Visitante Poseidon

Investir nos EUA. Como transferir?

13 publicações neste tópico

Boa tarde,

No seguimento da interessante conversa debatida no tópico das ETFs acabei por decidir investir nos EUA, na casa TDA Ameritrade. Infelizmente, devido à escassez de tempo, acabei por não pesquisar muito sobre os meandros de tal transferência e sinto que poderia ter sido mais prudente aquando da movimentação de dinheiro.

Transferi 11.000€ do BPI, sabendo a priori que seria cobrados (para alem dos 11.000€)  35€ de comissões pelo BPI + 15$ (11€) nos EUA, ie 46€, 0.5% do investimento, nada de mais. Decidi na altura que enviaria o dinheiro em € do BPI em vez de fazer o cambio imediato.

O problema veio depois. Numa altura em que 1€ valia 1.3033$, e os meus 11.000€ deveriam ter sido transformados em $14.320 (excluindo comissao de 15$), recebo a informação de que tinham chegado à TD Ameritrade, $13.953, isto é desapareceram 367$, 2.5% do meu investimento.

Como podem imaginar, estou pior do que estragado com o sucedido, qualquer estrategia de investimento em que perdemos 3% à cabeça não é bom augúrio. Estou a tentar averiguar quem fez o câmbio e pode ter praticado um spread que me retirou 2.5% ao total, mas está difícil porque não foi responsabilidade do BPI.

Posto isto, queria apenas alertar para não cometerem o mesmo erro que eu e perguntar, o que poderia ter feito eu para evitar isto? Qual a forma mais barata de transferir dinheiro para os EUA e vice-versa.

Melhores cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Epa obrigado, nunca pensei nisso! :) Também estou a pensar fazer investimentos através da TD Ameritrade..já agora que tipo de documentos tiveste de enviar? tiveste que autenticar documentos (fotocópias)?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tive de enviar o acordo de dupla tributação W8 BEN por correio, com uma fotocopia do meu cartao de cidadao e pouco mais.

Podes enviar outros documentos depois por fax (ou por site tipo e-fax). Foi simples.

O problema foi o cambio...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com esta história de Chipre estou muito tentado a enviar uma parte das minhas poupanças para lá...meter em 1 ou 2 ETF e deixar andar "para o resto da vida".. 2.5% até pode ser tranquilo tendo em conta os 9.9% que eles puseram em prática em Chipre.

Mas de facto não sei como evitar isso...só se pedir uma conta em USD num banco em Portugal...mas isso terá custos presumo eu..tenho de investigar. O BiG tem conta em USD acho eu..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tive agora a ver o preçário do BEST e do ACTIVOBANK, e ambos diz que permite fazer transferências para o estrangeiro e noutra moeda..cobram respectivamente 16€ e 19€. Não fala em mais nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se será possível evitar isso.

Quem define a taxa de câmbio? A TD Ameritrade? Seria importante começar por perceber esse ponto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pode-se definir à partida ser o banco de origem a decidir a taxa. Para a próxima acho que é isso que vou fazer e deixar o BPI transformar em $.

A TD Ameritrade não faz o cambio, foi um banco intermediario, que pelo que eles disseram acabou por ser a HSBC

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o IBAN e swift que te deram foi do HSBC ou da TD AMERITRADE?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Poseidon,

Verificaste se esta correctora tem conta em bancos europeus nomedamente portugal?

Estou a perguntas isto porque a minha (saxo bank) tem conta no BES, BBVA e Totta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tive agora a ver o preçário do BEST e do ACTIVOBANK, e ambos diz que permite fazer transferências para o estrangeiro e noutra moeda..cobram respectivamente 16€ e 19€. Não fala em mais nada...

Lamento mas isso não corresponde á verdade. O activobank cobra 0,16% com o mínimo de 19,23€ e máximo de 76,92€.

Já o Best cobra 32€.

O unico banco que não cobra quase nada é o Banco Invest. O banco invest cobra unicamente 15€ por transferencia.

Deve ter havido qualquer problema Poseidon. Eu falei via telefone com a TDA e eles disseram-me que se recusam a fazer o cambio, e esse cambio apenas pode ser feito cá.

Se souberes falar ingles, instala o skype no teu computador e contacta a TDA através da linha americana ou o banco em questão... (A chamada via skype para a TDA é gratuita).

Espero ter ajudado.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para operações de câmbios, a CGD costuma ser boa. Não me lembro de fazer transferências em USD, mas para pagamentos com cartões em dólares, o câmbio costuma ser bom.

Isso dos 2,5% mais parece as comissões que o paypal leva  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lamento mas isso não corresponde á verdade. O activobank cobra 0,16% com o mínimo de 19,23€ e máximo de 76,92€.

Já o Best cobra 32€.

O unico banco que não cobra quase nada é o Banco Invest. O banco invest cobra unicamente 15€ por transferencia.

Deve ter havido qualquer problema Poseidon. Eu falei via telefone com a TDA e eles disseram-me que se recusam a fazer o cambio, e esse cambio apenas pode ser feito cá.

Se souberes falar ingles, instala o skype no teu computador e contacta a TDA através da linha americana ou o banco em questão... (A chamada via skype para a TDA é gratuita).

Espero ter ajudado.

Cumps

Devo ter visto mal então. Peço desculpa.

post-5408-14412396610738_thumb.png

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lá está.

Esse anexo refere-se a ordens recebidas.

O que nós queremos é as ordens emitidas para fora, que tem os valores que eu mencionei em cima.

No entanto, ainda bem que mostra esse preçário, pois revela o que temos de pagar quando recebemos qualquer coisa da TD Ameritrade, cá em Portugal.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead