jmnp

Dúvida sobre poupanças

8 publicações neste tópico

Bom dia a todos,

Esta é a minha primeira mensagem neste fórum que tenho vindo a acompanhar há uns meses. Queria apenas colocar uma pergunta relativamente a uma dúvida que eu tenho. É o seguinte. Tenho actualmente uma conta no ActivoBank, que abri no ano passado, na altura também abri uma conta poupança start com 10 mil euros, que rendeu cerca 340 euros em março, um depósito a prazo no mesmo banco, que tem cerca de 11 mil euros e que vai terminar agora em Abril. O que estava no Poupança Start, coloquei numa poupança do Activo Bank (Depósito a Prazo de 1 ano, com reforço e renovação possíveis). Relativamente ao valor que vou liquidar em Abril, pergunto-me se é mais pertinente juntar tudo e reforçar a conta poupança existente, ou então abrir uma conta poupança noutro banco, por exemplo no PrivatBank que me parece oferecer melhores juros nos DP a um ano. Também não sei até que ponto é recomendável ter TODAS as poupanças num único banco.

Agora, tendo visto o site do Privat, não consegui perceber muito bem se cada transferência da minha conta normal (Activo) para as poupanças do Privat (reforços mensais) vai ter um custo, o que neste caso não compensa muito. A minha questão poderá parecer algo ingénua, mas nunca tive duas contas em bancos diferentes, daí não me sentir muito confortável.

(Não pretendo neste momento olhar para outros produtos, estou num momento em que só pretendo segurança e capital garantido, e de facto não tenho muito tempo para explorar o universo dos investimentos. Mais tarde talvez.)

O que fariam no meu caso? Agradeço-lhes imenso as vossas respostas, e fico ao dispor para esclarecer a pergunta, caso esteja a ser confuso.

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá jmnp,

Bem vindo.

Se fosse eu escolheria outro banco. Mais importante que a taxa de juro é a deversificação para protegermos o que já temos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No seu caso 2 soluções, 1 mais conservadora é colocar o dinheiro num fundo de tesouraria ou liquidez que deve dar-lhe 4 a 5 % ao ano e tem o dinheiro sempre disponivel qd quer e todos os dias ganha algum ou então comp+rar uma obrigacão a dar-lhe 8 ou 9 % que seja duma empresa grande e estável, estilo 3w ou algo parecido, para o montante que fala não deve ter problema nenhum em comprar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para responder à sua pergunta: Não, não paga taxa nenhuma por passar o dinheiro do Activo para o Privat. A única taxa que existe é se no futuro quiser tirar o dinheiro do Privat, onde aí paga 30 cêntimos por transferência. Isso quer dizer que não há desvantagem nenhuma em reforçar mensalmente poupanças no Privat. Agora não recomendo o inverso: passar poupanças mensalmente do Privat para outro bano. Neste caso convém ser tudo de uma vez.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas vossas respostas, fiquei esclarecido. Vou guardar a ideia dos fundos de tesouraria para mais tarde, por enquanto vou à procura de DP (Privat, Banco Invest que também me pareceu ter bons DP.)

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas vossas respostas, fiquei esclarecido. Vou guardar a ideia dos fundos de tesouraria para mais tarde, por enquanto vou à procura de DP (Privat, Banco Invest que também me pareceu ter bons DP.)

Cumprimentos

Quanto mais tarde se decide ir para fundos (neste caso tesouraria) mais tempo se perde a oportunidade de poder rentabilizar o dinheiro :) :)

Quando se conhece apena um caminho é sempre por esse caminho que vamos, mesmo tendo outros ao lado que nos fazem chegar ao destino mais cedo, o desafio aqui é sair da rotina e experimentar...hoje estou para filósofo :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora aqui está um excelente reparo, que às vezes uma pessoa precisa de ouvir ou ler  ;) : aceito o desafio de ao-menos-examinar-os-outros-caminhos.

Bem, tenho 11 mil euros no DP do Activo Bank que só renderá no próximo ano (2014), e mais 13 mil euros noutro DP do Activo, que vão render dentro de 2 ou 3 semanas (anteriormente enganei-me nos valores, creio). O meu capital resume-se a isto, não tenho mais nada. Vou ter portanto 13 mil para aplicar: supondo (apenas supondo, por enquanto) que queira experimentar um fundo de tesouraria, é aconselhável pôr os 13 mil? Ou não será melhor pôr apenas uma percentagem destes 13 mil, e os restantes num DP, por exemplo? Tenho um perfil mais defensivo, não quero arriscar em demasia.

Agradeço desde já os esclarecimentos. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora aqui está um excelente reparo, que às vezes uma pessoa precisa de ouvir ou ler  ;) : aceito o desafio de ao-menos-examinar-os-outros-caminhos.

Bem, tenho 11 mil euros no DP do Activo Bank que só renderá no próximo ano (2014), e mais 13 mil euros noutro DP do Activo, que vão render dentro de 2 ou 3 semanas (anteriormente enganei-me nos valores, creio). O meu capital resume-se a isto, não tenho mais nada. Vou ter portanto 13 mil para aplicar: supondo (apenas supondo, por enquanto) que queira experimentar um fundo de tesouraria, é aconselhável pôr os 13 mil? Ou não será melhor pôr apenas uma percentagem destes 13 mil, e os restantes num DP, por exemplo? Tenho um perfil mais defensivo, não quero arriscar em demasia.

Agradeço desde já os esclarecimentos. :)

Tens o nosso tópico de fundos para explorar durante essas 2 semanas :) vais perceber que não se deve colocar todos os ovos no mesmo cesto (isto aplica-se a tudo na minha perspectiva, mesmo nos depósitos) não querendo com isto dizer que não coloques tudo em fundos, o que quero salientar é que podes colocar tudo em fundos sim mas de preferencia diversificando...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead