Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
m.elis

Portugal versus Espanha

10 publicações neste tópico

As estatísticas, como está na moda dizer, "valem o que valem".

Gostava de partilhar este confronto ibérico convosco:

PORTUGAL                                                 ESPANHA

Esperança de vida, 74,9 anos                          83,7 anos (vivem mais que nós!!!!)

Taxa de desemprego, 8,1%                            8,3% (estamos melhorzinhos!!)

Nº de carrospor cada mil habitantes, 572          454 (estou surpreendida, temos mais carros???!!)

Emissões de CO2(ton/habit.), 6,4                    8,5 (são mais poluidores >:()

Residências com acesso à Internet(%), 40        45 (estamos lá quase! Também me surpreende)

Muitas conclusões se podem tirar daqui, mas estou-me a recordar de que há bem pouco tempo atrás toda a gente queria ser espanhol   :o. Friso que é uma comparação restrita , mesmo assim surpreendente (pelo menos para mim).

Que vos apraz dizer?

Fonte: A Península Ibérica em Números - 2008; os comentários entre parêntesis são meus  ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim apraz-me dizer que eles são muitos mais que nós  ;D  para mim ter uma taxa de desemprego de 8,1% numa população activa de 5.500.000 pessoas é diferente de ter 8,3% numa população activa de 22.000.000  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas quer dizer a taxa de desemprego ao ser em percentagem já nao em tem conta o número da população activa, para se poder comparar entre países?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

elbmurcs, tem, mas para mim é uma questão de quantidade, o que eu quero tentar dizer é que uma taxa de 1% em 100 é 1, em 200 é 2, moralmente para mim haver 2 pessoas desempregadas em 200 é "melhor" que haver 1 pessoa em 100, não sei se estou a conseguir me fazer entender  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podia por aqui os outros números que podem muito bem explicar o boom da economia espanhola mas ponho só aqui uns links para voces verem como é... Já quando estive em Espanha me surprendeu existirem táxis para transporte de materiais para a construção civil. Nunca tinha visto...

http://www.urbanismopatasarriba.blogspot.com/

http://www.elpais.com/articulo/espana/promotora/tala/6700/pinos/hacer/urbanizacion/pese/carecer/licencia/agua/elpepuesp/20071018elpepinac_6/Tes

http://urbanismopatasarriba.blogspot.com/2008/09/el-pocero-es-el-estereotipo-de-una-poca.html

http://urbanismopatasarriba.blogspot.com/2008/11/calles-sin-gente.html

ou procurem no google por nomes como «Manhattan Manchego» (Seseña - Toledo), Paco «el pocero» e Ciudad Valdeluz (Guadalajara) ou simplesmente pela palavra «pelotazo»...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim apraz-me dizer que eles são muitos mais que nós  ;D  para mim ter uma taxa de desemprego de 8,1% numa população activa de 5.500.000 pessoas é diferente de ter 8,3% numa população activa de 22.000.000  ;)

Entendo o teu ponto de vista. Matematicamente falando calcula-se a média com base no todo, isto é, aquilo a que chamam Universo ou População. No tópico disse "vale o que vale". Podemos tirar n ilações!

Tive um professor que passava a vida a dizer:Temos um frango para dividir por duas pessoas.Em média quanto come cada uma? Toda a gente respondia - meio frango! Ele, com o seu ar autoritário, respondia, errado  >:(. Então uma das pessoas não podia ter comido o frango todo e a outra não comer nada?

Uma coisa é a estatística, outra a vida real onde os números representam pessoas  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas quer dizer a taxa de desemprego ao ser em percentagem já nao em tem conta o número da população activa, para se poder comparar entre países?

Certo  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Falta apurar, na emissão de CO2, a quantidade de litros de combustível que os portugueses abasteceram em Espanha (mas queimaram em Portugal) e que contam como se tivessem sido os espamhóis quando de facto tal não aconteceu. Da minha parte, informo desde já que em 2008 quase nunca abasteci no nosso país. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O simples facto dos impostos em Espanha serem mais baixos, deita por terra qualquer estatística séria! Ou noutra perspectiva, agrava a situação portuguesa (nº carros, nº de telemóveis, and so on ), tendo em conta o nosso nível de vida comparado com eles. Na minha antiga profissão, para a mesma actividade e o mesmo tempo de serviço, ganhavam 2,5 vezes mais!

Aliás e a talho de foice, acerca de impostos, não entendo, a não transposição de directivas comunitárias e se várias já estão transpostas, porque não são cumpridas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

PORTUGAL                                                  ESPANHA

Nº de carrospor cada mil habitantes, 572          454 (estou surpreendida, temos mais carros???!!)

Provavelmente, têm melhores transportes públicos que os nossos (basta pensar que a rede ferroviária é bem maior que a nossa e as principais cidades começaram a ser ligadas por TGV desde 1990). Os transportes urbanos são tb melhores que os nossos. Em portugal somos "obrigados" pelo estado a andar em transportes individuais.

Era importante tb comparar a idade media do parque automovel que é bem mais alta por cá.

PORTUGAL                                                 ESPANHA

Emissões de CO2(ton/habit.), 6,4                     8,5 (são mais poluidores >:()

Esta é bastante facil de perceber e explicar. a Tx de industrialização é incomparavelmente maior do outro lado da fronteira. Para se comparar o nivel de vida das populações seria mais util ter as apenas as emissões "domesticas" sem a parcela industrial.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0