joaopais

Como funcionam as acções (PSI20)

8 publicações neste tópico

Boa noite a todos,

Até ao momento fiz sempre o mesmo tipo de investimento (Depositos a prazo) e pretendia agora iniciar-me no mercado das accoes.

Daqui a uns 2 meses vou ter cerca de 10/15 mil euros disponiveis e pretendia iniciar-me no mercado das acções no PSI20, o que obviamente tem muitos riscos, riscos esses que eu gostava de compreender melhor agora.

Antes de mais, a minha lógica para a compra de acções é fazer uma análise historica dos ultimos anos da cotação de cada acção, e depois verificar nas noticias se existe alguma expectativa de no futuro elas subirem. Caso se verifique que uma accao esteja neste momento num valor minimo e que poderá subir brevemente (ou ter boas perspectivas disso), então será uma boa aposta.

Que outros aspectos se deve verificar antes de apostar numa determinada acção?

Relativamente aos custos de compra/manutenção e venda das acções, eles são iguais para qualquer investidor quer ele invista 10 mil euros ou 1 milhão em acções ou é proporcional ao montante investido, alguém me pode dar uma ideia?

Imaginemos que gasto 10 mil euros em acçoes da empresa X, decido mante-las durante 1 ano em que elas valorizam 20% e decido depois vende-las por 12 mil euros. Teoricamente teria um ganho de 2000€ limpos, mas na realidade não é assim certo?

Ouvi falar do custo de compra/venda e manutencao das accoes, para além do imposto sobre as mais valias..

Entao deste 2000€ de lucro, efectivamente quanto é que recebia?

Agradecia (muita) ajuda sff! Estou a tentar iniciar-me neste tema mas não percebo nada...

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Passar de DP para acções é quase como, e politicamente falando, passar do partido comunista para o cds  ;D é preciso mesmo compreenderes bem os riscos...porque não tentas ir para algo mais calmo e menos arriscado? e ao mesmo tempo estar exposto ao mercado accionista? falo em fundos de investimento...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sinceramente também não sei como funcionam os fundos de investimento. Basicamente dou o meu dinheiro a uns "gestores de conta" que vão aplicar o meu dinheiro em determinados produtos que podem render..ou não. Para isso mais vale ser eu a investir o meu dinheiro naquilo que quiser e a assumir os riscos, certo?

O meu objectivo com as acções é ter a oportunidade de poder ter ganhos maiores, daí ter criado este tópico porque gostava de saber quais os custos e riscos associados para decidir se vale a pena, ou não.

Por exemplo, uma coisa que tenho reparado é que o valor da cotação das acções dos bancos (BCP,BPI e BES) têm umas oscilações brutais consoante as noticias que surgem sobre a europa e o euro. De um dia para o outro descem 8% e depois sobem 7% no dia seguinte e por ai adiante. Seria inteligente do meu ponto de vista comprar as acções num dia em que elas descam estes 7 ou 8% e esperar que elas subam.. daí querer saber quais os custos associados a estas operações

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sinceramente também não sei como funcionam os fundos de investimento. Basicamente dou o meu dinheiro a uns "gestores de conta" que vão aplicar o meu dinheiro em determinados produtos que podem render..ou não. Para isso mais vale ser eu a investir o meu dinheiro naquilo que quiser e a assumir os riscos, certo?

O meu objectivo com as acções é ter a oportunidade de poder ter ganhos maiores, daí ter criado este tópico porque gostava de saber quais os custos e riscos associados para decidir se vale a pena, ou não.

Por exemplo, uma coisa que tenho reparado é que o valor da cotação das acções dos bancos (BCP,BPI e BES) têm umas oscilações brutais consoante as noticias que surgem sobre a europa e o euro. De um dia para o outro descem 8% e depois sobem 7% no dia seguinte e por ai adiante. Seria inteligente do meu ponto de vista comprar as acções num dia em que elas descam estes 7 ou 8% e esperar que elas subam..

Acho que por vezes as pessoas fazem um pouco de confusão do trabalho dos gestores de conta :) eu tenho o meu gestor de conta e sou eu que decido os fundos onde invisto, e faco eu pela net, o dinheiro é teu, não é do gestor de conta, aquilo que falei é na pespectiva de minimizar riscos, imagina, 10 000€, compras 5 acções, se baixarem todas a tua menos-valia pode ser grande, num fundo de investimento não estás exposto apenas a 5 acções, são dezenas delas, agora o que me parece que o que queres fazer é trading, e volto a dizer, passar de DPs para trading a "porrada" pode ser grande, o que disseste tem lógica, se baixarem 8% compra-se e espera-se que suba...muitos fizeram isso no BCP quando estavam a 2/3€, hoje estão a 0,11€ mas força, se achas que te sentes confortavel com isso :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Entre os investidores principiantes há muito a ideia que conseguem ir para a bolsa, escolher uma açõezitas e ganhar uns trocos fazendo trading.

Regra geral, quem entra desta forma leva porrada. Históricos das cotações e notícias? Insuficiente. Aprenda primeiro AT, AF e outros As que para aí hajam antes de se lançar aos lobos.

Em primeiro lugar, nem sequer está provado que gestão activa de acções seja melhor que gestão passiva (salvo Warren Buffetts). Fica melhor com um fundo ou ETF  que replique o mercado das ações de forma diversificada. O invest até tem um produto interessante agora com um ETF de ações mundiais, onde o capital é garantido. Porque não começar por aí?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de mais, a minha lógica para a compra de acções é fazer uma análise historica dos ultimos anos da cotação de cada acção, e depois verificar nas noticias se existe alguma expectativa de no futuro elas subirem. Caso se verifique que uma accao esteja neste momento num valor minimo e que poderá subir brevemente (ou ter boas perspectivas disso), então será uma boa aposta.

Que outros aspectos se deve verificar antes de apostar numa determinada acção?

Relativamente aos custos de compra/manutenção e venda das acções, eles são iguais para qualquer investidor quer ele invista 10 mil euros ou 1 milhão em acções ou é proporcional ao montante investido, alguém me pode dar uma ideia?

Imaginemos que gasto 10 mil euros em acçoes da empresa X, decido mante-las durante 1 ano em que elas valorizam 20% e decido depois vende-las por 12 mil euros. Teoricamente teria um ganho de 2000€ limpos, mas na realidade não é assim certo?

Ouvi falar do custo de compra/venda e manutencao das accoes, para além do imposto sobre as mais valias..

Despesas associadas à compra de acções:

• Comissão de Guarda de titulos trimestral (normalmente varia entre 5 a 10 euros por trimestre)
  • Comissão de compra ou venda de acções (normalmente varia entre 5 a 10 euros por operação)
  • Comissão de pagamento de dividendos (por norma 2% do valor dos dividendos a entregar)

Embora as comissões de aquisição/venda de acções serão brevemente agravadas quando entrar a em vigor a taxa tobin.

Recomendo que analises os preçarios de titulos de qualquer institução bancaria para poderes comparar (não esqueças dos bancos online, por norma são mais baratos).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas dicas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Poderia iniciar por ETF do PSI 20, que tal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead