Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
agot

rescisão amigável de contracto por cessação do posto de trabalho

3 publicações neste tópico

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda pois não tenho minimamente conhecimentos para a situação em que me encontro actualmente.

Como devo proceder para rescindir amigavelmente com a empresa, os direitos a que tenho direito (monetáriamente falando), valor da indemenização, etc...

Tempo de trabalho na empresa actual há 22 anos. Tempo de desconto para a segurança social 42/43 anos no total. Idade em 2009, 62 anos. Tenho 8 anos (incluindo tempo no Ultramar, 27 meses já reconhecidos pelo governo) de tempo, no ensino básico.

Haverá alguma vantagem (também) em antecipar a reforma ou será melhor o subsidio de desemprego, pois a empresa passará o documento comprovativo da extinção do posto de trabalho.

Muito obrigado por qualquer ajuda que será bem vinda.

Orlando Machado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes consultar a Autoridade para as Condições do Trabalho para saber ao certo o que terias direito (tem o contrato à mão ou leva-o contigo se os fores a um dos seus balcões) : http://www.act.gov.pt/

Em princípio terás direito a um mês de salário por ano de trabalho. Mas, numa rescisão por mútuo acordo as partes podem acordar valores diferentes - até porque nem todas as empresas têm condições de dar dois anos de salário assim de repente.

Quanto à questão da reforma podes consultar o simulador da Segurança Social: http://www2.seg-social.pt (acho que tens que estar registado no site - não encontrei nenhum link directo para o simulador). Em alternativa visitar um dos balcões desta entidade (uma visita à loja do cidadão mais próxima é capaz de permitir resolver tudo de uma vez).