mecp

mais valias

11 publicações neste tópico

boa noite

A minha tia em Março 2012 vendeu uma casa por 50.000 euros, conforme consta na escritura .O comprador recebeu em julho , nova avaliação da casa que comprou a m/tia, no valor de 75.000 euros. Mas a m/ tia que foi a vendedora, até à data não recebeu esta informação s/ a avaliação da casa que vendeu ( não sei se tem que ser avisada pelas finanças).

Ora a questão é a seguinte, ao declarar no irs as mais valias, qual é o valor realização ( valor da venda).

Como ela não tem conhecimento que houve avaliação ( só o comprador foi notificado, para pagar o I.Selo em falta referente a 75.000 euros),na data de apresentação da declaração de irs, vou indicar no valor da venda os 50.000 euros ,conforme a escritura.

Qual a vossas opinião?

Agradeço a vossa informação

Obrº

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual o valor patrimonial que constava na caderneta predial á data de venda? supondo que o valor real de venda foi inferior ao valor patrimonial é pelo valor patrimonial que tem de constar no IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o valor patrimonial à data da venda era de 276 euros, e a casa foi vendida por 50.000 euros.Mais tarde o actual

proprietario recebeu a avaliação das finanças em 75.000 euros.

Mas a m/tia não foi notificada dessa avaliação.Ao declarar as mais valias so pode ser pelos  50.000 euros,

pois não tem informação das finanças desta avaliação.

Suponho que só poderá declarar os 50.000 euros da venda.

Será assim ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que a tua tia não tem nada a ver com isso :) vendeu a casa e pronto, a nova avaliação foi feita já depois da mesma estar adquirida pelo novo proprietário, há sempre essa nova avaliação, ela o que vai declarar é o valor constante na escritura, neste caso 50 000€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

certo, mas a minha duvida é se não será pela avaliação efectuada depois da venda ( a casa já estava no nome do novo proprietário), pois já me disseram que as mais valias serão reportadas ao valor da avaliação (75.000 euros).Mas se assim for, como é que ela advinha o valor da avaliação, se não foi informada pelas finanças?

pois ao fazer o irs em Maio só poderá mencionar o valor que consta na escritura que é 50.000 euros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes até te informar melhor nas finanças, até me pode estar a escapar alguma coisa, os valores que ela tem de declarar é o valor de compra (ou valor patrimonial na data que ficou com a casa) e o valor de venda pela qual vendeu a casa, tanto um como o outro valor têm de constar em escritura, então, se na escritura diz que o valor de venda é 50 000€ é esse o valor que ela irá colocar, imagina agora tu que a casa tinha sido avaliada por 200 000€, faria sentido a tua tia ir declarar 200 000€ de uma venda que ela não efectuou?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tratando-se de uma casa que ainda não estava avaliada nos termos do cimi (como parece ser o caso, pois tinha um valor patrimonial pequeno), o valor dessa venda, que é a 1ª transmissão após a entrada em vigor do cimi, será o valor da avaliação (75000), por ser maior que o valor da escritura.

Parece injusto, mas é assim mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde RA

Mas a m/ tia não tem conhecimento dessa avaliação, ela  ao declarar em irs as mais valias, so pode indicar o valor que está na escritura.O valor desta avaliação só foi comunicado ao comprador.ASs finanças teriam que lhe comunicar esta avaliação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Compreendo... Sem conhecimento, ela acabaria por declarar apenas os 50000, mas entretanto (mais ano, menos ano) ela seria notificada para proceder à correção.

Mas uma coisa é declarar o valor da venda sem conhecer totalmente as regras, outra é conhecer as regras e não declarar com a justificação de que ninguém lhe avisou da avaliação. E não custa nada prevenir as situações para não ter chatices depois.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

RA,

aqui há um problema, que  é o seguinte.Ela e o comprador escrituram compra da casa,por 50.000 euros, mas não houve dinheiro, visto que o comprador , fez-lhe obras na casa e ela ainda não tinha pago.E quando foi para o lar, resolveu-se a liquidar a divida com o comprador ( para mim era melhor ter sido como doação, ficava mais barato),entregando-lhe a casa, mas foi feita atraves de escritura de venda/compra.Agora ela esta acamada e com demência,não tem na conta dinheiro, alem da reforma mensal,solteira,sem filhos, o unico sobrinho sou eu,e não estou disposto a pagar por ela.Deram-me um conselho, que ela não apresente a declaração de irs deste ano, que as finanças nunca vão conseguir cobrar    esta divida da m/tia.Já não mora na morada que as finanças possuem, tem que andar a descobrir o lar onde esta internada, depois esta demente ,não consegue assumir nada, tem que indicar um tutor , e eu não estou interessado em assumir essa responsabilidade, e entretanto pode morrer.

Estarei a pensar bem, ou há outro processo que as finanças terão para poder cobrar esta

futura dívida das mais valias?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não havendo bens, créditos ou remunerações/pensões penhoráveis... é praticamente impossivel cobrar a divida. Outra situação a ter em conta são as penhoras de contas bancárias, o que se receber a reforma por transferência bancária pode ser uma chatice...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead