mecp

herança

5 publicações neste tópico

boa tarde,

Gostava de saber , o seguinte:

Minha mãe faleceu, qual é a relação na partilha dos bens dela, pois são herdeiros o meu pai e eu (filho unico)

Por alto que eu saiba, a relação de bens do casal ( mãe e pai), são 2 casas e 100.000 euros.

Gostava de saber quanto toca a cada um de nós  desta herença  relativamente aos bens que pertencem só a

minha mãe .

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tens direito a 50% da herança

a herança é metade dos bens ( a outra metade é do teu pai ) - portanto tens direito a 25.000 euros, p.ex., no que diz respeito aos 100.000 euros que dizes existirem

quanto às casas é o mesmo: certidão de óbito / habilitação de herdeiros / registo predial e aí eles colocam em teu nome a tua quota de 25% ( ou seja, 1/4) em cada casa e tu passas a pagar o IMI e quando venderem tens que lá ir assinar - aliás mesmo sem registo o teu pai já não pode vender sem tu assinares

estas são as linhas gerais daquilo que pretendes saber

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

esqueci-me de te dizer que sendo tu filho único a divisão da herança é 50% para o teu pai e 50% para ti - ou seja metade / metade

mas lembra-te que é metade DA METADE pois metade de tudo o que os teus pais têm é bem próprio do teu pai, ou seja não é herança...  há muitos filhos que não se lembram disto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

já agora só mais uma coisa:

tu não podes obrigar o teu pai a vender as casas, nota isso bem - uma, aliás, deve ser a casa dele, a casa de familia e nem sequer o podes colocar na rua como é mais que evidente

a outra suponhamos que é uma casa secundária, de férias - tu ficas lá com o nome, com a quota, mas obrigares o teu pai a vender a casa népias até porque ele tem a maioria do capital ( ficará com 75%)

portanto o único interesse é ter as coisas regulares e legais - além de evitar, mais tarde, multas e de facilitar tudo quando o teu pai falecer

mas também terás que pagar as despesas da casa ( obras, IMI, etc ) na proporção da tua quota, não te esqueças disso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde, Carlos 2008

Obrgº pela informação prestada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead