Visitante Tiago_

Taxas de Retenção de IRS DP

6 publicações neste tópico

Boa tarde,

gostaria que me confirmassem que a taxa de 28% de retenção de IRS feita pelo estado só conta o dia do pagamento dos juros. Ou seja, num DP subscrito exactamente à um ano atrás, com os juros a vencer hoje, é cobrada a taxa de 28%, e não de 25% (taxa em vigor aquando da subscrição).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

gostaria que me confirmassem que a taxa de 28% de retenção de IRS feita pelo estado só conta o dia do pagamento dos juros. Ou seja, num DP subscrito exactamente à um ano atrás, com os juros a vencer hoje, é cobrada a taxa de 28%, e não de 25% (taxa em vigor aquando da subscrição).

Sempre no vencimento dos juros, seja em que aplicação for.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela confirmação David.

É realmente um procedimento muito injusto, seria bastante mais transparente se a taxa a aplicar fosse a da subscrição (penso eu...). Também nas FIN, no campo regime fiscal, deveria vir algo como "de acordo com a taxa em vigor no momento do vencimento dos juros", e não as taxas actuais como tenho visto em quase todas... mas isto agora, são apenas desabafos :) Gracias pelas info.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que acontece é que o IRS incide na altura em que o rendimento é colocado á disposição do investidor , seja num ordenado ou noutro tipo de rendimento, neste caso de DPs.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É realmente um procedimento muito injusto, seria bastante mais transparente se a taxa a aplicar fosse a da subscrição (penso eu...). Também nas FIN, no campo regime fiscal, deveria vir algo como "de acordo com a taxa em vigor no momento do vencimento dos juros", e não as taxas actuais como tenho visto em quase todas... mas isto agora, são apenas desabafos :) Gracias pelas info.

Isso faz sentido na óptica de quem subscreveu tais produtos. Para o banco já não faz sentido. Aliás imagina alguém que tenha feito um DP de 5 anos em 2008, nessa altura a taxa ainda devia andar pelos 21,5% (lembro-me que em 2011, ainda o era. Hoje já está nos 28%).

A taxa actual já te remete para a taxa em vigor no momento do vencimento dos juros  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em alguns bancos isso é dito, p.e. no BES as FIN dizem:

"Os juros do D/P estão sujeitos à aplicação de Impostos sobre o

Rendimento (IRS/IRC), à taxa que estiver em vigor no momento em que

ocorrer o vencimento/ forem creditados."

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor