joaopais

Produtos financeiros complexos

18 publicações neste tópico

Boa noite a todos

Há uns tempos apareceu aí um produto financeiro complexo do Banco Invest que era constituido por acções do BES, Sonae, PT, Galp e Semapa, com capital garantido, e que oferecia rendibilidades entre os 0 e 9,8% TANB.

Ao que parece agora o Banco Invest voltou a lançar um novo produto financeiro complexo (ou produto estruturado) onde se investe num fundo chamado iShares MSCI ACWI Index Fund, também de capital garantido, e que oferece rendibilidades entre os 0 e 9,8% TANB.

Este tipo de produtos parecem-me muito interessantes. Alguém tem conhecimento de outros bancos sem ser o banco Invest que tenha este tipo de "pacotes" disponiveis?

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parecem-me bastante interessantes estes produtos, porque são uma forma do investidor se expor a produtos de risco, mas com a certeza do capital garantido no final.

Também gostaria de saber se há mais produtos deste género previstos para breve, noutros bancos (best ou big).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estas coisas sempre se intrigaram muito, produtos complexos de risco e com capital garantido, certamente não é a casa que vai meter a mão no fogo, ou então tem de haver algo por trás ou não se chamaria de produto complexo. ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que tem por trás é há um tecto para a rentabilidade máxima. A casa fica com os excessos. Se for abaixo de 0%, aí fica a arder.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não acredito muito que seja assim, estas casas não criam produtos para perder dinheiro, mas isto é só a minha opinião

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, claro que não criam produtos para perder dinheiro. Também ninguém investe para perder dinheiro. Quando escolhemos uma ação ou fundo para investir, ninguém o faz a pensar em perder dinheiro. Mas mesmo com os nossos melhores planos azares acontecem.

Se o banco lança estes produtos, é porque tenciona ganhar dinheiro com eles. O que não quer dizer que sejam sempre bem sucedidos, mas isso faz parte dos mercados financeiros.

Mas sim, eles até podem não perder dinheiro. A rentabilidade do depósito está indexado às ações, mas penso que isso não implique que eles tenham de comprar/vender posições nessas mesmas datas. Se no final do prazo eles virem há fortes probabilidades de se estar nalgum fundo temporário com possibilidade de subir, podem pagar-nos 0% na data final, ficar em posse das ações mais uns tempos e conseguirem vender com algum lucro.

Mas pronto, isso são muitas conjecturas. Não faço a mínima ideia do que se passa lá por trás.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eles lá devem saber o que fazer com o dinheiro dos clientes, desconfio se o porduto rumar a norte encontararm outra solução para aliciar o mesmo investidor.

O engraçado é que devem ter disponivel o mesmo ETF na compra directa  :) .

Penso o que devemos reter destes pordutos é que "...não sei o que é, não meto lá o meu dinheiro!" :blank:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é bem assim. O que o produto é sabemos bem. Está bem claro. O que não sabemos é quanto o banco ganhar/perde com isso. Mas também não me interessa.

O que deve reter é: "é um depósito a prazo que pode render bastante, pouco ou 0, consoante um cabaz de ações. Como nunca perco dinheiro, meto lá aquilo com que estiver disposto a brincar sem perder"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, realmente, o ficha do produto diz "

[table]  [tr] [td] O depósito garante, no vencimento, a totalidade do capital depositado. Este depósito indexado não é mobilizável antecipadamente. [/t][/t][/t]

"

[/td][/tr][/table]

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Alguém me consegue indicar outros produtos do género dos que referi no primeiro post, sem serem os do Banco Invest? Este tipo de DP's que garantem rendibilidades entre os 0 e 10% estão disponiveis em produtos de outros bancos?

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esses pertencem ao género do "tudo ou nada". Ou se ganha muito ou então 0%. Não posso dizer que seja grande fã desses produtos. Ao menos os do Invest podem pagar outra coisa que não seja o mínimo ou máximo, o que já de si dá mais probabilidades de não se ficar a 0s.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

acredito que o DEutsche Bank tenha algumas estruturas dessas.

E o BEST faz algumas assim por vezes

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não me lembro de ver um produto destes no BEST, pelo menos sendo depósito a prazo com garantia do FGD.

Mas para quem estiver interessado, no Invest há um novo produto semelhante (do 0% aos 10%), desta vez com ações de algumas empresas europeias.

http://www.bancoinvest.pt/Libraries/Produtos_Estruturados/EURS113.sflb.ashx

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu vou investir neste mais conservador com pouco risco e com algumas vantagens: (Obrigações) CLN/Telecom/ Italia a 4,2% ,juros pagos ao mês a 3 anos no Best  inscrição até ao fim do mês

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Remuneração de 4% no cenário mais optimista.

Penso que um produto deste tipo terá que oferecer (no cenário mais optimista) uma remuneração francamente acima do que se consegue em DP para o mesmo prazo.

Neste momento consegues 4,20% no PrivatBank, 4,00% no Invest e 3,50% no BBVA, BIC e Deutsche Bank (fonte: http://www.observar.pt/?r=simulator/SimDP)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente acho fraco. Para a incerteza de rentabilidade que apresenta, não superar os depósitos a prazo convencionais é uma grande nódoa na sua atractividade.

Passo, e não recomendo a ninguém.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead