BL

Alocacao de Activos

8 publicações neste tópico

Estou interessado em perceber um pouco mais sobre alocacao de diferentes activos (Obrigacoes, Fundos, Accoes, ...). Alguem recomenda algum livro ou outro material sobre o assunto. Pode ser em Portugues ou Ingles (mas queria evitar algo muito centrado nos US com as suas questoes fiscais especificas -  q p/nos na Europa/Portugal pouco nos dizem).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu comecei a ler o do livro do Boogle (ou foi esse dos Boogleheads? - tenho de ver qd chegar a casa), mas achei-o muito focado nos US, demasiadas coisas q sao tax-free la' e 401k para aqui e para acola' ...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim 401K é um refugio tax free.

Nós infelizmente não o temos, mas não impede que o investimento/foco não seja reproduzivel na Europa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que deves começar por um livro chamado analise financeira do joão carvalho das neves, para conseguires analisar uma empresa, mercados,... e depois um livro de analise tecnica para a parte estatistica da coisa, mas o problema é que só tens a teoria e depois falta a prática que só tirando um curso ou praticares no mercado virtual até achares o teu próprio esquema que de dinheiro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que primeiro deves ler (na net por exemplo) informação sobre o debate - não enviesado - entre Gestão Activa e Gestão Passiva dos investimentos.

Se essas leituras te convencerem - como me convenceram a mim (e aparentemente ao azimuter) - dos beneficios da gestão passiva (e da falta de evidência com sigificancia estatistica da vantagem da gestão activa), então terás feito um caminho muito importante - um caminho que muita gente nunca faz durante toda uma vida.

Caso te identifiques com a Gestão Passiva, então reitero a sugestão do livro dos Bogleheads, bem como qualquer coisa escrita por Rick Ferry, John Bogle, Larry Swedroe e Dan Solin, por exemplo.

Podes passar uma vida a ler livros sobre análise tecnica e análise fundamental, a analisar gráficos e a fazer avaliações (caseiras) de empresas mas nunca o farás tão bem como os profissionais e mesmo os profissionais não evidenciam de forma sistemática que consigam traduzir em ganhos o fruto desse trabalho. A palavra chave desta frase é "sistemática" pois existirão sempre histórias de sucesso, mas em que medida é que essas histórias de sucesso são repetíveis? (e porque é que as histórias de fracassos não se apregoam tanto)? Se existissem muitos a conseguir esse sucesso com gestão activa porque é que só se fala do Warren Buffet e (eventualmente) do David Swensen? Só se falam desses porque são os únicos que de uma forma mais ou menos sistemática têm (à escala mundial) conseguido ter ganhos acima dos da média de mercado. Mesmo esses 2 investidores mundialmente conhecidos aconselham, para o comum dos mortais, a Gestão Passiva. A não ser que penses que possas ser o proximo Warren Buffet (e a probabilidade joga contra ti) diria que dificilmente poderás ter sucesso, de forma sistemática, com gestão activa baseada em análises técnicas e fundamentais que são úteis para efeitos didaticos, mas de reduzida vantagem prática.

Ler livros de análise técnica e/ou fundamental são leituras interessantes, para quem goste do tema e para brincar com não mais do que 5% do patrimonio disponivel, nunca com a totalidade do valor disponivel para investimentos.

Enfim, é a minha opinião.

Abraço,

sinba

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

..na mouche, sinbad ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora ai está sinbad...na mouche! Ou na mosca! :P

Eu já me rendi aos ETF há alguns meses, e td o q seja acções já só detenho através de 3 ETF.

(E em breve, passarei a parte de obrigaçõesida para 1 ou 2 ETF.)

Só money market fund é que acho que continua a sair mais barato para pequenas carteiras detê-los através de fundos de gestão activa como o ES liquidez/ES monetário...é mais fácil e barato de estar a tirar e a voltar a colocar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor