podes sempre instalar uns paineis solares e aerogeradores ;)

3. Existe financiamento para isso e ficas livre da tua amiga EDP ;)

1. Deve receber muitas palmadinhas nas "costas"!...  :laugh:

2. A ERSE não é para aqui chamada... upa upa... Quem somos nós. Deve mesmo ter muita "guita"!...  ::)

3. Se calhar alio-me ao dono do "dragão" estádio (não confundir com "dragão" cão) e rescindo com a EDP e vou à procura de outro prestador de serviço!...  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dúvida no cálculo da partição de consumo.

Coluna 1: 6674 e 7394

Coluna 2: 7507 e 8173

Qual a fórmula correta para calcular a partição de consumo em cada uma das colunas?

Coluna 1 (%) = ?

Coluna 2 (%) = ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual a fórmula correta para calcular a partição de consumo em cada uma das colunas?

Coluna 1 (%) = ?

Coluna 2 (%) = ?

Uma pequena ajuda... na coluna 1 deve dar 52%. Pelas contas que fiz, dá ligeiramente acima de 52%. Dai que peça aqui uma opinião!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma pequena ajuda... na coluna 1 deve dar 52%. Pelas contas que fiz, dá ligeiramente acima de 52%. Dai que peça aqui uma opinião!...

Se são os nomes, esqueçam-nos. Apenas quero ajuda, com aqueles dados, para chegar ao valor 52%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Coluna 1 (%) = ?

Coluna 2 (%) = ?

De acordo com os cálculos que me parecem corretos,

para a coluna 1 vem: (6674+7507)/(6674+7507+7394+8173)x100=47,29%;

para a coluna 2 vem: (7394+8173)/(6674+7507+7394+8173)x100=52,71%

A companhia informa: coluna 1: 52% e coluna 2: 48%

Se eu arredondar, obtenho, coluna 1: 47% e coluna 2: 53%.

Ou seja, a companhia informa os valores percentuais "trocados" de forma a poder usar os seus argumentos ou será que efetuei os cálculos de forma errada?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De acordo com os cálculos que me parecem corretos,

para a coluna 1 vem: (6674+7507)/(6674+7507+7394+8173)x100=47,29%;

para a coluna 2 vem: (7394+8173)/(6674+7507+7394+8173)x100=52,71%

...

Ou seja, a companhia informa os valores percentuais "trocados" de forma a poder usar os seus argumentos ou será que efetuei os cálculos de forma errada?

Acho que te enganaste, sim. O peso da coluna 1 obtém-se pela soma de 6674 com 7394 e não com 7507.

Da mesma forma, para a coluna 2 somas os consumos da coluna 2.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que te enganaste, sim. O peso da coluna 1 obtém-se pela soma de 6674 com 7394 e não com 7507.

Da mesma forma, para a coluna 2 somas os consumos da coluna 2.

De facto, enganei-me a passar os números para aqui, pois os resultados obtidos são referentes a estas contas que fiz.

Para a coluna 1 vem: (6674+7394)/(6674+7507+7394+8173)x100=47,29%;

Para a coluna 2 vem: (7507+8173)/(6674+7507+7394+8173)x100=52,71%.

A dúvida persiste. A companhia usou outra fórmula ou será que se "enganou" (na coluna 1, obteve 52% e na coluna 2 obteve 48%)?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A dúvida persiste. A companhia usou outra fórmula ou será que se "enganou" (na coluna 1, obteve 52% e na coluna 2 obteve 48%)?

Parece-me que se enganaram.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto, enganei-me a passar os números para aqui, pois os resultados obtidos são referentes a estas contas que fiz.

Para a coluna 1 vem: (6674+7394)/(6674+7507+7394+8173)x100=47,29%;

Para a coluna 2 vem: (7507+8173)/(6674+7507+7394+8173)x100=52,71%.

Se a fórmula for exactamente a que escreveste, então a companhia enganou-se. Mas acho estranho a troca que existe entre colunas (dos teus cálculos para os da companhia). Não acredito em questão de arredondamentos e prejudiciais para eles.

Acho que deves expor o teu caso até para ficares esclarecido quanto a estas diferenças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a fórmula for exactamente a que escreveste, então a companhia enganou-se. Mas acho estranho a troca que existe entre colunas (dos teus cálculos para os da companhia). Não acredito em questão de arredondamentos e prejudiciais para eles.

Acho que deves expor o teu caso até para ficares esclarecido quanto a estas diferenças.

A companhia (água, luz,...) nunca é prejudicada. O cliente paga sempre a favor da companhia. Lendo o inicio deste tópico dá para perceber que eles já responderam a uma primeira reclamação que tinha por base uma ordem da ERSE. Pois bem, eles deram volta ao texto da ERSE e a resposta foi nula, tendo por base os valores percentuais que eles apresentaram. Eu decidi fazer as contas e expus aqui por forma a saber se as fiz corretamente.

Não me estando a "escapar" nada, creio que vou questionar outra vez a entidade em causa!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A companhia (água, luz,...) nunca é prejudicada. O cliente paga sempre a favor da companhia. Lendo o inicio deste tópico dá para perceber que eles já responderam a uma primeira reclamação que tinha por base uma Diretiva da ERSE. Pois bem, eles deram volta ao texto da ERSE e a resposta foi nula, tendo por base os valores percentuais que eles apresentaram. Eu decidi fazer as contas e expus aqui por forma a saber se as fiz corretamente.

Não me estando a "escapar" nada, creio que vou questionar outra vez a entidade em causa!...

Questionada a entidade atravês de um funcionário que atende o público, eis que me deparo com a confirmação do erro nas contas que apresentaram. Segundo o funcionário, as contas seriam muito fáceis de fazer. Bastaria efetuar o cálculo atravês da fórmula. Pedi então que efetuasse o cálculo para um qualquer valor, da tabela, à sua escolha. E para surpresa, do funcionário, obteve diferença na casa dos 3%. Pedi-lhe para escolher outro valor da tabela e obteve novamente um resultado diferente. Resposta pronta, "não entrei com acertos nas casas decimais...".  :o

Uma coisa é arredondar 50,99 para 51,00, outra coisa é "querer à força" arredondar 53 para 50...

Adiante.

Solicitei um esclarecimento relativo à fórmula de cálculo, justificando assim os valores que eles obtiveram e apresentaram como sendo válidos.

Resposta (coloco apenas as frases mais relevantes):

1. "o equipamento de contagem (contador) instalado no local... não se encontra englobado no lote de contadores abrangidos pela anomalia de sincronismo, objeto da Diretiva nº 10/2012 (ERSE)."

2. "... como é do seu conhecimento, a EDP procedeu à reparametrização do contador."

3. "... agradecer ter alertado para a situação em apreço, permitindo-nos, assim, avaliar e actuar no sentido da sua correção."

Comentários:

1. Para a EDP, e de acordo com a Diretiva da ERSE, há contadores de primeira e contadores de segunda?

2. Assumem que houve um erro no relógio do contador. Fazem o acerto depois de lhes ter alertado para a situação. Acertam o relógio e não atendem à Diretiva da ERSE que referem?

3. Não esclarecem os valores que apresentaram, indicando a fórmula de cálculo como foi solicitada, e limitam-se a agradecer o "alerta"?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor