Crow-

Trabalhador dependente e independente em simultâneo

3 publicações neste tópico

Boa noite.

Sou informático e trabalho numa empresa de consultoria há 6 anos.

No meu tempo livre estou a desenvolver alguns web sites como projetos pessoais. Pretendo obter rendimento com esses web sites através de parcerias com empresas e venda de espaço para publicidade.

Para vender algo a uma empresa (todas estrangeiras), terei de passar faturas, pois ninguém me vai pagar sem receber uma fatura. Como este projeto para já é apenas um teste\hobby, pretendo manter o meu emprego porque sempre é seguro. No futuro, se correr bem, posso vir a abandonar o meu emprego e manter-me por conta própria.

A questão é, que soluções tenho para ter a minha segunda atividade legalmente?

Tenho de criar uma empresa?

Posso ter os dois estatutos em simultâneo, dependente e independente?

Que implicações em termos fiscais é que esta situação poderá trazer?

Fico a aguardar a opinião dos entendidos na matéria.

Desde já obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Se não tens nenhuma clausula de exclusividade com a empresa e se o teu negocio não fizer concorrência a ela, não terás problemas legais.

Em relação à necessidade ou não de  criar a empresa, depende muito de quanto vais faturar e do tipo de despesas que fizeres...

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

vais ás finanças a abres a atividade

apesar de já haver cruzamento de dados, pelo sim pelo não vai á seg. social e pede a isenção de contribuições como trab. independente uma vez que já fazes os descontos pelo outro lado

se não quiseres passar recibos verdes, arranja um daqueles programas de facturação gratis que andam por ai para passares as facturas.

se vieres a facturar mais de 10.000€ terás que passar a cobrar IVA e fazer a respectiva declaração periódica de IVA e passares a fazer retenção na fonte

quando fizeres o IRS tens tb que fazer o anexo B

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead