SNora

Reforma

6 publicações neste tópico

Bom dia a todos,

Gostaria de saber se me podem ajudar ou aconselhar na questão da reforma.

O meu pai tem 57 anos e está no fundo de desemprego há um ano. Tem direito a mais dois e depois iria por os papeis para a reforma pois ele já tem 40 anos de descontos de segurança social.

Mas agora com as novas medidas sugeridas pelo governo de passar a idade da reforma para os 67 anos como devemos proceder? Ele deve pedir ja a reforma ou mantem-se no fundo de desemprego?

Obrigada pela atençao.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

interessante questao snora

a minha opiniao é que se na tua area de residencia o teu pai nao espera encontrar emprego... sim, eu avançava para a reforma.

Como isto anda... arranjar emprego é cada vez mais complicado (a nao ser que queiras ser explorado)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim mas vai perder muito nao vai? a questão é se perde mais agora indo para a reforma ou daqui a dois anos que é quanto falta para terminar o fundo de desemprego!

ele ja iria levar uma penalização de 6% reformando-se ao 59 sendo a idade de reforma aos 65 mas agora se passarem para 67... como vai ficar? pior não é?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

concordo contigo... caso aumentem a idade... as penalizaçoes devem subir

mas isto é a minha opiniao

é que aumentarem a idade da reforma vai manter jovens desempregados mais tempo... pelo contrario... se deixarem como está as pensoes aumentam.

pfff sei la.... na minha opiniao nao se deveria aumentar a idade da reforma! Acho injusto termos que trabalhar mais logo ate aos 70 anos....70 anos muitos de nós nao temos capacidades já! enfim... isto é laranja que tem muito sumo para espremer

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

está bem visto essa da laranja...  ;D

o melhor é dizer-lhe para se informar na segurança social... o mais certo é que nao o ajudem... se souberem algo mais que me possa ajudar eu agradeço!

Toda a ajuda é bem-vinda!

Obrigada pela atenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que a antecipação da reforma por desemprego de longa duração só pode ser pedida após esgotado o subsidio de desemprego.

O seu pai respeita os critérios para antecipar, tinha 56 anos (>52 anos) e cerca de 40 anos de descontos (>22 à data do desemprego).

A penalização é de 0,5% por cada mês de antecipação em relação aos 62 anos. Por isso, se for aos 59, antecipa em cerca de 3 anos, 36 meses, sofre uma penalização de cerca de 18%.

Se tiver senha da SS directa pode efectuar uma simulação, prevendo os proximos dois anos pela equivalência do subsidio, e efectar a simulação para a data de fim do desemprego. E fica com uma ideia dos valores.

Em relação ao aumento da idade da reforma que se prevê, creio que não irá mudar as regras deste "regime especial" em que a pessoa já se encontre desempregada e reune as condições para antecipar.

Tal como aconteceu em 2007, alteraram as condições de acesso à antecipação, mas mantiveram as condições para quem já estava desempregado e a receber subsidio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor