Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
netosapo

Dinheiro emprestado

5 publicações neste tópico

Olá a todos!!!

Nos dois anos passados (2007 e 2008) emprestei a um familiar que se encontrava em dificuldades económicas cerca de 10.000€. Após ele ter passado a sua crise financeira, o mesmo me devolveu a mesma quantia através de uma transferencia para a minha conta da quantia 5.000€ e mais tarde por um cheque de 5.000€. Como já disse é familiar directo, a minha dúvida é a seguinte: - Tenho de mencionar estes valores no IRS de 2008, se sim em que campo e modelo?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quão directo?

Dádivas entre pais e filhos ou entre cônjuges não precisam de ser declaradas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, parece-me tratar-se de um empréstimo e não de uma doação... portanto não há rendimento efectivo (até porque nem houve cobrança de juros), logo não haveria porque declarar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se fosse eu a ti nao declarava, pois senao ainda vais ter que provar que isso não foi uma doaçao.

Ainda acabas a pagar 20% de imposto sobre doaçoes.

Eles se quiserem que investiguem.

Claro que me podem dizer que sou hipocrita e que tudo devia ser declarado, mas com a caça aos impostos actuais em que paga justo por pecador, ponho algumas duvidas que o justo neste caso não pague por muitos pecadores.

Como alternativa vai as finanças perguntar o que deves fazer, mas lembra-te que os consekhos nas finanças não são efectivas (ou seja, os funcionários podem se enganar).

Mas, como sempre age em consciencia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste caso foi de filha para pai.

Obrigado a todos pelo esclarecimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0