fontesr

Trabalhador no estrangeiro e IRS em Portugal

1 publicação neste tópico

Há perto de 4 anos que vivo no Congo-Brazzaville onde trabalho para uma organização internacional e apenas vou a Portugal de férias. Até há dois anos entreguei declaração de IRS em PT porque mantive actividade como trabalhador independente, fazendo descontos para Segurança Social. Como já não estava a ter rendimentos, decidi entretanto encerrar a actividade e declarei-me não residente.

Este ano surgiu-me a oportunidade de comprar um apartamento a um preço bastante apetecível e estou a considerar adquirir a minha primeira habitação, que será considerada como HPP, apesar de só a usar quando venho de férias a Portugal.

Se de facto optar pela compra do imóvel, será que posso pedir isenção de IMI? Sei que tenho de mudar o domicílio fiscal, mas isso não resultará em voltar a ser considerado residente em PT? No ano passado já não entreguei declaração de IRS, mas se voltar a ser considerado residente em PT, apesar de não ter rendimentos, serei obrigado a entregar declaração de IRS, indicando também os rendimentos obtidos no estrangeiro?

Não me importo de começar logo a pagar IMI se for necessário para continuar a ser não residente, o que gostaria de saber era se sendo residente mas não tendo rendimentos em PT e estando isento de IMI seria obrigado a entregar declaração de IRS.

Muito obrigado desde já pelos esclarecimentos que me possam dar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead