nelya

"Caixa seguro Praemium" da Fidelidade Mundial Seguros

11 publicações neste tópico

Boa noite a todos, sou nova aqui no fórum e agradecia a quem me possa ajudar.

Em 2010 subscrevi na caixa geral de depósitos 215.000€ na "Caixa Seguro  Praemium" da fidelidade mundial seguros. É tipo depósitos a prazo sem risco de capital, com taxa de 3,65%. O contrato diz que em 2018 terei como prémio final 280.000€. Se entretanto o resgatar terei o juros até à data.

Entretanto, e porque não está abrangido pelo fundo de  garantia de depósitos estou preocupada. Na caixa geral de depósitos dizem-me que o grupo  Fidelidade é deles e que não há riscos.

O que me aconselham? Nem tenho dormido por causa deste problema. Obrigada e desculpem o texto longo.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que depende da percentagem que esses 215.000€ representam do seu património.

Se representarem grande parte do seu património, então pode pensar em desmobilizar pelo menos uma parte para repartir por depósitos a prazo, obrigações ou outros produtos (tendo sempre em conta que é muito importante diversificar).

Se representarem uma parte residual (se bem que esse valor nunca é residual  :D ), não há motivos para grande preocupação. A Fidelidade Mundial pertence de facto ao grupo da Caixa Geral de Depósitos, e mesmo que fosse um depósito a prazo, o fundo só garantiria 100.000€, pelo que não há assim tanta diferença. Para além disso, se porventura alguém iluminado decidir aplicar impostos sobre os depósitos a prazo, esses 215.000€ estariam a salvo dado que, efetivamente, não estão aplicados num depósito a prazo, mas sim num seguro (não estou certo quanto a isto, mas penso que seria assim).

Além disso, não sendo uma taxa de juro excelente para os padrões atuais, não é de todo uma má taxa, especialmente se tivermos em conta que o imposto a aplicar, devido à duração de 8 anos do produto, é de apenas 11,2%, o que a obrigaria a subscrever produtos de rentabilidade bruta de 4,5% para igualar a rentabilidade desse seguro, o que, convenhamos, não é fácil nesta altura (se considerarmos apenas os produtos de risco muito baixo, como depósitos a prazo).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada pela resposta bigapple. Esta quantia é a maioria do meu património. De facto estou indecisa. Se calhar é melhor resgatar uma parte.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse 11.2% de IRS é um ponto bem interessante. E similar ao produto do BES BesVida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Numa situação similar à do Chipre qual seria a minha situação? Alguém me sabe informar? Agradecia. Continuo preocupada e hoje ouvi rumores de que a situação de Portugal se poderá agravar nas próximas semanas. Alguém mais ouviu isto? Ou será mera especulação? Assim espero,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Numa situação similar à do Chipre qual seria a minha situação? Alguém me sabe informar? Agradecia. Continuo preocupada e hoje ouvi rumores de que a situação de Portugal se poderá agravar nas próximas semanas. Alguém mais ouviu isto? Ou será mera especulação? Assim espero,

Numa situação similar à do Chipre estarias à vontade. Pelo que se sabe, eles só vão buscar dinheiro aos Depositos a prazo superiores a 100.000 Euros. A tua aplicação financeira não é um DP.

Quanto ao agravamento da situação portuguesa acho que é pura especulação. Enquanto Portugal continuar a cumprir com a Troika...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigadav USD, fico mais descansada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas afinal "o caso Chipre" ainda não está bem explicado certo? Taxaram apenas os DP? Já há certezas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar esqueça o chipre que são situações completamente diferentes, e depois acho eu que tem o dinheiro em algo desnecessário, ficar com o dinheiro num local a render 3,7% ao ano é pouco, tem tanta solução e a render mais, tal como obrigações do esfg com cupoes de 6,75%, ob. de portugal, obrigações da portugal telecom ou então fundos de liquidez a dar 4 ou 5% ao ano. Com esse montante consegue tirar um rendimento de  10.000€ por ano sem complicações mas é preciso trabalhar um pouco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é que não tenho conhecimentos sobre estas aplicações. O que são  obrigações do esfg com cupoes de 6,75%?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nelya 1º vá ao google e escreva tipo de obrigações e leia tudo o que conseguir, aprenda o que são obrigações, cupoes, yields, garantidas, não garantida, subordinadas, seniores e depois tenho todo o gosto em falar de obrigaçoes csg e tirar-lhe todas as duvidas se é que está interessada em saber de obrigaçoes, em 5 dias fica com a TEORIA toda, e garanto-lhe que não perde nada em saber alguma coisa mais destas coisas, porque para o seu nivel de dinheiro convem que saiba umas coisas para não ser enganadas nesses produtos que só servem para fazer os objectivos dos balcões e dos gerentes de conta. Qualquer duvida sobre a coisa pergunte aqui no forum

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead