Visitante Headkem_PT

Preenchimnto irs 2012- como fazer?

7 publicações neste tópico

Boa noite,

Queria saber como preencho a minha declaração de Irs deste ano. O ano passado estive a recibos verdes ate agosto e depois passei a contrato na mesma empresa. Ou seja tenho que apresentar os papeis da categoria A ( este mês) e os papeis da categoria B ( em Maio), mesmo o ano anterior ter colocado os papeis desta como categoria A, certo?

Em relação ao anexo H, quando tenho que entregar? Com os papeis da categoria A ou a B?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu nao sei onde foste ler sobre fazer a categoria A...

eu nao me parece que tenhas que fazer essa categoria

Fazes a B no proximo mês assim como eu irei fazer pela net ;)

"Por defeito, os titulares dos rendimentos da categoria B de IRS estão enquadrados no regime simplificado de tributação se o rendimento anual líquido desta categoria não ultrapassar €150.000 e se não optarem pelo regime da contabilidade organizada."

É uma questao de veres que vantagem tens tu em fazer o A?

"Opção pela tributação de acordo com as regras da categoria A quando o sujeito passivo preste serviços a uma única entidade

Quando o titular de rendimentos da categoria B de IRS preste serviços a uma única entidade, a lei prevê, através do art.º 28º nº8 do CIRS, a opção pela tributação de acordo com as regras estabelecidas para a categoria A, tendo no entanto de manter essa opção por um período de três anos (assumindo que durante esse período não presta serviços a mais do que uma entidade).

Esta norma limita o tratamento desfavorável daqueles titulares de rendimentos que designamos por "falsos recibos verdes", ou seja, aqueles sujeitos passivos que não tendo formalmente um contrato de trabalho prestam serviços da mesma forma que os restantes trabalhadores dependentes a uma única entidade. Além de outras desvantagens de natureza laboral e social, estes profissionais estariam, na ausência de tal preceito legal, sujeitos a uma incidência fiscal agravada, na maioria dos casos.

Assim, estes profissionais deverão comparar a dedução específica dos rendimentos da categoria A a que têm direito (ver o nosso artigo sobre esse assunto) com o valor de 30% do total dos serviços prestados (valor que resulta da aplicação do coeficiente de 0,70 ao valor dos serviços prestados) e decidir pela tributação mais favorável."

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Continuo a dizer que mais vale pagar um valor residual para nos fazerem as declarações certas do que se inventar e depois vir multas pesas das finanças, mas ha pessoas que continuam a querer inventar, eu como não percebo nada de mecânica vou ao mecânico...lol ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiquei sem perceber..

Vou tentar explicar melhor.. Estive ate Agosto como falso recibo verde numa empresa. Desde Setembro que fiquei a contrato na mesma empresa. Que modelos tenho que preencher e quando, visto estar abrangido pela Cat B (trabalhador independente) ate Agosto e de Setembro a Dezembro como Cat A (trabalho dependente).terei que preencher os 2 modelos, certo? e o anexo H, quando entrego?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiquei sem perceber..

Vou tentar explicar melhor.. Estive ate Agosto como falso recibo verde numa empresa. Desde Setembro que fiquei a contrato na mesma empresa. Que modelos tenho que preencher e quando, visto estar abrangido pela Cat B (trabalhador independente) ate Agosto e de Setembro a Dezembro como Cat A (trabalho dependente).terei que preencher os 2 modelos, certo? e o anexo H, quando entrego?

Entrega em maio via net, todos os modelos, a declaração de IRS é apenas uma, tem é vários anexos, mas são todos entregues em conjunto, de salientar que este ano os trabalhadores idependentes que tiveram rendimentos no ano de 2012 terão de entregar outro anexo em conjunto para a segurança social com o valor da actividade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

david outro anexo? ohhh la...essa nao sabia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

david outro anexo? ohhh la...essa nao sabia

Valor da actividade master, o ano passado os trabalhadores independentes fizeram em Fevereiro no site da Seg social, este ano essa obrigatoriendade passou para Maio junto ao IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead