AMSTRONG

Preenchimento de declaração de irs

11 publicações neste tópico

Estou a preencher a declaração e gostava de saber se a esta questão o que tenho de responder:

A totalidade dos rendimentos auferidos foi feita para so uma entidade? Eu coloquei SIM

Depois a outra questão é que não percebo diz assim: Em caso afirmativo, opta pela tributação pelas regras estabelecidas para a categoria A?

O que devo colocar SIM ou NÃO - não sei o que significa?? Ajudem..

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Significa que se escolher a opção sim, será tributado como se os rendimentos do trabalho independente fossem de trabalho dependente.

Ou seja, em vez de os serviços prestados serem tributados a 70%, serão tributados pelo valor dos serviços prestados menos a dedução especifica (4104€) acrescido de quotizações sindicais e quotizações para ordens profissionais.

Se optar pela tributação pelas regras da categoria A, fica obrigado a permanecer nesta opção durante 3 anos.

O que aconselho a fazer é a simular das duas maneiras e ver as diferenças das simulações.

Caso não haja diferença ou a diferença seja favorável à opção "não", então optar pela opção "não".

Se caso a diferença for favorável à opção sim, então pensar se aceita o "sim" com base nas condições e periodo minimo de permanência que lhe falei.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a preencher a declaração e gostava de saber se a esta questão o que tenho de responder:

A totalidade dos rendimentos auferidos foi feita para so uma entidade? Eu coloquei SIM

Depois a outra questão é que não percebo diz assim: Em caso afirmativo, opta pela tributação pelas regras estabelecidas para a categoria A?

O que devo colocar SIM ou NÃO - não sei o que significa?? Ajudem..

A meu ver o SIM nessa questão é mais benéfico, porque se tiver a tributação pelas regras da categoria A ao rendimento bruto retira-se 4104€ (dedução específica) para se chegar ao rendimento colectável. Se não fosse tributado pelas regras da categoria A, seria tributado a 70% do rendimento bruto.

Vejamos um exemplo, se recebeu 5000€ e optar pela tributação da categoria A então o seu rendimento colectável será 896€. Se optasse pela tributação a 70%, o seu rendimento colectável seria de 3500€.

Resumindo e concluindo, se efectivamente trabalhou para uma única entidade, então coloque SIM ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claudio, e se por exemplo o valor dos serviços for 20000?

Aqui, teoricamente, já não compensa o sim, visto que 30% do valor é bem superior aos 4104.

Mas até pode nem fazer diferença, pois a situação familiar pode permitir que mesmo usando a opção menos vantajosa, ela se torne indiferente por influência da tal situação familiar (despesas, nr de filhos, beneficios fiscais....)

Tudo depende dos valores e da situação familiar.

E caso não faça diferença devemos optar pelo "não", para não se ficar agarrado a um periodo minimo de permanência de 3 anos que pode ser bem prejudicial no futuro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claudio, e se por exemplo o valor dos serviços for 20000?

Aqui, teoricamente, já não compensa o sim, visto que 30% do valor é bem superior aos 4104.

Mas até pode nem fazer diferença, pois a situação familiar pode permitir que mesmo usando a opção menos vantajosa, ela se torne indiferente por influência da tal situação familiar (despesas, nr de filhos, beneficios fiscais....)

Tudo depende dos valores e da situação familiar.

Certo ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas na simulação (IRS) tanto faz, fiz a simulação respondendo SIM e respondendo NÃO, e o valor que vou receber é igual!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas na simulação (IRS) tanto faz, fiz a simulação respondendo SIM e respondendo NÃO, e o valor que vou receber é igual!!

Depende do rendimento que recebeu, do imposto que reteve, das despesas que apresentou etc. Pode colocar aqui os valores para se tentar perceber o porquê :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os valores de que estou a falar são de trabalho como professora em aec, com o valor total de 2175 € , não fiz retenção, presentemente já não estou a trabalhar a recibos verdes, já cessei atividade no ano passado em maio!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os valores de que estou a falar são de trabalho como professora em aec, com o valor total de 2175 € , não fiz retenção, presentemente já não estou a trabalhar a recibos verdes, já cessei atividade no ano passado em maio!

Preencha também o quadro 12 em como fechou actividade. O valor é receber é 0€ então certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, eu pelos meus rendimentos não tenho a receber nada, porque não fiz qualquer retenção, mas como entrego em conjunto com o meu marido e ele tem retenção + 1 dependente, despesas de saúde e educação, conseguimos receber!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, eu pelos meus rendimentos não tenho a receber nada, porque não fiz qualquer retenção, mas como entrego em conjunto com o meu marido e ele tem retenção + 1 dependente, despesas de saúde e educação, conseguimos receber!!!

Certo então se o valor dá igual para os 2 casos é devido às deduções pessoais, despesas saúde educação etc

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead