funex

Acto Isolado - Dúvidas no preenchimento modelo 3 Cat.B

12 publicações neste tópico

Muito boa tarde a todos,

Em 2012 estive colectado como trabalhador dependente e passei um acto isolado de 406€

(350€ + 56€ para pagamento de IVA), a entidade pagadora foi uma Associação relacionada com Psicomotricidade.

Factos:

• Efectuei o pagamento de 56€ nessa mesma semana.
  • Em 2012 apenas trabalhei alguns meses como trabalhador independente com um rendimento ilíquido de 7620€.

Não estaria isento de efectuar retenção na fonte ao emitir o recibo de acto isolado?

Ao preencher e simular o modelo 3 noto que apenas devido a esse recibo, a diferença no reembolso é de aproximadamente 200 euros, o que perfaz quase 50% do valor emitido.. será isto normal?

Poderá alguém elucidar-me ?

Muito obrigado desde já.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde eu no ano de 2012 tive com contabilidade organizada e o problema e que A.T estame a pedir o acerto de contas e nao sei como preencher a declaracao B porque me pede um codigo comecado por 7 ou 9 podem me ajudar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito boa tarde a todos,

Em 2012 estive colectado como trabalhador dependente e passei um acto isolado de 406€

(350€ + 56€ para pagamento de IVA), a entidade pagadora foi uma Associação relacionada com Psicomotricidade.

Factos:

• Efectuei o pagamento de 56€ nessa mesma semana.
  • Em 2012 apenas trabalhei alguns meses como trabalhador independente com um rendimento ilíquido de 7620€.

Não estaria isento de efectuar retenção na fonte ao emitir o recibo de acto isolado?

Ao preencher e simular o modelo 3 noto que apenas devido a esse recibo, a diferença no reembolso é de aproximadamente 200 euros, o que perfaz quase 50% do valor emitido.. será isto normal?

Poderá alguém elucidar-me ?

Muito obrigado desde já.

Assim à primeira vista, parece-me exagerado uma influência de 200 € provocado por um recibo de acto isolado no valor de 350 €.

Se calhar para percebermos melhor o que se passa, era melhor colocar aqui a demonstração da simulação (sem e com o acto isolado), para entender os passos do calculo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde eu no ano de 2012 tive com contabilidade organizada e o problema e que A.T estame a pedir o acerto de contas e nao sei como preencher a declaracao B porque me pede um codigo comecado por 7 ou 9 podem me ajudar

1- Se se trata de uma actividade com contabilidade organizada é o anexo C.

2- Como estava no regime de CO deve ser o seu toc a tratar da entrega.

3- A aplicação pede-lhe um código começado por 7 ou 9, porque ao abrir o anexo B está a responder que se trata de rendimentos de uma herança indivisa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela sua resposta:

Seguem os resumos da simulação

Sem Acto Isolado

https://dl.dropboxusercontent.com/u/3539729/irs_sem_recibo.htm

Com Acto Isolado

https://dl.dropboxusercontent.com/u/3539729/irs_com_recibo.htm

Será suficiente?

Obrigado

Diga-me só uma coisa, os seus rendimentos foram prestados a uma só única entidade?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A primeira simualação sem o acto isolado, entende-se que se trata de serviços prestados a uma unica entidade e optou pelas regras da categoria A.

A segunda simulação não consigo entender... é uma mistura de regras da categoria A com B...  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como trabalhador dependente, em Abril transitei (sem opção) de uma secretaria regional para outra devido a uma transição de quadro, mas sempre fazendo parte do Governo Regional, embora com NIFs diferentes.

No Anexo A realmente aparecem duas entidades diferentes.

Tem influência?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já entendi.

Os 7620 são de trabalho dependente (na colocação da questão você falou em trabalho independente), categoria A, anexo A

O acto isolado vai sozinho na categoria B, anexo B.

A diferença vem do facto de que para uma pessoa que tenha somente trabalho dependente não pode ficar com um rendimento liquido de impostos inferior ao salario minimo + 20% (8148). Daí dar zero.

Como com o acto isolado deixou de respeitar a regra do "somente trabalho dependente", passando a ter tambem trabalho independente, é tributado sem ter em conta um rendimento liquido minimo. Daí a diferença.

Artigo 70º do cirs.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já entendi.

Os 7620 são de trabalho dependente (na colocação da questão você falou em trabalho independente), categoria A, anexo A

O acto isolado vai sozinho na categoria B, anexo B.

A diferença vem do facto de que para uma pessoa que tenha somente trabalho dependente não pode ficar com um rendimento liquido de impostos inferior ao salario minimo + 20% (8148). Daí dar zero.

Como com o acto isolado deixou de respeitar a regra do "somente trabalho dependente", passando a ter tambem trabalho independente, é tributado sem ter em conta um rendimento liquido minimo. Daí a diferença.

Artigo 70º do cirs.

É o tal mínimo de existência

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa pelo lapso, realmente escrevi "independente" por engano.

Caramba.. o contribuinte fica sempre a arder.. mais valia ter feito o trabalho por uma dose de camarões e 1 grade de minis.

Muito obrigado pela vossa ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só mais um pormenor...

O valor a colocar no irs do acto isolado é 350 € e não os 406€.

É sempre o valor antes de impostos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead