Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
noob

taxa de retenção

9 publicações neste tópico

hello

eu sou novo neste forum e no mundo do trabalho, sou cibernauta e ja vi k o site/blog ta muito bom, talvez o melhor site pt!!

gora uma das minhas questões é, taxa de retenção, serve para descontar, mas descontar para que?? e se nao descontar?? podem me ajudar nesta duvidazinha??

obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se percebi bem a tua dúvida. Julgo que te referes à retenção na fonte de IRS - Imposto sobre o rendimento das pessoas singulares! Para que serve? Dizem-nos que é para investir em estradas, escolas, hospitais... , embora às vezes não tenha a certeza  ;)

O valor da retenção depende dos rendimento auferidos mensalmente e tem por base o ordenado mínimo, se trabalhas por conta própria ou por conta de outrém, se passas recibos verdes (que são azuis  :D), etc. Encontras neste fórum muita informação, é só pesquisares.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se os teus rendimentos provierem de trabalho dependente nao tens como nao descontar - e´ a tua entidade patronal que trata disso. Se se trata de trabalho independente, julgo que podes evitar descontar enquanto os teus rendimentos anuais estiverem abaixo de, se nao me engano, 10.000€.

De qualquer forma, no ano seguinte, quando se mete a declaraçao de rendimentos, os descontos que tiverem sido feitos entretanto sao tidos em conta. Por exemplo, se se apurar que deves pagar 500€ de IRS mas ja te foram retidos 400€, tens a pagar apenas 100€. Se te foram retidos 600€, o Estado devolve-te os 100€ que cobrou a mais entretanto...

Portanto, de uma forma ou de outra, o dinheiro vai la parar. E, se nao pagares, e´ fuga ao fisco, penalizada em conformidade...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

será que se referia à muito falada "retenção na fonte" dos juros das aplicações de poupança e afins?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu simplesmente gostaria de saber para onde vai o dinheiro que descontamos mensalmente, e o dinheiro que podermos dar para o estado no irs, para onde vai tanto dinheiro???

sei k é uma questao um pouco inculta, mas mais inculto que nao saber, é nao procurar saber!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu simplesmente gostaria de saber para onde vai o dinheiro que descontamos mensalmente, e o dinheiro que podermos dar para o estado no irs, para onde vai tanto dinheiro???

sei k é uma questao um pouco inculta, mas mais inculto que nao saber, é nao procurar saber!!!

Fazes bem em perguntar. O IRS e outros impostos são receitas para o Estado e servem, entre outras aplicações, para:

- fazer escolas

- modernizar escolas

- fazer e modernizar hospitais

- fazer estradas

- fazer aeroportos

- pagar a ministros

- pagar a deputados

-------

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fazes bem em perguntar. O IRS e outros impostos são receitas para o Estado e servem, entre outras aplicações, para:

- fazer escolas

- modernizar escolas

- fazer e modernizar hospitais

- fazer estradas

- fazer aeroportos

- pagar a ministros

- pagar a deputados

-------

-------

- pagar aos funcionários públicos (onde se incluem os ministros e deputados, claro... senao da ideia que aqueles e´ que sao os unicos "chupistas" ;) - nao me levem a mal os funcionários públicos...)

Se quiseres saber onde vai ser aplicado o dinheiro durante este ano podes ler o Orçamento de Estado. Nao fala especificamente do IRS mas refere onde se pretende aplicar os dinheiros públicos (incluindo o do IVA, do ISP, da Segurança Social, etc).

http://www.dgo.pt/oe/2009/Proposta/index.htm

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- pagar aos funcionários públicos (onde se incluem os ministros e deputados, claro... senao da ideia que aqueles e´ que sao os unicos "chupistas" ;) - nao me levem a mal os funcionários públicos...)

Por isso é que tentei pôr as reticências, mas saiu-me tracejado!!!! Falamos de administração pública. "Chupistas"? Não tenho essa ideia generalizada. Há de tudo em todo o lado  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por isso é que tentei pôr as reticências, mas saiu-me tracejado!!!! Falamos de administração pública. "Chupistas"? Não tenho essa ideia generalizada. Há de tudo em todo o lado  ;)

Eu tambem nao a tenho... dai as aspas e o comentario seguinte... mas de certeza que termos identicos vieram `a cabeça de algumas pessoas quando so figuraram os pagamentos aos politicos ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0