Visitante PedroMP

tentativa de fraude - e como conseguiram o meu nº telefone

4 publicações neste tópico

Boas,

Vou-vos contar o que me aconteceu a mim, neste caso correu tudo bem. O que gostaria de perceber é como alguém só com o meu NIB consegue a minha morada e nº de telefone? É caso para apresentar uma queixa no meu banco? Ou ele consegue isso noutro banco? E será que há registos do acesso a essa informação?

Bem, aqui fica a minha história, já vão perceber as minhas questões:

ATENÇÃO: Para quem compra e vende no OLX, e noutros sites do género cuidado!Tentaram-me enganar e por pouco não ficava a arder. No mínimo é um esquema bem pensado e qualquer um pode cair.O vigarista mete um anúncio falso na net. Espera por um interessado, discutem preço. Entretanto o vigarista pergunta preço a um outro vendedor, por um outro artigo qq, ele diz logo que compra por esse preço, 200€ faz de conta e pede o NIB para fazer logo a transferencia. Depois volta ao 1º, e acorda exatamente o mesmo preço do 2º, 200€, e o 1º aceita pagar adiantado, pede o NIB, que o vigarista dá o NIB do 2º. O 1º paga ao 2º sem saber. O 2º recebe o dinheiro, está tudo bem então envia o artigo para o vigarista. Para ele tá tudo bem, até o dia que o 1º não recebe nada e a única coisa que tem é o NIB da 2ª pessoa… Já estão a perceber onde isto vai dar certo? Portanto cuidado com os pagamentos totais em adiantado, mais vale pagar só adiantado os portes, e o resto vai à cobrança é mais seguro.

Já agora, se alguém souber quem é (se for nome real) ou quem mora aqui:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Que entre em contacto com os pais, avós, ou o que for, pois esse menino (ou homem, whatever), no mínimo devia apanhar um grande susto. Se souberem de pessoal da PJ que esteja interessado neste caso enviem msg que passo os dados todos.

Se quiserem partilhem, pois nunca me tinha acontecido uma destas e pode acontecer a qualquer um. Felizmente não enviei o artigo e o 1º conseguiu entrar em contacto comigo e devolvi o dinheiro.(conseguiu o meu nº tlf pelo NIB, ainda estou para perceber como funciona a segurança de dados na banca, se com o NIB conseguem o meu nº… enfim isso é outra história para falar com o meu banco, apesar de neste caso até ter corrido bem)

Editado por conter dados identificativos de terceiros

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há imaginação para tudo...de facto nunca tinha pensado numa coisa dessas, belo esquema esse :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E é assim tão fácil obter os dados de uma pessoa pelo NIB? Telefone, morada etc?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E é assim tão fácil obter os dados de uma pessoa pelo NIB? Telefone, morada etc?

Talvez só com amigos dentro dos bancos, e mesmo assim é um risco para quem dar as informações...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead