migjac

Retenção na fonte recibo verde

8 publicações neste tópico

Boa tarde,

Trabalho por conta de outrem e faço os descontos normais. No entanto tenho uma actividade de prestação de serviços na categoria de engenehiros há 2 anos. Os valores facturados são sempre inferiores a 10000€/ano. A minha duvida é que nunca passo o recibo com retenção na fonte (Sem retenção - Art.101º, n.º1 do CIRS)e pretendia que me esclarecessem se não deveria emitir o recibo com retenção na fonte. Não passando retenção na fonte no final do ano tenho eu que pagar o IRS correspondente ao valor passado, certo?

E qual a percentagem que tenho que passar? Sobre 25%, 50% ou 100%?

Agradeço desde já

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Trabalho por conta de outrem e faço os descontos normais. No entanto tenho uma actividade de prestação de serviços na categoria de engenehiros há 2 anos. Os valores facturados são sempre inferiores a 10000€/ano. A minha duvida é que nunca passo o recibo com retenção na fonte (Sem retenção - Art.101º, n.º1 do CIRS)e pretendia que me esclarecessem se não deveria emitir o recibo com retenção na fonte. Não passando retenção na fonte no final do ano tenho eu que pagar o IRS correspondente ao valor passado, certo?

E qual a percentagem que tenho que passar? Sobre 25%, 50% ou 100%?

Agradeço desde já

Não é obrigado no entanto penso que pelo menos psiclogicamente recomendaria, uma vez que essa mesma retenção vai servir para depois na altura de entrega do IRS esse valor ser descontado ao valor a pagar ou receber mais, no entanto pode optar por não fazer a retenção e ter mais dinheiro disponivel ao fim do mês...a fazer retenção penso que será á taxa de 25%, não existe taxas de 50% ou

100%, mas depende do código CIRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ANEXO I - Tabela de actividades do artigo 151.º do CIRS

1- Arquitectos, engenheiros e técnicos similares:

1003 Engenheiros;

Se for este o seu código a retenção é de facto a 25%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Estou a usufruir do 1º ano de isenção. Os meus rendimentos previstos até final do ano vão rondar os 7500€. Quanto a despesas a apresentar para o ano, apenas tenho as de saude que costumam ser 250€...

Assim sendo, vale a pena descontar 25% em cada recibo? Irei recuperar em 2014 este dinheiro que desconto mensalmente?

Muito obrigada pela atenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Estou a usufruir do 1º ano de isenção. Os meus rendimentos previstos até final do ano vão rondar os 7500€. Quanto a despesas a apresentar para o ano, apenas tenho as de saude que costumam ser 250€...

Assim sendo, vale a pena descontar 25% em cada recibo? Irei recuperar em 2014 este dinheiro que desconto mensalmente?

Muito obrigada pela atenção.

Sim, no acerto de contas se tiver descontado irs a mais, o estado devolve-lhe a diferença.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Eu trabalho por conta de outrem (trabalhador dependente cat. A), e faço os meus descontos para a CGA. Trabalho também a recibos verdes como enfermeiro (código CIRS 5010) ganhando um valor anual cerca de 1600 euros. Estes 1600 euros não fiz qualquer retenção na fonte. Agora quando preencho o IRS no anexo B quadro 7 "deduções á coleta" no campo 701 coloco 1600 euros e no 702? preciso de colocar alguma coisa? uma vez que já faço descontos como trabalhor dependente. Se sim, qual é a percentagem?

Obrigado,

Marcelo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Eu trabalho por conta de outrem (trabalhador dependente cat. A), e faço os meus descontos para a CGA. Trabalho também a recibos verdes como enfermeiro (código CIRS 5010) ganhando um valor anual cerca de 1600 euros. Estes 1600 euros não fiz qualquer retenção na fonte. Agora quando preencho o IRS no anexo B quadro 7 "deduções á coleta" no campo 701 coloco 1600 euros e no 702? preciso de colocar alguma coisa? uma vez que já faço descontos como trabalhor dependente. Se sim, qual é a percentagem?

Obrigado,

Marcelo

Não preenche nada no quadro 7 visto que não fez retenções na fonte da cat. B

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead