Lvsitano

Como investir 20k

44 publicações neste tópico

Vou ter dentro de pouco tempo cerca de 20 mil euros disponíveis para capitalizar, no entanto não quero de modo algum meter-me em riscos, e ter o capital cativo durante anos a fio.

Ou seja,

- Tem de ser mobilizável a qualquer altura, sem perda de capital (quando digo a qualquer altura não é como nas obrigações que é preciso mandar uma carta com não sei quantos dias de antecedência).

- Não quero prazos muito longos, o ideal seria 1 ano, 2 no máximo

- Não quero ter de andar a pagar comissões aos bancos pelo investimento

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depósito a prazo no Invest a 1 ano seria o que eu faria neste momento e nessas condições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depósito a prazo no Invest a 1 ano seria o que eu faria neste momento e nessas condições.

Eu faria o mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se quero estar a abrir mais contas bancárias, mas de qualquer forma agradeço as sugestões.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

(quando digo a qualquer altura não é como nas obrigações que é preciso mandar uma carta com não sei quantos dias de antecedência).

Creio que isso dependa muito do intermediário. Vendi as minha obrigações quando quis, por via online (no BiG e no Invest). Se há bancos que exigem isso o problema é deles, e não das obrigações em si.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fundos de investimento, de liquidez... qual é o teu banco?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fundos de investimento, de liquidez... qual é o teu banco?

Tenho conta no BPI e Activobank.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho conta no BPI e Activobank.

Fundos do BPI não conheço, do Activobank de tesouraria e risco 1 só conheço o Millennium Liquidez FI Aberto Tesouraria (que eu tenho no BCP). Não coloques é tudo num só fundo. Ou diversificas os 20k por vários fundos (que nos teus bancos não há muitos) ou sempre podes colocar 5k num fundo (neste do millennium liquidez se quiseres) e o restante em DP. O máximo que arranjas no Activobank é 3.15% a 365 dias salvo erro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes optar por pôr algum em certificados do tesouro ou de aforro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também é outra hipótese, neste momento acho que estão a 3.17%. Tens baixíssimo risco e não precisas mudar de banco ehehe

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também é outra hipótese, neste momento acho que estão a 3.17%. Tens baixíssimo risco e não precisas mudar de banco ehehe

3.17%, certificados do tesouro ou certificados de aforro? Isso é logo no 1º ano? Da última vez que vi os certificados do tesouro só davam juros de jeito a partir de 5 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

3.17%, certificados do tesouro ou certificados de aforro? Isso é logo no 1º ano? Da última vez que vi os certificados do tesouro só davam juros de jeito a partir de 5 anos.

Não, falo de certificados de aforro. São capitalizáveis trimestralmente e podes resgatar quando quiseres (só nos primeiros 3 meses não têm liquidez)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As taxas dos CA melhoraram nos últimos tempos....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A única forma de aderir a certificados de aforro é nos CTT ou pode-se fazer online?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A única forma de aderir a certificados de aforro é nos CTT ou pode-se fazer online?

Só nos CTT. Mas é muito simples  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é não poder resgatar nos primeiros 3 meses, não é muito tempo, mas pode surgir alguma emergência. Detesto produtos em que o capital fica cativo, nem que seja algum tempo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é não poder resgatar nos primeiros 3 meses, não é muito tempo, mas pode surgir alguma emergência. Detesto produtos em que o capital fica cativo, nem que seja algum tempo.

Em alguns DPs tem-se a mobilização antecipada e há fundos sem comissão de resgate..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em alguns DPs tem-se a mobilização antecipada e há fundos sem comissão de resgate..

Pode não ter comissão de resgate, mas tem comissão de gestão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pode não ter comissão de resgate, mas tem comissão de gestão.

Mas a comissão de gestão já está incluído diariamente na cotação do fundo..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não, falo de certificados de aforro. São capitalizáveis trimestralmente e podes resgatar quando quiseres (só nos primeiros 3 meses não têm liquidez)

Estás a falar de que série? Tive a procurar nos CTT e não encontrei algo com essa taxa (admito que possa ter procurado mal). Se puderes colocar um link  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É a série C. Realmente é melhor que a maioria dos depósitos a prazo, apesar de ter o tal período de 3 meses em que não se pode resgatar. Alguém sabe por acaso como se processa a subscrição? Sei que é num balcão dos CTT, mas como é que se passa para lá o dinheiro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É a série C. Realmente é melhor que a maioria dos depósitos a prazo, apesar de ter o tal período de 3 meses em que não se pode resgatar. Alguém sabe por acaso como se processa a subscrição? Sei que é num balcão dos CTT, mas como é que se passa para lá o dinheiro?

Obrigado!

Lvsitano,

Mas pretendes investir esse dinheiro com que horizonte temporal? Se achas 3 Meses muito...não estou a ver como podem existir "opções".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estás a falar de que série? Tive a procurar nos CTT e não encontrei algo com essa taxa (admito que possa ter procurado mal). Se puderes colocar um link  ;)

É a série C, as outras já estão fora de comercialização..

link http://www.igcp.pt/gca/?id=63

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É chegar lá, abrir conta no IGCP preenchendo lá a papelada (que se trata lá nos CTT) e de seguida pode passar para lá o dinheiro ou em numerário ou em cheque.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lvsitano,

Mas pretendes investir esse dinheiro com que horizonte temporal? Se achas 3 Meses muito...não estou a ver como podem existir "opções".

O problema não é o facto de que eu querer investir 3 meses, é a questão de se existir alguma emergência e necessitar realmente desse dinheiro, nos primeiros 3 meses não posso resgatá-lo.

Só se pode passar o dinheiro em numerário ou cheque? Não dá por transferência?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead