cuore

O banco deve-me dinheiro

6 publicações neste tópico

Bom dia,

Sou novo por cá, e ja estive a ler muitas coisas que não tinha conhecimento! Obrigado pela a partilha de conhecimento!

Mas não encontrei uma situação parecida com a minha, como tal venho vos pedir ajuda/conselho para o que devo fazer.

O que se passa é o seguinte:

Em Outubro fui ao banco para fazer uma revisão na prestação, o qual me disseram que já ia ter efeito no mês seguinte.

Mas isso não aconteceu e contínuo a pagar prestações proibitórias para o meu rendimento mensal...!

Após contactar o banco, disseram-me que iam devolver o dinheiro da diferença (estornos)

Ja fartei de ir para lá ( Balcão) fazer barulho e pressão para receber os estornos dos meses (Novembro/Dezembro/Janeiro) e até hoje ainda não recebi um tostão!

A minha questão/dúvida é que se eu nao pagar uma prestação a tempo e horas aplicam-me juros de penalização certo?! E se eles me devem 3 meses posso-lhes aplicar algum juro ?

Se sim quais os procedimentos?

Cumprts,

Ricardo

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

Efectivamente a situação justa seria o banco pagar-te juros também, mas duvido que o consigas.

Um conhecido meu levantou essa questão uma vez numa situação semelhante, mas apenas para chatear o pessoal do banco que estava a ser pouco correcto (uma vez que o período da dívida era pequeno). Não levou isso para a frente, mas o pessoal do banco parece que ficou aborrecido com essa perspectiva que é totalmente justa.

Eu tentaria investigar um pouco mais. Só por curiosidade, depois actualiza a situação aqui no fórum.

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

este texto tirei dum artigo do diário económico que explica as formas de se reclamar perante uma instituição bancária

1. como pode fazer uma reclamação?

O cliente pode apresentar a sua queixa através do preenchimento da folha do livro de reclamações, obrigatoriamente disponível nos balcões das instituições de crédito e sociedades financeiras, desde Janeiro de 2006. Este tem de ser disponibilizado de imediato sempre que o cliente o solicite. A reclamação é feita em triplicado: o cliente recebe uma cópia, outra é enviada ao Banco de Portugal (o organismo que supervisiona o sector bancário) e a terceira é para o departamento que, no banco, analisa as queixas.

2. É possível reclamar directamente ao banco de Portugal?

Sim. Para reforçar a reclamação, e independentemente de o banco central receber cópia do registo no livro, poderá endereçar uma carta, de preferência registada e com aviso de recepção, ao Banco de Portugal. O cliente tem também a possibilidade de apresentar a sua reclamação directamente ao Banco de Portugal, independentemente de ter preenchido o livro de reclamações da instituição financeira. Pode fazê-lo através do formulário de reclamação 'online', no portal do cliente bancário (clientebancario.bportugal.pt). Em alternativa pode fazer o 'download' do formulário de reclamação e enviá-lo pelo correio para a seguinte morada: Banco de Portugal, Apartado 2240, 1106-001 Lisboa.

3. Quais os cuidados a ter no preenchimento da reclamação?

A reclamação deve ser sempre preenchida de forma clara e completa, sendo indispensável a identificação da instituição reclamada e do reclamante. Os factos que motivam a sua reclamação devem também ser apresentados de forma clara e completa. A falta de elementos informativos essenciais pode tornar impossível a análise da sua reclamação.

4. Quais os documentos necessários?

Além da identificação pessoal é importante que o cliente junte cópias de todos os comprovativos, bem como das cartas enviadas ao seu banco, mencionando datas.

5. Que tipo de reclamações posso apresentar em relação ao banco?

Os motivos da reclamação devem estar relacionados com questões que se prendem com as actividades da instituição de crédito ou sociedade financeira, ou da forma de actuação da instituição aquando da celebração de um contrato ou prestação de um serviço.

6. como reclamar sobre fundos de investimento ou valores mobiliários ou sobre fundos de pensões?

Caso o cliente pretenda reclamar sobre assuntos relacionados com fundos de investimento ou valores mobiliários deve contactar directamente a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Se a mesma se referir a seguros e fundos de pensões deve contactar directamente o Instituto de Seguros de Portugal (ISP). No entanto, todas as reclamações inscritas no livro de reclamações da instituição são remetidas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em Outubro fui ao banco para fazer uma revisão na prestação, o qual me disseram que já ia ter efeito no mês seguinte.

Mas isso não aconteceu e contínuo a pagar prestações proibitórias para o meu rendimento mensal...!

Após contactar o banco, disseram-me que iam devolver o dinheiro da diferença (estornos)

Quando referes revisão da prestação queres dizer revisão de spread? Mas disseram-te que te iam rever o spread? E não te pediram contratação de mais produtos?

O que tens para comprovar que foi aceite a tua revisão de spread?

Assinaste acordo dessa revisão de spread?

Caso não te tenham posto isso à frente, cá para mim não houve revisão nenhuma e o balcao anda a ver se "passa"..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Obrigado pelo o vosso apoio!

Sim assinei um novo contrato...

O que eu pedi foi para baixar a prestação e o que me fizeram foi aumentar o nº de anos e durante 5 anos tenho uma taxa(não sei qual é) baixa e fixa.

Sei que com isto tudo a prestação vai baixar perto de 200 €.

Mas ainda não baixou, esqueceram-se de "carregar" no sistema essas novas actualizaçoes, so actualizaram o prazo para 49 anos mas nao alteraram a taxa...pediram-me desculpa pelo o erro, mas como lhes disse as desculpas nao me trazem o dinheiro para a carteira...

Por isso é que vos estou a perguntar se é possivel pedir uma indemnização por estes meses de atraso...

Não contratei mais produtos, por alterar o crédito de habitação.

Já agora estou a falar do Banco Santander, se é que ajuda em alguma coisa...

Vou expor essa situaçao de indemnização ao gestor de conta e depois actualizo aqui a informação..

Muito obrigado pelo o vosso apoio !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou expor essa situaçao de indemnização ao gestor de conta e depois actualizo aqui a informação..

Aproveita e deixa uma reclamação por escrito. Por muito que o gestor de conta diga que estão a tratar da situação, a verdade é que já lá vão 3 meses e por as coisas no papel pode ajudar a acelerar o processo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead