Visitante IRS

IRS 2012 | Dúvida..

6 publicações neste tópico

Oi! Boa noite!

Tenho uma dúvida.. Ou varias..  :P

A minha companheira encontra-se desempregada a receber o prolongamento do subsidio de desemprego, tem despesas de saúde na ordem dos 1600 euros, temos uma casa em comum da qual pagamos o malfadado empréstimo ao banco, eu trabalho mas no entanto na empresa para efeitos legais sou solteiro, ainda para efeitos legais nas finanças vivemos em união de facto (mesma morada fiscal a mais de dois anos, etc.)  e pelo que já li e pesquisei no forum e na web (corrijam-me se estiver errado) como não tem rendimentos sujeitos a IRS não compensa entregar a declaração individualmente.. Logo..

1. Compensa entregar a declaração de IRS em conjunto para irmos buscar mais uns "trocos", tendo em consideração o acima descrito?

2. Tendo em consideração a hipotética hipótese que realmente existe cruzamento de dados entre as finanças e a segurança social haverá a hipótese de ela perder/alterarem o subsidio já que declarou que não tinha rendimentos e era solteira? Pergunto isto porque a haver cruzamento de dados decerto saberiam que tem uma casa em conjunto comigo.. A morada fiscal é a mesma, a casa esta em nome de ambos tal como o empréstimo, só ate a data não entregamos a declaração de IRS em conjunto.. Mas estamos em Portugal, tudo é possível..

3. Tendo em consideração a nossa situação (eu trabalho, ela desempregada) nos actuais escalões de IRS compensa declaramos a união de facto para efeitos fiscais? Passo a descontar menos em base de IRS todos os meses?

4. Por fim.. Quais os reais benefícios da união de facto neste caso concreto?

Desculpem tanta pergunta.. Mas cada caso é um caso.

Obrigado pela atenção.  ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Em regra compensa sempre entregar declaração de IRS em conjunto quando um dos elementos do casal ganha mais que o outro, dado que se aplica o quoficiete de casal, ie divide-se por dois.

2. Em princípio diria que não. Uma coisa não está dependente da outra. Salvo se o subsídio de desemprego for o subsídio social de sobrevivência.

3. Pode ser.

4. Ver resposta 1.

Cumps.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se não existiu qualquer rendimento em 2012 é necessário fazer IRS, visto que a declaração on line não dá para submeter a zeros?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se não existiu qualquer rendimento em 2012 é necessário fazer IRS, visto que a declaração on line não dá para submeter a zeros?

Se não há rendimentos não é necessário preencher declaração de irs..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, a propósito deste topico, e para não abrir outro, gostaria de colocar uma questão relativa ao preenchimento do IRS. Casei em 2012 e sou titular unico de rendimentos categoria B visto que a minha mulher está ainda a estudar. Poderei deduzir o valor das propinas dela na declaração de IRS? Devo também colocar o nº de contribuinte dela no quadro 3 como Sujeito passivo B?

Grato pela atençao

Rodrigo Matos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, a propósito deste topico, e para não abrir outro, gostaria de colocar uma questão relativa ao preenchimento do IRS. Casei em 2012 e sou titular unico de rendimentos categoria B visto que a minha mulher está ainda a estudar. Poderei deduzir o valor das propinas dela na declaração de IRS? Devo também colocar o nº de contribuinte dela no quadro 3 como Sujeito passivo B?

Grato pela atençao

Rodrigo Matos

Sim, deve colocá-la como sujeito passivo B.

E pode colocar todas as despesas aceites em irs (saúde, educação, ...) efectudas por ela desde que devidamente comprovadas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor