Visitante ceffar

IRS 2012 união de facto

20 publicações neste tópico

Boa tarde,

Gostaria de tirar uma dúvida relativamente à declaração IRS união de facto.

Desde março de 2010 até fevereiro de 2013 que tive a mesma morada fiscal que a companheira. Sendo que, tivemos mais de 2 anos com a mesma morada fiscal, requisito necessário para apresentar a declaração em conjunto; a pergunta é: será possível realizar essa declaração - 2012 - em conjunto mesmo com a morada fiscal alterada em fevereiro deste ano e que para o próximo ano essa declaração conjunta seja interrompida?

A minha dúvida principal é mais com a 2ª parte da questão que se encontra a vermelho.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Gostaria de tirar uma dúvida relativamente à declaração IRS união de facto.

Desde março de 2010 até fevereiro de 2013 que tive a mesma morada fiscal que a companheira. Sendo que, tivemos mais de 2 anos com a mesma morada fiscal, requisito necessário para apresentar a declaração em conjunto; a pergunta é: será possível realizar essa declaração - 2012 - em conjunto mesmo com a morada fiscal alterada em fevereiro deste ano e que para o próximo ano essa declaração conjunta seja interrompida?

A minha dúvida principal é mais com a 2ª parte da questão que se encontra a vermelho.

Sim porque o que conta é a situação em 31-12-2012,apesar de,sendo união de facto,poderem apresentar a declaração em conjunto ou em separado. Para o ano já tem que ser em separado,visto não terem a mesma morada fiscal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok. Obrigado pela informação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos,

gostaria, por favor, que me esclarecessem uma dúvida também sobre a entrega do irs em situação de união de facto:

eu faço o descontos mensais no trabalho como pessoa solteira, mas este ano tenho vantagem em entregar o irs em conjunto como meu namorado (já temos a mesma morada fiscal há mais de 2 anos).

A minha pergunta: posso entregar o irs em conjunto (pela 1ª vez) mesmo fazendo os descontos mensais como solteira?

Obrigada desde já pela disponibilidade

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos,

gostaria, por favor, que me esclarecessem uma dúvida também sobre a entrega do irs em situação de união de facto:

eu faço o descontos mensais no trabalho como pessoa solteira, mas este ano tenho vantagem em entregar o irs em conjunto como meu namorado (já temos a mesma morada fiscal há mais de 2 anos).

A minha pergunta: posso entregar o irs em conjunto (pela 1ª vez) mesmo fazendo os descontos mensais como solteira?

Obrigada desde já pela disponibilidade

Sim, se tiverem a mesma morada fiscal há mais de 2 anos já podem fazer o irs em conjunto como união de facto,mesmo descontando para o irs como não casado  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada pelo rápido esclarecimento!

Um bem-haja  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

temos uma filha desde maio 2012 mas vivemos em união de facto desde Janeiro 2013. Partilhamos todas as despesas relativas à dependente, mas sem qualquer decisão judicial. Podemos os 2 declarar as despesas da dependente?

Obrigado pela ajuda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

temos uma filha desde maio 2012 mas vivemos em união de facto desde Janeiro 2013. Partilhamos todas as despesas relativas à dependente, mas sem qualquer decisão judicial. Podemos os 2 declarar as despesas da dependente?

Obrigado pela ajuda

Só um de vocês pode,pois ainda terão de apresentar a declaração em separado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas!

Aproveito este tópico e se me permitem agradecia os V/ comentários:

Vivo em união de facto com morada fiscal comum há mais de 3 anos. Nunca fiz IRS em conjunto com a pessoa com quem vivo, mas como ela em 2012 continuou desempregada, tem rendimentos nulos. Temos uma filha.

1) este ano devo equacionar a possibilidade de fazermos o IRS em conjunto, dado sermos 3 pessoas com um só rendimento ( o meu) ?

2) as despesas dele, podem entrar, apesar de não ter rendimentos?

3) no futuro posso voltar a fazer a declaração sem ele?

Muito Obrigada

Ana Ricardo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só um de vocês pode,pois ainda terão de apresentar a declaração em separado.

Obrigado ClaudioOPA,

mas então a questão da "guarda conjunta" não se aplica a pessoas solteiras (nem a pessoas em união de facto à menos de 2 anos que é basicamente o mesmo para o fisco), correcto??

Obrigado, bem haja

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BOA TARDE..TENHO EM DUVIDA O ASSUNTO DE UNIAO DE FACTO..SOU BRASILEIRA,E TENHO UM RELACIONAMENTO COM UMA PORTUGUESA E MORAMOS JUNTAS NA MESMA CASA A QUASE 3 ANOS..EU ESTOU DESEMPREGADA E ELA NAO..ESTE ANO RESOLVEMOS FAZER O IRS JUNTAS..O QUE PRECISAMOS FAZER?  OBRIGADA..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho a mesma morada fiscal desde 2010, a partir de que ano posso apresentar o IRS em união de fato?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado ClaudioOPA,

mas então a questão da "guarda conjunta" não se aplica a pessoas solteiras (nem a pessoas em união de facto à menos de 2 anos que é basicamente o mesmo para o fisco), correcto??

Obrigado, bem haja

Correcto

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas!

Aproveito este tópico e se me permitem agradecia os V/ comentários:

Vivo em união de facto com morada fiscal comum há mais de 3 anos. Nunca fiz IRS em conjunto com a pessoa com quem vivo, mas como ela em 2012 continuou desempregada, tem rendimentos nulos. Temos uma filha.

1) este ano devo equacionar a possibilidade de fazermos o IRS em conjunto, dado sermos 3 pessoas com um só rendimento ( o meu) ?

2) as despesas dele, podem entrar, apesar de não ter rendimentos?

3) no futuro posso voltar a fazer a declaração sem ele?

Muito Obrigada

Ana Ricardo

1) Sim poderá ter benefícios ao invés de apresentar a declaração sozinha,visto que se aplica o quociente conjugal e diminui o imposto a pagar (ou aumenta o valor a receber)

2) sim,qualquer um dos 3 pode,desde que tenha o nif nas facturas

3) pode

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho a mesma morada fiscal desde 2010, a partir de que ano posso apresentar o IRS em união de fato?

2012 (a partir de 2 anos de ter a mesma morada fiscal)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

No meu caso, nós temosa mesma morada fiscal desde Março de  2011. A partir de que ano posso apresentar o IRS em união de fato? Já posso apresentar o IRS 2012 em união de fato?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

No meu caso, nós temosa mesma morada fiscal desde Março de  2011. A partir de que ano posso apresentar o IRS em união de fato? Já posso apresentar o IRS 2012 em união de fato?

Março 2011 - Março 2013, ou seja, só em 2015 (para rendimentos de 2014)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite!

Vivo em uniao de facto, no entanto entrego sempre declaração em separado. Este ano temos a cargo um dependente, devemos (eu e o pai) assinalar na declaração um dependente e apenas um colocar despesas do mesmo? os dois podem colocar despesas? apenas um assinala e coloca despesas? ha uma opçao que fala em dependentes em guarda conjunta...

Obrigada!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom dia ,

Tenho uma duvida , o meu companheiro andou durante o ano de 2012 a fazer retenção na fonte como 2 titulares e 1 dependente, poderá agora entregar a declaração de irs como solteiro ou teremos de entregar os dois em união de facto.

obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem entrega o IRS em união de facto tem de ter uma conta conjunta para receber o reembolso ? Obrigado !

Sent from my iPhone using Tapatalk

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor