xgroove

Seguro Capitalizado dos CTT - Sera Uma boa Opçao Actualmente?

23 publicações neste tópico

Boa tarde a todos , como refere o titulo os ctt estao neste momento a comercializar um seguro de vida da fidelidade anunciado em varios balcoes.Nao se se existe ja algum topico em relaçao a isto. deixo aqui o link e peço a vossa opiniao se actualmente face ao mercado sera um bom produto parecido com o bes vida mas com uma taxa um pouco maior. a taxa nao é nada do outro mundo mas acho que sera interessante para quem realmente durante os 8 anos n precisar de mexer em algum pé de meia que tenha de lado. Espero pelas vossas opinioes pois gosto sp de as ler. Cumprimentos

http://www.ctt.pt/fectt/export/download/particulares/ofertanacional/produtosfinanceiros/IPC_Postal_Valor_Crescente.pdf

http://www.ctt.pt/fectt/wcmservlet/ctt/particulares/servicos_financeiros/poupanca/seguros_capital/seguros_capital.html

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha opinião é não me meter em produtos muito longos agora, já que as taxas têm andado bastante baixas.

Muitos economistas afirmam que as taxas de juro andam insustentavelmente baixas, e que mais cedo ou mais tarde vão ter de subir. Numa situação destas quem fez depósitos de longo prazo tem um custo de oportunidade.

Em finais do ano passado fiz um DP de 5 anos no Privat, para aproveitar os 6% anuais. Hoje já não faria o mesmo, já que a taxa não passa dos 4,7%.

As taxas deste produto dos CTT não são más para o período em que estamos. Mas têm um prazo demasiado longo para o meu gosto. Só em períodos de taxas elevadas é que prefiro ir para o longo prazo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o ruicarlov no que respeita às taxas, sendo que certamente haverá uma subida, agora resta saber quando, tendo em conta o estado actual da economia.

Por outro lado, este produto tem a vantagem fiscal na taxa de retenção, caso seja mantido por 8 anos e 1 dia. Claro que esta vantagem existe actualmente e em 8 anos muita coisa muda, pelo que não sei se no final desse periodo se manterá...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com os colegas acima. Pelas minhas contas, o produto rende em média ao ano cerca de 4,50% brutos, 4% líquidos assumindo que a retenção "bonificada" se mantém daqui a 8 anos. Não me parece uma rendibilidade que justifique prender o dinheiro por tanto tempo.

Consta que lá para o final do verão vai sair um novo produto, sucessor dos defuntos certificados de tesouro. Talvez esse tenha remunerações mais interessantes. Aproveitei enquanto pude os 7,10% dos CTs e até agora não me arrependi. 

De qualquer forma, fiquei surpreendido pois pensava que tinham acabado com a taxa de retenção reduzida para investimentos superiores a 8 anos. Nunca percebi porque os bancos não propõem DPs com essa duração (e pagamento de juros no vencimento). Será que estão impedidos de lançar DPs acima dos 5 anos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tou a gostar das varias perspectivas... acentam mais ainda uma minha outra visao ..uma que é ao menos rende o que rende e apenas retem na fonte 11% e outra que é mesmo o dinheiro empatado durante tanto tempo.... mas tb actualmente nao existe nada de especial a curto prazo... talvez o melhor seja mesmo manter a ordem e esperar por melhores opçoes que possam surgir.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Montepio e o BES de vez em quando lançam DP de 8 anos e 1 dia. O último do Montepio acho que foi em Fevereiro deste ano...era um DP mutualista só para associados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

actualmente nao existe nada de especial a curto prazo...

A nível de DPs, tens no PrivatBank 4,20% a 1 ano com possibilidade de reforço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao nível do BES existe o BES vida aforro 5 série, pelo período de 8 anos e 1 dia, também um seguro de capitalização, no entanto a taxa é muito reduzida.

Por outro lado, o PrivatBank não me inspira confiança, nenhuma mesmo...mas isto é apenas a minha humilde opinião.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao nível do BES existe o BES vida aforro 5 série, pelo período de 8 anos e 1 dia, também um seguro de capitalização, no entanto a taxa é muito reduzida.

Por outro lado, o PrivatBank não me inspira confiança, nenhuma mesmo...mas isto é apenas a minha humilde opinião.

ja somos 2...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É justo. E se todos confiassem, eles provavelmente não ofereciam as taxas que oferecem. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com uma rentabilidade liquida 4% ao ano, significa que é um investimento que deverá bater inflação e isso é bem melhor que muitos depositos prazo.

Pessoalmente não vejo condições para as remunerações dos dep. prazo subirem, pelo contrario a tendência será para diminuir. E nem a médio prazo vejo a oferecerem juros acima 6%, porque o periodo que isso ocorreu existia algum panico no mercado primeiro em 2008 com as elevadas taxas dos BCE, e depois 2010-2011 com guerra dos bancos. Em relação ao primeiro motivo a taxa do BCE vai manter-se baixa, e em relação à guerra dos depositos dos bancos as regras de penalização das remunerações dos depositos 3 p.p. acima da euribor para o respectivo periodo acompanhada de uma necessidade de controlar a sua margem financeira.

Pessoalmente considero que este produto dos CTT é uma boa alternativa, pois permite diversificar um pouco portfolio pessoal com um risco muito baixo com uma rentabilidade interessante, sendo que o limite minimo são somente 500 €.

Agora depende de cada um. Já agora parece que Bes vida aforro já vai 6.ªserie:

http://www.bes.pt/sitebes/images/xselling/particulares/seguros_capitalizacao/FichaComercial_BESVidaAforro2012.pdf

Por acaso já tinha feito a minha deste produto meu blog.

http://produtofinanceiro.blogspot.pt/2013/04/postal-valor-crescente.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com uma rentabilidade liquida 4% ao ano, significa que é um investimento que deverá bater inflação e isso é bem melhor que muitos depositos prazo.

Pessoalmente não vejo condições para as remunerações dos dep. prazo subirem, pelo contrario a tendência será para diminuir. E nem a médio prazo vejo a oferecerem juros acima 6%, porque o periodo que isso ocorreu existia algum panico no mercado primeiro em 2008 com as elevadas taxas dos BCE, e depois 2010-2011 com guerra dos bancos. Em relação ao primeiro motivo a taxa do BCE vai manter-se baixa, e em relação à guerra dos depositos dos bancos as regras de penalização das remunerações dos depositos 3 p.p. acima da euribor para o respectivo periodo acompanhada de uma necessidade de controlar a sua margem financeira.

Pessoalmente considero que este produto dos CTT é uma boa alternativa, pois permite diversificar um pouco portfolio pessoal com um risco muito baixo com uma rentabilidade interessante, sendo que o limite minimo são somente 500 €.

Agora depende de cada um. Já agora parece que Bes vida aforro já vai 6.ªserie:

http://www.bes.pt/sitebes/images/xselling/particulares/seguros_capitalizacao/FichaComercial_BESVidaAforro2012.pdf

Por acaso já tinha feito a minha deste produto meu blog.

http://produtofinanceiro.blogspot.pt/2013/04/postal-valor-crescente.html

Obrigado David .. e o que eu ja tinha corrido apos ter visto isto no seu blog apos o ter visto a primeira vez... dp confirmei nos ctt...mas com tanto bloque por ai ..so o seu falava nisso e queria voltar a ler.... thanks  ;)

Ja agora uma questao pertinente que ate foi o User Rui Carlov que levantou por pm a uma questao minha e fiquei curioso... sera que ao falar em 5,5% ao 8 ano...e dp novamente 5,5% ao 8 e 1 dia.... fara um somatorio de 11% no total ? tou a achar mta fruta.. mas o quadro nao é bem explicitio creio eu..... nao era nada mau se assim fosse ... mas creio que nao... é so mesmo englobado os 5,50 %

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado David .. e o que eu ja tinha corrido apos ter visto isto no seu blog apos o ter visto a primeira vez... dp confirmei nos ctt...mas com tanto bloque por ai ..so o seu falava nisso e queria voltar a ler.... thanks  ;)

Ja agora uma questao pertinente que ate foi o User Rui Carlov que levantou por pm a uma questao minha e fiquei curioso... sera que ao falar em 5,5% ao 8 ano...e dp novamente 5,5% ao 8 e 1 dia.... fara um somatorio de 11% no total ? tou a achar mta fruta.. mas o quadro nao é bem explicitio creio eu..... nao era nada mau se assim fosse ... mas creio que nao... é so mesmo englobado os 5,50 %

Isso era giro era, mas não é nada disso, é apenas para diferenciar que a nivel fiscal o IRS é de 22% no 8º ano e de 11% no 8º ano e 1 dia, isto é importante e por vezes passa ao lado, até ao 5º ano o IRS é de 28%, mas se resgatarmos no 5º ano e mais um dia o IRS baixa para 22%, o mesmo se aplica ao 8º ano, que é de 22% mas que passa para 11% no 8º e mais um dia...o que na prática é o mesmo que dizer que é a maturidade do produto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso era giro era, mas não é nada disso, é apenas para diferenciar que a nivel fiscal o IRS é de 22% no 8º ano e de 11% no 8º ano e 1 dia, isto é importante e por vezes passa ao lado, até ao 5º ano o IRS é de 28%, mas se resgatarmos no 5º ano e mais um dia o IRS baixa para 22%, o mesmo se aplica ao 8º ano, que é de 22% mas que passa para 11% no 8º e mais um dia...o que na prática é o mesmo que dizer que é a maturidade do produto...

deixa-me sonhar.... lol ;D bem me parecia que era como dizes..mas obrigado pelo esclarecimento

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando se tem um fundo como o Liquidez no Best sem volatilidade a dar mais de 3% liquidos acho um disparate ir para este tipo de aplicacoes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas esta dá 4,07% líquidos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dá mas a 8 anos e 1 dia, e se precisar do dinheiro antes? dá para resgatar sem perda? e reforçar? não dá, o Liquidez é liquidez imediata, pode-se reforçar quando se quiser, muito mais versátil que estes tipos de produtos, eu prefiro ter o dinheiro disponivel e sem penalizações, e nisso os fundos parece-me muito melhor, principalmente este que falei.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dá mas a 8 anos e 1 dia, e se precisar do dinheiro antes? dá para resgatar sem perda? e reforçar? não dá, o Liquidez é liquidez imediata, pode-se reforçar quando se quiser, muito mais versátil que estes tipos de produtos, eu prefiro ter o dinheiro disponivel e sem penalizações, e nisso os fundos parece-me muito melhor, principalmente este que falei.

Não concordo. É uma aplicação interessante para colocar 1/10 do do nosso capital. Quantas vezes nos últimos 8 anos tivemos DP com taxas superiores? Eu considero uma boa aplicação se colocarmos a quantidade de dinheiro que não precisaremos nos próximos 8 anos.

Tendo em conta o assalto que tivemos no Chipre relativamente aos DP, estes seguros de capitalização são capazes de oferecer mais segurança do que os DP.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nisso concordo, risco de banco é superior a risco de seguradora, mas um fundo nem bancário tem de risco atenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas esta dá 4,07% líquidos.

Assumindo que daqui a 8 anos a taxa de retenção ainda será 11,2%, certo?.

Tendo em conta que ainda há pouco tempo era 8%, não me surpreendia que até lá ainda subisse bastante, eventualmente até se tornasse igual à taxa dos investimentos a curto prazo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu subscrevi o BES Vida 5º serie e não reparei neste que é melhor.

É possível que os 11% subam, mas espero que daqui a 8 anos as coisas já estejam mais calmas.

A médio/longo prazo parece-me uma boa opção, visto não haver certificados do tesouro como havia dantes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assumindo que daqui a 8 anos a taxa de retenção ainda será 11,2%, certo?.

Tendo em conta que ainda há pouco tempo era 8%, não me surpreendia que até lá ainda subisse bastante, eventualmente até se tornasse igual à taxa dos investimentos a curto prazo.

É verdade que não podemos prever o que irá acontecer daqui a 8 anos. Mas mexer nesta taxa de retenção seria "matar" a poupança, pois muitos destes produtos (seguros) são atractivos devido ao benefício da taxa de retenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor