Tiago Pereira

Ações Portuguesas (PSI-20)

32 publicações neste tópico

Acho que era algo que estava muito em falta aqui no fórum. Um dos tipos de investimento mais arriscado e simultaneamente mais amplamente divulgado: o mercado acionista.

Para evitar dispersão, proponho que falemos aqui unica e exclusivamente das ações que fazem parte do PSI-20. :)

Da minha parte já comecei a investir neste mercado. Como não pago guarda de títulos e tenho boas perspetivas para este papel em específico, comprei 100 ações do BCP, para começar: entrei aos 0,091€ mas infelizmente paguei 7,70€ de comissões, coisas de principiante, mas pronto... foi para experimentar.

É um início com o pé direito, no entanto, já que fechei sexta-feira a valorizar 5,55%, porque o BCP fechou nos 0,095€. Mas a minha perspetiva é de médio-longo prazo com este papel, que acredito que vai valorizar, com stop-loss aos 0,077€ e possível reforço (mas desta vez mais expressivo) ali a rondar os 10 cêntimos caso haja perspetivas de nova subida.

E vocês, como andam? Bons investimentos!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

Eu comprei EDP, REN e PT,  1000€ de cada, vão pagar um dividendo porreiro, e acho que são empresas sólidas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

Eu comprei EDP, REN e PT,  1000€ de cada, vão pagar um dividendo porreiro, e acho que são empresas sólidas.

O que é que entendes por empresas sólidas? Na minha opinião não faz sentido em bolsa dizer que determinadas empresas são sólidas porque isso não está relacionado com o desempenho da mesma.

Na óptica de um pequeno investidor, não vejo atractividade nos dividendos. Poucas acções, valor irrisório.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Da minha parte já comecei a investir neste mercado. Como não pago guarda de títulos e tenho boas perspetivas para este papel em específico, comprei 100 ações do BCP, para começar: entrei aos 0,091€ mas infelizmente paguei 7,70€ de comissões, coisas de principiante, mas pronto... foi para experimentar.

É um início com o pé direito, no entanto, já que fechei sexta-feira a valorizar 5,55%, porque o BCP fechou nos 0,095€. Mas a minha perspetiva é de médio-longo prazo com este papel, que acredito que vai valorizar, com stop-loss aos 0,077€ e possível reforço (mas desta vez mais expressivo) ali a rondar os 10 cêntimos caso haja perspetivas de nova subida.

E vocês, como andam? Bons investimentos!

WOW! Isso é que foi uma má jogada...

Pelos meus calculos, só em comissões pagaste à volta de 15€ por um lucro de 0,50€.

Estou certo?

Como eu negoceio através de linhas de tendência, tenho andado de olho na Altri (já tinha umas 5 hipoteses de entrada); Jerónimo Martins (nunca mais vem testar os 15,43€ para eu entrar, o que me deixa um pouco frustrado); PT que estou à espera dos 3,75€; BPI e Ren.

De momento não estou dentro em nada :)

Vou negociar através do Banco Invest (que tem apenas um minimo de 5€ por ordem) :)

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelos meus calculos, só em comissões pagaste à volta de 15€ por um lucro de 0,50€.

Estou certo?

Como eu negoceio através de linhas de tendência, tenho andado de olho na Altri (já tinha umas 5 hipoteses de entrada); Jerónimo Martins (nunca mais vem testar os 15,43€ para eu entrar, o que me deixa um pouco frustrado); PT que estou à espera dos 3,75€; BPI e Ren.

De momento não estou dentro em nada :)

Vou negociar através do Banco Invest (que tem apenas um minimo de 5€ por ordem) :)

Cumps

Não diria que foi uma má jogada se a ideia dele for, buy & hold  ;)

Também estou à espera da JMT mas não acredito que venha a esses valores tão cedo  :P  (A não ser que venha aí mais uma notícia para o caos, estilo TC, UE, etc...) Eu não gosto da ALTRI muito em parte pela falta de liquidez do papel (há piores no PSI20, se é que podemos chamar de índice ao nosso PSI20 ;D )

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não estas a pagar despesas diárias, por manteres as acções?

Pagas-te 7€ na compra e vais pagar outros 7€ quando deres "sinal" para vender...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou certo?

Para já paguei 7,70€ só pela compra, porque...

se a ideia dele for, buy & hold  ;)

e esta é precisamente a minha ideia com as ações do BCP. 

Não estas a pagar despesas diárias, por manteres as acções?

Pagas-te 7€ na compra e vais pagar outros 7€ quando deres "sinal" para vender...

Não pago qualquer comissão trimestral por gestão de títulos porque em carteira tenho, para já, apenas ações do BCP (e o ActivoBank isenta-me desta comissão tendo somente ações do BCP). Mas sim, estás certo, pago 7,70€ para vender e paguei 7,70€ na compra.

De acordo com as minhas contas, para vender com lucro, isto implicaria que o BCP estivesse a cotar de 0,246€ para cima. Isto, partindo do princípio que manteria apenas 100 ações, algo que não vai acontecer já que vou comprar mais ações do BCP (mas desta vez um pacote jeitoso delas, não o teste de 100 ações que fiz) na próxima semana - vou andar atento e comprar num ponto mais 'baixo'... comprei-as a 0,091€ mas chegaram a estar a 0,089€, se tivesse comprado neste ponto o lucro percentual tinha sido maior.

Claro está que a maior parte do meu dinheiro está de momento num DP a 367 dias que fiz no ActivoBank, até mesmo para diversificar.

Atenção que o meu objetivo não é trading com as ações do BCP... não tenho a disponibilidade horária para o fazer de momento. É mesmo buy & hold, como o Cardoso24 disse e bem. Com a venda da unidade na Grécia, acredito que as ações do BCP vão subir, por exemplo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah, pensei que tinhas fechado o trade, porque disseste:

já que fechei sexta-feira a valorizar 5,55%

Porque escolheste BCP?

Cardoso24, ainda bem que me dizes isso, porque realmente eu nunca olho para essas coisas (ainda não descobri como se mete uma média na janela do volume no best trading pro, para confirmar quebras de linhas de tendência). E tu não te atrevas a dizer que não vem a esses valores... Uma retracção até aí fazia com que a acção bate-se nos 23,6% de Fibonacci... Era um trade de ouro :D

Se o trade corre-se mal, certamente que eu atirava o pc pela janela!

Já agora... Qual é a tua estratégia? Usas algum stop-loss?

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O teu post desformatou-se todo... vou tentar segmentar.

já que fechei sexta-feira a valorizar 5,55%

Tens toda a razão, induz em erro, não tinha pensado nisso...

Porque escolheste BCP?

Escolhi BCP porque penso que o banco está cotado abaixo do que realmente vale, e já penso isto há algum tempo... Numa perspetiva de médio-longo prazo, como disse, acredito que suba. Por outro lado, já estava para investir nas ações do BCP há muito mais tempo, mas só agora tenho capacidade jurídica para o fazer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O teu post desformatou-se todo... vou tentar segmentar.

Tens toda a razão, induz em erro, não tinha pensado nisso...

Escolhi BCP porque penso que o banco está cotado abaixo do que realmente vale, e já penso isto há algum tempo... Numa perspetiva de médio-longo prazo, como disse, acredito que suba. Por outro lado, já estava para investir nas ações do BCP há muito mais tempo, mas só agora tenho capacidade jurídica para o fazer.

ehehe  :P

Quanto à escolha BCP, cuidado! Pode parecer que o BCP já atingiu um valor baixo, mas nada nos garante que não possa ainda descer mais. Actualmente as condições são bastante adversas e o BCP precisa de ter lucro. Se for para arriscar a LP (muito LP) talvez possa compensar. Lembro-me de ter lido vários relatos quando o BCP cotava a 6€/3€/1€/0,50€  and so on...

PS- No entanto percebo a tua ideia, e também "pretendo" fazer algo desse género. Esquecendo-me que as tenho em carteira. Podemos daqui a uns 5 anos, por exemplo, estar a falar de valores 4x superiores aos actuais, mas quem é que não venderia se chegar ao dobro dos actuais :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

MiguLuso, não sei se me colocaste alguma questão (parece-me que sim) visto que o post ficou completamente desformatado. Não te sei dizer como fazes isso na BTP mas podes sempre usar o ProRealTime.

Em relação à JMT significa uma desvalorização de 3,8% para atingir esse valor. Se o PSI20 não quebrar o seu suporte de salvação, não acredito que a JMT venha a esse valor (mas cá estaremos caso isso aconteça). Até porque nos estamos a aproximar da época dos dividendos e "normalmente" costumam levar a acção para cima.

"Se o trade corre-se mal, certamente que eu atirava o pc pela janela"  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só tinha mesmo uma questão... E se o trade te corre-se mal... Colocarias Stop-loss ou deixavas a acção em Buy & Hold?

Realmente é essa a duvida que eu tenho, antes de passar para as acções (só fiz trade em forex ate hoje).

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só tinha mesmo uma questão... E se o trade te corre-se mal... Colocarias Stop-loss ou deixavas a acção em Buy & Hold?

Realmente é essa a duvida que eu tenho, antes de passar para as acções (só fiz trade em forex ate hoje).

Cumps

Colocaria stop loss e aí já depende de quanto estás disposto a "perder". Também tinha de perceber como é que tinha ocorrido a quebra daquele valor, se com muito valor se alguma decisão da UE, etc. Dependendo de algumas notícias até podia deixar para buy&hold uma vez que estamos a falar de uma das melhores acções nacionais (leia-se que melhor segue os aspectos técnicos ;) ).

Eu contrariamente a ti, não me iniciei em forex :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Colocaria stop loss e aí já depende de quanto estás disposto a "perder". Também tinha de perceber como é que tinha ocorrido a quebra daquele valor, se com muito valor se alguma decisão da UE, etc. Dependendo de algumas notícias até podia deixar para buy&hold uma vez que estamos a falar de uma das melhores acções nacionais (leia-se que melhor segue os aspectos técnicos ;) ).

Eu contrariamente a ti, não me iniciei em forex :)

Epa, eu estava inclinado para que, se corresse mal, deixava em Buy and Hold... Mas claro que poderia acontecer a este título como aconteceu ao BCP, à alguns anos... É disso que eu tenho receio :o

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma solução mais conservadora seria um ETF PSI-20.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora vamos lá buscar o tópico à cave, eheh!

Estive na última semana a testar a plataforma Plus500. Sem qualquer análise técnica (apenas verifiquei tendências pelo desvio padrão apresentado e pela "força" das ações) e com alguma, pouca, análise fundamental, estive a comprar ações do BES e de outras empresas portuguesas (Zon Multimédia e Sonae SGPS), conjuntamente com o par de moeda Bitcoin/USD, para lucrar com as variações de mercado (os chamados CFD's sobre ações, penso eu de que).

Comprei-as recorrendo aos 25€ de base que traziam e a alavancagem na aquisição, sempre com muito cuidado para não ir além de um certo limite que considerasse razoável (quando, via alavancagem, ultrapassava mais que X do capital disponível na compra de ações), para verificar até que ponto conseguia fazer crescer o capital a partir de um montante tão pequenino.

Desde logo reparei num pequeno ENORME detalhe que a Plus500 tem - compra-me sempre as ações bem acima do preço a que elas estão, por exemplo, as ações do BES estão a 0,80€ e compra-me a 0,83€, o que me deu cabo de muito lucro que poderia ter tido, e que me faz entrar sempre a perder na compra de activos financeiros... Por outro lado, as margens financeiras são simplesmente elevadíssimas na compra de ações portuguesesas e na Bitcoin, como eu nunca vi noutro broker (que costumam ter margens bem mais reduzidas).

Apesar de tudo isto consegui lucrar, no espaço de 6 dias, 13,90€ só a fazer compras na maior parte do tempo (por apenas 2 vezes foram vendas a descoberto, e daí resultaram lucros mais pequenos), o que dá um lucro de 55,60%. Acabei por perder tudo quando, depois de caírem mais de 10%, comprei cerca de 400 ações do BES... hoje caíram mais 1-2% (esperava correções futuras, embora baixas, o que se veio a confirmar).

Entrou um aviso e a Plus500, arbitrariamente, vendeu-me as cerca de 400 ações que tinha comprado, provocando não só a perda de todo o lucro que tinha aqui como de grande parte do capital de oferta que tive. Fiquei apenas com cerca de 9,3€ dos cerca de 38€ que tinha.

Mesmo assim gostei da experiência e estou certo que, com outras condições de negociação e com mais análise técnica e fundamental, conseguiria fazer crescer o meu capital.

-----

Adiante. Não esperava a correção enorme que o BES levou no dia de ontem... apesar dos prejuízos, e mesmo embora eles tenham desde logo anunciado um plano para redução de custos num valor superior ao dos prejuízos, as ações deles corrigiram ontem como eu raramente tinha visto. Quer dizer, esperava uma correção logo após a apresentação do relatório de contas, que me pareceu que ia ter valores desfavoráveis, mas nunca 11%.

Algum de vocês tinha investido nas ações do BES? Acreditam que elas podem reultrapassar brevemente o patamar dos 0,90€ com o anúncio do plano de reduções de custos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só um aviso, que já tenho repetido aqui. Muito cuidadinho com a Plus500. Enquanto se está a "brincar" com dinheiro de bóus é uma coisa. Quando se está com dinheiro nosso já não mete tanta piada. Tenho conhecimento de situações muito desgradáveis de pessoas que lidaram com essa correctora.

Basta ir ao Caldeirão de Bolsa e mencionar este nome, que recebe logo vários avisos de "scam alert"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto é uma noticia muito má...uma grande queda.  :-X

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não fechou... vai nos 3,07%  :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não fechou... vai nos 3,07%  :o

É bom que caia e bem!  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É bom que caia e bem!  :P

Que tentação comprar BCP, BES e PT... sou ateu, mas dai-me forças senhor, para resistir!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que tentação comprar BCP, BES e PT... sou ateu, mas dai-me forças senhor, para resistir!

Ahah essa está boa :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O pior que se deve fazer é comprar por impulso, a não ser que a tua estratégia esteja bem definida.

PT ninguém sabe o impacto do não pagamento do papel comercial. Se tivermos em conta que 900M é mais de metade da capitalização bolsista (actual), podemos ver que se os 2€ não aguentarem, a PT vai ficar em muito mau estado. (a não ser que já esteja a ser descontada esta notícia).

BES se os 0,60€ não aguentarem, preparem-se para ver o BES a um preço "bonito".

BCP depois do AC nem quero imaginar...

Se amanhã subirem, isso é normal, afinal as quedas já são brutais.  Se todas as notícias à volta destas cotadas não te interessarem, podes investir.

Eu prefiro ficar de fora neste momento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O pior que se deve fazer é comprar por impulso, a não ser que a tua estratégia esteja bem definida.

(...)

Eu prefiro ficar de fora neste momento.

Eu também vou ficar de fora, como já disse por aqui vou investir num fundo de acções PT... mas não será para já no imediato, deixa passar a maré.

Mas a tentação é grande...  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor