Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
JC

Calculo de juros a receber

2 publicações neste tópico

Precisava de ajuda para chegar ao valor do juro que estou a receber e, que vou receber.

É que só agora me deu na cabeça fazer as contas ao valor recebido da última vez no BCP....

Li os tutoriais do Pedro Pais "Revisão da taxa de juro (Euribor)" e "Média mensal da Euribor", no entanto, continuo com dúvidas sobre o processo de cálculo... no caso de se tratar de poupanças a prazo...

1.ª Dúvida:

Iniciei um SUPER AFORRO MILLENNIUM BCP a 07/05/08, por 1.500 euros.

Pelo que percebi, a taxa é a Euribor a 3 meses QUE, FOI FIXADA dois dias úteis ANTES da data de pagamento (o pagamento vai ser a 07/08/08).

Consultando o site da Euribor, a taxa dois dias antes de 07/08/08 é de 4,968%, e depois de aplicar o IRS (20%), a taxa passa a ser de 3,974%.

Então:

VALOR A RECEBER = [ ( Capital * Taxa aplicada) / n.º dias do ano ] x n.º dias de vencimento

V.R. = [ ( 1.500 * 3,974% ) / 360 ] x 90

V.R. = 14,90 euros. Este valor corresponde ao valor que recebi a 07/08/08.

No entanto, não percebo, de jeito nenhum, como é que a 07/11/08 recebi mais do que o esperado...

Recebi 15,24 euros.

Esta é a minha 1.ª dúvida.... Já não se aplica a forma de cálculo acima?

2.ª dúvida:

A 02/01/09, eu fui até à Caixa Geral de Depósitos para fazer o CAIXA AFORRO SERIE I, por 2.000 euros.

Disseram-me que a taxa a que tinha direito nesse dia era de 2,69%.

Ora, consultando a explicação na Internet "A taxa de juro é indexada à Euribor a 6 meses, média do mês anterior (...) em vigor na data da constituição do depósito...", a taxa deveria ser calculada:

TAXA APLICADA NO MÊS ACTUAL = Soma das taxas do mês anterior / n.º dias com taxas na tabela Euribor

Soma das taxas de 01/12/08 até 31/12/08 = 70,67

N.º dias com taxas na tabela Euribor = 20

T.A.M.A. = 70,67 / 20

T.A.M.A. = 3,53%

Deu-me 3,53% e, não os 2,69% que o banco me indicou...

Mesmo que fizesse 3,53 x 80% do 1.º ano, daria 2,83%...e, não os 2,69%...

Esta é a minha segunda dúvida... Como faço para chegar à taxa indicada pelo banco?

Alguém pode-me dar uma ajuda??

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1º Aos 1500€ iniciais tens que somar os juros que entretanto se vao acumulando. Portando, para o segundo periodo, deves considerar 1514,9€ como capital e nao 1500€. Mesmo assim nao chego ao valor que indicaste tambem, o melhor e´ perguntares no banco.

2º indexado `a Euribor nao significa igual `a Euribor. Se leres as condiçoes do produto percebes que a taxa e´ variavel e indexada a uma percentagem do valor que referiste (os tais 80%).

Seja como for acho que te enganaste nas contas. A mim, a soma da Euribor em Dezembro nao da os tais 70,67...

De qualquer forma, tambem nao cheguei aos 2,69% nem mesmo como taxa liquida...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0