toojoo

Que crédito amortizar?

6 publicações neste tópico

Olá a todos,

Preciso de um conselho para poder tomar uma decisão.

Tenho dois créditos habitação no mesmo valor:

Empréstimo 1:

Referência Euribor 6 meses                                                                0,00%

Spread                                                                                            1,300%

Taxa Anual Nominal (TAN)                                                                  4,5%

Empréstimo 2:

Detalhe do Empréstimo (próximos 6 Meses)

Referência Euribor 6 meses                                                                0,360%

Spread                                                                                                1,6%

Taxa Anual Nominal (TAN)                                                                  1,960%

O empréstimo1 tem uma taxa fixa a 7 anos (faltam 5 para acabar) o que na altura me pareceu uma boa opção mas, como se sabe, não se veio a verificar. O empréstimo2  está indexado à euribor mas tem um spread mais alto.

Pretendia amortizar um destes empréstimos, mas estou com dúvidas. O que me parece melhor será amortizar o de taxa fixa dado que a TAN é muito mais alta, certo?

Alguém me pode esclarecer?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Preciso de um conselho para poder tomar uma decisão.

Tenho dois créditos habitação no mesmo valor:

Empréstimo 1:

Referência Euribor 6 meses                                                                0,00%

Spread                                                                                            1,300%

Taxa Anual Nominal (TAN)                                                                  4,5%

Empréstimo 2:

Detalhe do Empréstimo (próximos 6 Meses)

Referência Euribor 6 meses                                                                0,360%

Spread                                                                                                1,6%

Taxa Anual Nominal (TAN)                                                                  1,960%

O empréstimo1 tem uma taxa fixa a 7 anos (faltam 5 para acabar) o que na altura me pareceu uma boa opção mas, como se sabe, não se veio a verificar. O empréstimo2  está indexado à euribor mas tem um spread mais alto.

Pretendia amortizar um destes empréstimos, mas estou com dúvidas. O que me parece melhor será amortizar o de taxa fixa dado que a TAN é muito mais alta, certo?

Alguém me pode esclarecer?

Claro que sim. ;)

Suponha uma subida de +2% na Euribor - que não deve acontecer no médio prazo, mas que nos próximos anos acho francamente provável. O seu empréstimo de taxa fixa ficava nos mesmo 4,5%, enquanto que o de taxa variável ficava nos 3,96% (0,36+2+1,6), ainda abaixo do de taxa fixa. Compensa-lhe amortizar o empréstimo à taxa fixa.

Por outro lado, repare no montante total que ainda tem de pagar dos dois empréstimos. Se o montante do empréstimo 2 for muito superior ao do montante 1, vale a pena amortizar o montante 2, e deixar o montante 1. Reduz o montante em dívida e acaba com um empréstimo "inseguro" por assim dizer.

Em suma: se tiver mais por pagar do empréstimo à taxa fixa que do variável, escolha o de taxa fixa. Se tiver o mesmo a pagar dos dois empréstimos, escolha à mesma o de taxa fixa. Caso o variável tenha bastante mais a pagar que o de taxa fixa, escolha o de taxa variável.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma opinião diferente: independentemente dos valores em dívida, amortizar o que tiver a TAEG mais elevada. Claro que se pode conjecturar como estarão as taxas daqui a X anos, mas sinceramente, e com tanta diferença de taxa entre os dois empréstimos, o montante que poupa em juros por amortizar o primeiro empréstimo irá certamente compensar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado, Tiago e Pedro

Os empréstimos são do mesmo valor, logo essa questão nem se põe.

Era o que me parecia mais óbvio, mas estava com receio de me estar a escapar algo ;-)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existe uma nova variável para a qual o banco me alertou:

O empréstimo1 é referente a um crédito habitação para habitação permanente e o empréstimo2 para habitação secundária. Ou seja, passo a  deixar de deduzir os juros no IRS. Ainda assim, penso que continua a compensar. O que acham?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho um empréstimo pessoal com uma taxa de 10% mais 0,205 euribor, vejo que só de vez em quando é que há pequenas alterações na prestação, de há uns meses para cá pago sempre o mesmo valor, será taxa fixa? se amortizar, a prestação desce ou fica sempre no mesmo valor? obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead