Alicia Reis

Duvida em relação aos recibos verdes - ajudem

11 publicações neste tópico

Olá boa tarde!

Se calhar venho aqui expor um problema e dúvida de muita gente.

As minhas questões são as seguintes:

O meu namorado começou a trabalhar recentemente ao qual faz descontos para a segurança social. Mas ele vai começar a fazer alguns trabalhos em design como freelancer. Como funciona o processo dos recibos verdes? Se ele já desconta para a segurança social tem de fazer desconto nos recibos? Também já ouvi falar de uma taxa de IRS, como é que isso funcina??

Eu como não percebo patavina destas coisas resolver vir aqui perguntar.

Agradeço respostas que eventualmente me poderão ajudar,

Desde já obrigada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

acho que isto é um assunto muito virado para o obscuro... ahhhh olha ao menos o que sei é corrigir-te eheheh

nas finanças mandaram me logo uma boca...nao é recibos verdes alicia... é factura recibo

http://www.ionline.pt/portugal/recibos-verdes-transformam-se-facturas-recibo-1-janeiro

eu ainda estou a tentar perceber bem este esquema.... e que vantagens posso ter... tive uma proposta de trabalho neste "formato" bahhh

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá boa tarde!

Se calhar venho aqui expor um problema e dúvida de muita gente.

As minhas questões são as seguintes:

O meu namorado começou a trabalhar recentemente ao qual faz descontos para a segurança social. Mas ele vai começar a fazer alguns trabalhos em design como freelancer. Como funciona o processo dos recibos verdes? Se ele já desconta para a segurança social tem de fazer desconto nos recibos? Também já ouvi falar de uma taxa de IRS, como é que isso funcina??

Eu como não percebo patavina destas coisas resolver vir aqui perguntar.

Agradeço respostas que eventualmente me poderão ajudar,

Desde já obrigada.

Se ele desconta por conta de outrem (trabalho dependente) não tem que pagar nada Seg Social como trabalhador independente, mas tem de ir á seg social pedir essa isenção.

Quanto ao IRS, apenas quando ultrapassar os 10 000€ de prestação de serviços terá de fazer desconto de IRS de 25% no recibo, ups, fatura-recibo :) embora se quiser o possa fazer sempre, recebe menos pelo serviço mas depois na declaração de IRS sempre se recebe mais ou paga menos, para alêm do IRS também terá de ter IVA se ultrapassar os tais 10 000€, isto se a profissão não estiver isenta de IVA, confesso que não sei onde se insere um designer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

interessante....onde está a lista de profissoes isentas de IVA?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estão isentas, entre outras, as seguintes operações ou atividades:

-serviços  prestados  por  médicos,  paramédicos  e  outros  profissionais  médicos  e sanitários;

-serviços prestados no âmbito do ensino e formação profissional;

-direitos de autor transmitidos pelo próprio (de acordo com certos requisitos)

;-operações bancárias e serviços financeiros;

seguros e resseguros;-aquisição, arrendamento e locação de bens imóveis;

-serviços  de  alimentação  e  bebidas  fornecidos  pela  entidade  patronal  aos  seus trabalhadores.

Em  determinadas  condições,  as  empresas  que  desenvolvam  algumas  destas atividades  podem renunciar  à  isenção,  passando  a  cobrar  IVA  nos  serviços prestados  e  a  deduzir  o  IVA  suportado. 

Beneficiam  desta  opção,  entre  outras,  as seguintes atividades:

-serviços médicos e sanitários prestados por estabelecimentos hospitalares privados;

-formação profissional;

-transmissão, arrendamento e locação de bens imóveis;

-serviços  de  alimentação  e  bebidas  fornecidos  pela  entidade  patronal  aos  seus trabalhadores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ohhh prestaçao de serviço como motorista nao está :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ohhh prestaçao de serviço como motorista nao está :(

Dizes que estás a ensinar a conduzir, passa a ser ensino ahaha

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

era bom era LOOLOLOLOL

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se ele desconta por conta de outrem (trabalho dependente) não tem que pagar nada Seg Social como trabalhador independente, mas tem de ir á seg social pedir essa isenção.

Quanto ao IRS, apenas quando ultrapassar os 10 000€ de prestação de serviços terá de fazer desconto de IRS de 25% no recibo, ups, fatura-recibo :) embora se quiser o possa fazer sempre, recebe menos pelo serviço mas depois na declaração de IRS sempre se recebe mais ou paga menos, para alêm do IRS também terá de ter IVA se ultrapassar os tais 10 000€, isto se a profissão não estiver isenta de IVA, confesso que não sei onde se insere um designer...

Ele nunca ultrapassará esses valores...São trabalhos que poderão eventualente aparecer, nem sequer é certo aparecer alguma coisa todos os meses.. Esse IRS que fala é por exemplo ele ganhar 1000€ e ter de entregar 250€ ao estado? É isso? Pensava que isso era o IVA dos tais 23%? Dsclpem lá a minha ignorancia =/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alicia se bem percebi

estás a perguntar sobre o IRS?

Como foi referido atras, se for ultrapassado num ano fiscal, o valor de 10 000€, no proximo ano tens que cobrar IVA!

Agora se nao ultrapassar os 10 000€, basta fazer o IRS normalmente com o valor obtido e esperar que as finanças decidam se vai pagar ou receber.

Acho que é isto...nao sei :\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ele nunca ultrapassará esses valores...São trabalhos que poderão eventualente aparecer, nem sequer é certo aparecer alguma coisa todos os meses.. Esse IRS que fala é por exemplo ele ganhar 1000€ e ter de entregar 250€ ao estado? É isso? Pensava que isso era o IVA dos tais 23%? Dsclpem lá a minha ignorancia =/

Sim é isso, mas só faz a retenção se quiser, uma vez que não vai ultrapassar os 10 000€ não é obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead