FILIPE75

Preenchimento irs - como declarar valor da indemnização despedimento

6 publicações neste tópico

Boa Tarde,

Gostaria que me ajudassem na seguinte situação:

Eu fui despedido, já no tribunal de trabalho obtive um acordo em que previa receber o valor XX€ liquido. No entanto, o ex-patrão declarou como sendo o valor bruto e não efectuou qualquer retenção de irs. Ora, segundo o CIRS artigo 2º, nº4 preve que só o remanescente do valor resultante da formula( nº de anos x as remunerações nos ultimos 12 meses / 12). Perante esta situação:

- O que devo fazer?

- Como devo preencher a declaração, eu que campo? Declaro só o valor tributável? Pois, tal como ele declarou vou ficar prejudicado.

Desde já grato pela ajuda que possam dispensar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Filipe, está a dizer isso com base na declaração passada pela empresa? ou já tentou usar o pré-preenchimento para ver ao certo que valores sujeitos a irs a empresa declarou?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Filipe, está a dizer isso com base na declaração passada pela empresa? ou já tentou usar o pré-preenchimento para ver ao certo que valores sujeitos a irs a empresa declarou?

é com base na declaração emitida pelo ex-patrão e tambem pela declaração pré-preenchida, e fiz a simulação, verificando que se entregar tal como está vou ser fortemente penalizado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não lhe restam muitas soluções:

- Rectifica os valores e prepara-se para ser chamado a uma análise.

- Contacta a empresa e faz ver a sua razão e eles rectificam o modelo 10.

- Não faz nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não lhe restam muitas soluções:

- Rectifica os valores e prepara-se para ser chamado a uma análise.

- Contacta a empresa e faz ver a sua razão e eles rectificam o modelo 10.

- Não faz nada.

Sim, já enviei uma carta a presuadir a fazer a rectificação do modelo 10, espero que o faça. Caso contrario, farei a correcção e estou a tentar preparar-me para ser chamado, tenho essa consciência. A minha duvida, subssite é no seguinte facto: Devo apenas declarar o excedente da formula que consta do CIRS artigo 2º, nº4 preve que só o remanescente do valor resultante da formula( nº de anos x as remunerações nos ultimos 12 meses / 12), no 401 - trabalho dependente?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, é isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead