Xt

Divida de uma Sociedade passa para nome pessoal?

1 publicação neste tópico

A minha história começa por uma empresa. Eu iniciei uma sociedade a uns anos atrás, após alguns anos de turbulências e etc... Decidi abandonar a sociedade (mas não me desvinculei da sociedade, ou seja, continuei sócio gerente), mas após algum tempo fiz um acordo em sair da gerência mas não da sociedade pelo menos foi o que me foi dito (que foi feita uma nova acta e etc, para desvincular da gerência). No entanto foi-se acumulando dividas a fornecedores, bancos, Segurança Social, IVA e etc (valores não sei ao certo porque nunca me foi facultado e eu nunca quis entrar em ruptura com a as pessoas em causas...).

Soube que a empresa deixou de facturar a partir de 2011 (continua aberta mas não emite nenhuma factura)e a partir dessa altura comecei a receber notificações das finanças a nível pessoal para pagar dividas de IVA e posteriormente apareceu-me um acordo de um plano de pagamentos a nível pessoal da segurança social. Naturalmente contactei os meus sócios e eles disseram que fizeram um acordo para pagarmos a nível pessoal as dividas da segurança social e têm feito acordos com as finanças para pagarmos a nível pessoal a divida do IVA, como IVA são vários processos sempre que acabo de pagar quer seja pelos os meus bens ou pelo irs, etc, aparece mais acordos.

O que eu quero realmente saber é:

É legal o que os meus sócios estão a fazer? Acordos pessoais a em meu nome (ou dos sócios), sem uma autorização minha quer moral quer por procuração ou por assinatura?

Segundo é possível passar as dividas ao IVA e SS da sociedade para nome pessoal?

Terceiro se é possível, também é possível fazer uma colecta da divida total do IVA e SS da sociedade e depois dividi-la e passar para o nome pessoal mas cada pessoa só fica responsabilizado da sua parte e não da outra?

Ou finalmente existe qualquer outra solução como insolvência singular (mas se este for o caso as dividas a SS e IVA são abrangidas?), etc?

Neste momento encontro-me fora do país a procura de trabalho, para ver se consigo responder a todos os meus compromissos, mas estou a viver em constante medo.

Agradeço muito o vosso auxilio.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead