Visitante francisko

amortizaçao parcial CH

10 publicações neste tópico

Muito boa noite,

tenho uma duvida que gostaria que alguém me esclarecesse se possivel...

Contactei o meu banco no sentido de fazer uma mortização parcial ao meu crédito habitação e expliquei que desejava que a mesma fosse efectuada ao prazo do empréstimo e não á prestação mensal.

Para meu espanto, o banco respondeu-me que tal não era possivel pois para isso era necessário alterar a escritura, porque ficou definido um prazo que não é alterável.

Esta atitude por parte do banco parece-me um pouco abusiva, mas venho pedir a opinião de alguém que perceba mais do que eu acerca do assunto.

Muito obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se ficou escriturado e você assinou, não sei porque pode ser abusivo, temos todos que nos habituar a ler as letras pequenas do que costumamos assinar

claro que diminuir o prazo ira ter um reflexo automático nos juros que o banco iria a receber, prazo menor, juros menores

por outro lado, prefiro a opção de diminuir a mensalidade, se hoje pagava 100 ao banco, iria passar a pagar 80 ao banco e iam 20 para uma conta poupança e com esta diferença iria aumentar a minha capacidade de amortização do emprestimo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual é o seu spread?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ora bem...

uma escritura não tem letras pequenas e o contrato que fiz com o banco é um contrato perfeitamente normal, igual a tantos milhares de outros.

Tem uma cláusula que refere a duração do contrato, que no meu caso são 12 anos, e tem uma cláusula da contrapartida a pagar ao banco em caso de amortização antecipada (0.5% do valor amortizado).

Já tive outro empréstimo noutro banco exactamente com as mesmas cláusulas, amortizei por 3 vezes no prazo e sem problemas.

Tenho várias pessoas conhecidas com as mesmas cláusulas e referem que nunca tiveram problemas.

Parece-me portanto que:

- ou até agora os bancos eram demasiadamente permissivos e o cliente amortizava no prazo ou na prestação, e não implicavam com a cláusula da duração;

- ou agora estão a ser abusivos...

Porque com exactamente o mesmo contrato, têm mecanismos de actuação diferentes...

Já agora, tenho um spread de 3%

Obrigado de qualquer forma

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com o spread de 3% compensa amortizar a si mas não compensa ao banco, era essa a minha questão!

Em relação ao resto quando faz amortização o que acontece é a diminuição da prestação para diminuir o prazo o banco tem de aceitar e tem de ser feita uma adenda ao contrato, este é o procedimento normal!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ok

obrigado pelo esclarecimento.

cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

que devo fazer para contrair um emprestimo pessoal de 5 mil euros? e qual a melhor forma de pagamento.

atentamente

ANA SILVA

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende de muita coisa Ana! A começar pela sua taxa de esforço(Prestações/Vencimentos líquidos).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Liquidar um empréstimo habitação, qual a taxa máxima que o banco(CGD) pode cobrar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se for como no crédito pessoal é 0,5% se for taxa fixa e 0,2% se for taxa variável

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead