lebrux

Acto Isolado - duvidas

5 publicações neste tópico

Boas,

Antes de mais os meus parabens a estes blog porque tem muito informação interessante.

Eu sou novo por estas andanças (acto isolado, recibo verde, iva, irs) e derivados e qualquer ajuda é bem vinda!

Eu ainda não estou colectado, sou estudante e recentemente passei um acto isolado como prestação de serviços (area informática) e foi-me cobrado retenção na fonte e IVA e gostava de saber se há alguma maneira de eu recuperar esse dinheiro, quer com despesas ou algo do género.

Desde já obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A retenção na fonte penso que podes recuperar na declaração de IRS, quanto ao IVA, nada a fazer...

Geralmente nos actos isolados/recibos verdes as contas fazem-se sempre: Valor a pagar + IVA para não haver surpresas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, podes e deves apresentar despesas que sejam passíveis de reembolso no IRS..

O que podes fazer é uma simulação do IRS dos teus pais sem os teus rendimentos (as despesas devem estar lá pois és dependente) e depois com os teus rendimentos, e combinas com eles em darem-te a diferença do reembolso, presumindo que têm reembolso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que os teus pais te declarem como dependente não há qualquer problema em teres as despesas em teu nome.

Atenção que só és dependente se não tiveres um rendimento bruto superior ao ordenado mínimo (400 e qq coisa x 14)..

As despesas de alimentação na universidade, desde que seja na cantina da universidade, penso que podem ser incluidas como despesas de educação, mas é melhor confirmares isso, eu não tenho a certeza.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que os teus pais te declarem como dependente não há qualquer problema em teres as despesas em teu nome.

Atenção que só és dependente se não tiveres um rendimento bruto superior ao ordenado mínimo (400 e qq coisa x 14)..

As despesas de alimentação na universidade, desde que seja na cantina da universidade, penso que podem ser incluidas como despesas de educação, mas é melhor confirmares isso, eu não tenho a certeza.

Noutro tópico este assunto já foi abordado. Extraí de lá a resposta, dada pelo D@vid, que sintetiza a questão:

"As despesas de transporte (onde de se incluem os passes sociais) do sujeito passivo ou dos seus dependentes podem ser consideradas despesas de educação desde que sejam efectivamente realizadas por transportes públicos, as despesas com as refeições também são dedutiveis desde que sejam feitas nas cantinas escolares".

D@vid, espero que não leves a mal, mas a tua resposta é claríssima e trouxe-a para aqui. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor