Beatriz

INICIO DE ACTIVIDADE / REFORMADA

3 publicações neste tópico

Uma senhora com 72 anos e reformada vende, apenas ao sábado, alguns produtos agrícolas que produz. Sei que  a partir de agora tem de iniciar actividade e facturar esses produtos, até aqui tudo bem. Agora as duvidas dessa senhora:

O facto de iniciar actividade, tem alguma implicação na reforma que recebe?

Ela facturará em media +/-150€ por mês. Tem de fazer descontos para a Segurança Social?

Depois de declarar inicio de actividade tem de fazer algum registo no registo comercial?

Já fui às finanças fazer estas perguntas e por incrível que pareça, a menina que me atendeu, apenas me soube informar que a senhora era obrigada a ter NIB bancário, em relação ao resto as respostas foram " Não Sei" Não faço a menor ideia"

Ficaria muito grata se alguém me puder ajudar neste sentido.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

conheço casos de pessoas que tinham atividade aberta, chegaram á idade de reforma, reformaram-se, deixaram de fazer descontos para a seg. social e continuam com a sua atividade aberta, por isso, parece-me que essa senhora pode fazer o mesmo.

quanto ao registo comercial só se fosse abrir uma empresa, acho que basta ir ás finanças e abrir a atividade como trabalhadora independente e por esse volume de faturação pode pedir a isenção de IVA

a parte chata é que no IRS terá que passar a fazer o anexo B

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada Paulo.

Eu hoje fui novamente às finanças e desta vez fui muito bem atendida e responderam-me a todas as duvidas.

E sim, é exatamente como dizes. Mais uma vez obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor