paparazy

Ginásio IVA Possível Isenção

13 publicações neste tópico

Boa noite.

Vamos ver se consigo ser explicito. Um ginásio tem uma taxa de Iva actual de 23%.

Contudo, imaginemos que esse ginásio contrata um Fisioterapeuta. E faz a seguinte jogada (exemplo).

O cliente "A" pagava 40 euros de mensalidade. E vinha no recibo do ginásio exemplificado "Tarifário Regime livre".

Mas agora, o ginásio, como contratou um fisioterapeuta, passa a modificar o recibo, nos seguintes moldes:

Cliente "A" recebe um recibo detalhado que diz: 20euros Tarifário Regime Livre + 20euros Consulta Fisioterapia.

Ou seja, o cliente paga o mesmo, e recebe um recibo do mesmo valor.

Contudo, o ginásio, ao passar um recibo com um serviço que faz para das excepções de Iva do Artigo9º do CIVA, poupa 23% sobre metade da facturação.

Isto é possível não é?

(A minha única dúvida é que possa ser necessária uma modificação/acrescento no CAE da empresa)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Creio que sim, é possível, desde que nas facturas justifique a isenção do iva (com o nr e artigo) na parte que respeita à consulta.

Quanto ao adicionar novo CAE, se contratar um fisioterapeuta, passando o ginásio a prestar esse tipo de serviços, então o melhor será adicionar a nova actividade.

Dois pontos a reter:

- Passando o ginásio a prestar serviços isentos, a dedução do iva das compras e despesas (e outros...) pode ser reduzida, devido à divisão do ginásio entre prestação de serviços sujeitos e não sujeitos a iva. Convém esclarecer esta situação junto da contabilidade.

- O iva é cobrado e pago pelo cliente/consumidor. Qualquer redução da incidência sujeita a iva deveria ser reflectida no preço final, senão trata-se de um aumento de preços.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu ginásio já faz isso.

Passa um recibo no valor de 22,94€ referente ao passe livre, e depois coloca 25€ em acompanhamento e consulta de nutrição.

(esse ultimo tem iva a 0%).

Espero ter ajudado.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Gostaria de saber se me podem informar qual a taxa de IVA que pode ser cobrada pelos ginásios em águas e barras energéticas...

Tem que ser cobrado 23% porque se considera restauração?

Ou pode ser cobrado 6% por a água ser um bem de primeira necessidade, como nos supermercados?

Desde já obrigado pela atenção e os meus melhores cumprimentos

Abraço

Pedro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Gostaria de saber se me podem informar qual a taxa de IVA que pode ser cobrada pelos ginásios em águas e barras energéticas...

Tem que ser cobrado 23% porque se considera restauração?

Ou pode ser cobrado 6% por a água ser um bem de primeira necessidade, como nos supermercados?

Desde já obrigado pela atenção e os meus melhores cumprimentos

Abraço

Pedro

Na minha opinião, se for em bar é um serviço prestado e será tributado em 23%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia. Os ginásios entram para IVA nas empresas ou para IRC?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caros senhores,

O Holmes Place faz isso.

No meu caso, tb estou a ser faturado dessa forma, e NUNCA tive qualquer consulta de nutrição. Isto não pode ser crime?

É uma jogada escandalosa de fuga aos impostos, na minha opinião.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu caso, tb estou a ser faturado dessa forma, e NUNCA tive qualquer consulta de nutrição. Isto não pode ser crime?

É uma jogada escandalosa de fuga aos impostos, na minha opinião.

Fuga as impostos talvez não - só se o ginásio não entregar ao Estado o valor do IVA que os clientes lhe pagam.

Agora se estás a pagar por consultas de nutrição que depois não te dão podes sempre tentar apresentar uma reclamação por não prestarem um serviço pelo qual estás a pagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia. Os ginásios entram para IVA nas empresas ou para IRC?

Bom dia. Há 1 ano que eu frequento um ginásio só que agora eu tenho uma micro empresa e gostaria de vos perguntar se não seria agora benefico mudar para o nome da firma em vez de estar ao meu nome?

Há algum benificio fiscal ou de IVA ou de IRC para as empresas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Bom dia. Há 1 ano que eu frequento um ginásio só que agora eu tenho uma micro empresa e gostaria de vos perguntar se não seria agora benefico mudar para o nome da firma em vez de estar ao meu nome?

Há algum benificio fiscal ou de IVA ou de IRC para as empresas?

a nivel de IVA é irrelevante, acho que não se pode deduzir o IVA dos ginásios. no entanto a nive de IRC trata-se de um custo da empresa, sendo mais um custo, a empresa terá menos lucros logo pagará menos IRC.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a nivel de IVA é irrelevante, acho que não se pode deduzir o IVA dos ginásios. no entanto a nive de IRC trata-se de um custo da empresa, sendo mais um custo, a empresa terá menos lucros logo pagará menos IRC.

Nesse caso não pode ser considerado como uma forma de retribuição não monetária?

Poderá estar sujeito a IRS ou a descontos para a SS?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Contabilisticamente como colocar a despesa/custo com o ginásio na empresa? E o trabalhador tem que pagar IRS?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é rendimento em espécie, sujeito a IRS.

Se não for tributado em IRS, existe o risco de questionarem a dedutibilidade fiscal em sede de IRC (conceptualmente, na minha opinião, erradamente claro).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead