Visitante JFM

Investir num apartamento

11 publicações neste tópico

Bom dia!Aproveitando o celeuma criado à volta dos depósitos no Chipre, aproveito para colocar uma questão. No seguimento de todo este processo, recebi a sugestão de tirar o dinheiro que tenho no banco e investir num apartamento.No meu caso:- tenho pouco mais de €100.000 no banco (a prazo e à ordem);

- com o dinheiro que tenho a prazo consigo comprar um apartamento que me encha as medidas e é provável que fiquem uns €5.000/€10.000 de lado;- tenho um apartamento pequeno (do qual quero sair), para o qual pago menos de €140 por mês de CH.Acham que vale a pena retirar grande parte do dinheiro do banco e "transformá-lo" num apartamento? Será um bom investimento para um futuro próximo?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A decisão de comprar um apartamento para habitar é muito pessoal. Como diz que quer sair de onde está pode perfeitamente com o dinheiro que tem comprar algo mais confortável, agradável, maior,etc. Numa perspectiva de investimento não aconselho até porque não vai conseguir vender o que tem por um bom preço. De qualquer forma não posso deixar de dizer que ter 100K em depósitos a prazo/ordem é um verdadeiro desperdício. Dê uma vista de olhos por todo o blog que encontra diversas formas de rentabilizar o seu dinheiro independentemente do seu perfil de investidor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o ticket1977, e para mais vai-se descapitalizar assim em 100 000€? acho bastante arriscado, e se tem algum receio do que está acontecer no Chipre venha acontecer cá existe outros tipos de aplicações sem ser depósitos, onde pode rentabilizar de alguma forma melhor que os depósitos a prazo para alêm de ser muito mais dificil de alguêm (Estado) vir a deitar-lhe a mão :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Eu e a minha namorada, estamos com um dilema semelhante

- Possuímos 100 mil euros em depósitos a prazo

- Ponderamos comprar casa até uns 140 mil

- Pagamos quase 600 de renda.

Ter dinheiro no banco não dá muita confiança e ao menos ficaríamos com uma casa nossa ao invés de andar a pagar a terceiros. Não lhe chamaria investimento, porque a ideia não é ganhar dinheiro mas sim trocar dinheiro por um imóvel ;)

Opiniões são bem-vindas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Eu e a minha namorada, estamos com um dilema semelhante

- Possuímos 100 mil euros em depósitos a prazo

- Ponderamos comprar casa até uns 140 mil

- Pagamos quase 600 de renda.

Ter dinheiro no banco não dá muita confiança e ao menos ficaríamos com uma casa nossa ao invés de andar a pagar a terceiros. Não lhe chamaria investimento, porque a ideia não é ganhar dinheiro mas sim trocar dinheiro por um imóvel ;)

Opiniões são bem-vindas.

É uma decisão muito pessoal, eu não o faria por exemplo, e concordo contigo quando dizes que não dá muita confiança em ter dinheiro nos bancos, principalmente tendo o dinheiro todo aplicado em depósitos a prazo :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas.  :)

Vou dar uma vista de olhos pelo blog para ver o que posso fazer a este montante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente ao que quer o Fantasminha Brincalhão quer o JFM dizem, e dado que parece não haver pressa em comprar o apartamento, diria que deviam amortizar o valor remanescente em dívida, partindo desses 100.000€. Depois vendem o apartamento, e compram outro apartamento.

Isto, claro está, se a amortização já estiver bem inferior ao valor do crédito original.

Mas isto seria para fazer património... reparem que não o podem considerar um investimento, a não ser que tenham a certeza absoluta que vai valorizar nos próximos anos (sei lá, pela previsão de construção de um centro comercial, por exemplo). É construção de património imobiliário, com tudo o que de bom e de menos bom pode trazer.

Além de que, com 100.000€, conseguem crescer muito esse valor com bons investimentos em coisas que não sejam DPs. Por exemplo, podem investir em estruturados, obrigações, fundos de investimento de liquidez e/ou obrigações, ou, se estiverem dispostos a admitir muita volatilidade e se o investimento for a longo termo (5 anos), ETF's.

Este tipo de oferta (pelo menos todos os instrumentos que referi) está disponível apenas em alguns bancos, a saber:

- ActivoBank

- Banco Best

- Barclays (fundos de investimento só ao balcão para os que não existam via BarclaysNet)

- Banco Big

- Deutsche Bank (com oferta de fundos mais reduzida que as soluções que dei acima)

- Millennium BCP (com oferta de fundos mais reduzida que as soluções que dei acima)

- L.J.Carregosa/GoBulling (fundos de investimento só via negociação, é preciso indicar qual o pretendido)

- Banco Invest.

Espero ter ajudado. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora caros senhores, eu com dinheiro na mão é complicado investir em apartamentos, mesmo para alugar e porque?

-despesas de condominio

-IMI

-seguros

- manutenção a triplicar,arranjar canos com mais frequencia,pintar etc, quem vem para casa dos outros não a vai estimar, como eu estimo o que é meu

-as pessoas que alugam estão sempre á procura de melhor negocio(preço e localização) ficar  por habitar

eu acho que melhor negocio é no centro de lisboa um t2 segunda mão por 150 mil e pagar 500 Imi ano ou mais, ai tudo bem, mas comprar em zonas afastadas em um ano ficam com a  casa ás moscas uns bons meses, Só se alugar mais barato 30% que os outros, mas para isso o que se ganha é para pagar as contas!  O que na minha modesta opinião acho que é rentável ou bom negocio é comprar terreno em zona Rural de preferência com furo ou mina, depois fazer uma casinha para arrumações etc e passado uns tempos já estar lá a habitar!!! Mas é apenas a minha opinião

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O mercado imobiliário está em crise, quer seja para arrendar quer seja para comprar, devido ao excesso de oferta.

Quem souber negociar consegue baixar o valor de renda que está a pagar, basta ameaçar que sai... Afinal não faltam apartamentos para arrendar logo ao lado...

O mesmo se passa para a compra. Os empréstimos estão mais caros, mas as casas estão mais baratas!

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião deve medir todos os pro e contras duma decisão de comprar uma casa e para q. Quanto é que vai ganhar a arrendar uma casa e a quem. Quanto ao chipre acho que deveria ter calma pq a coisa deu errado e não acredito que a ue meta-se a utilizar medidas destas pela europa toda, o dinheiro no banco é seguro mas ter a coisa em dp acho mal, tem 2 soluções calmas, fundos de tesouraria onde ganha 4 a 5%  e pode por e tirar o dinheiro qd quer ou ter um atitude mais energetica e por em obrigaçoes numa empresa estavel e sem problemas.  É uma ideia, mas neste forum pode tirar algumas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião deverás sempre distribuir os investimentos, sim toda a tua poupança num só investimento é arriscado.

Primeiro nada de stresses com os DPs o que acontecer acontecerá e nada poderemos fazer para impedi-lo, com isto quero dizer que deverás manter um DP com uma quantia que admitas aceitavel (dou um exemplo 1 ano de despesas).

O restantes poderás investi-lo no que tu quiseres e entenderes.

Na imobiliário posso dar-te duas sugestões:

-Primeiro alugas o imóvel onde queres viver, se gostares e se preveres ficar mais de 5 anos nele faz uma oferta de compra ao proprietário que seja vantajosos para ambas partes.

-Quanto ao teu imóvel actual, não percebi se é teu ou não, mas se não for e se gostares e acreditares na potencialidade dele, porque não avançar com um preço desde que não seja mais de metade do 100k.

Quanto a realidade que vivemos não podemos altera-la e o que é bom para investir hoje poderá ser mau amanhã, o segredo é aplicar pouco do que temos mas variar muito nos tipo de investimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor