Ana Ricardo

Indignada com a CGD!

23 publicações neste tópico

Boas tardes,

Fui ontem informada pela CGD que houve uma tentativa de fraude no acesso à caixa net no dia anterior, pelo que eles, por questões de segurança cancelaram-me o contrato que tenho de acesso à net.

Como só costumo aceder à CGD no meu pc do trabalho, coloquei a questão ao departamento de informática da empresa onde trabalho, onde fui informada que "trabalhamos com servidor, sendo o pc serve apenas para arrancar, pelo que com 99% de certeza a fraude não foi com o pc do local de trabalho, mas se conseguisse o IP, talvez se soubesse mais alguma coisa"

Volto a entrar em contacto com o banco (onde faço 3 telefonemas) onde me dizem que estão analisar se o IP pode, ou não, ser facultado. Aposto que vão alegar (se chegarem a essa fase) sigilo bancário e o assunto morre por aqui.

Morre em todos os sentidos, porque CGD, não muito obrigada! Acresce ainda referir q tenho alguma liquidez parada na conta DO, pois nunca fui contactada pela gestora de conta que me foi atribuida, mas aí a "culpa" é minha......Caixa, nunca mais!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas tardes,

Fui ontem informada pela CGD que houve uma tentativa de fraude no acesso à caixa net no dia anterior, pelo que eles, por questões de segurança cancelaram-me o contrato que tenho de acesso à net.

Como só costumo aceder à CGD no meu pc do trabalho, coloquei a questão ao departamento de informática da empresa onde trabalho, onde fui informada que "trabalhamos com servidor, sendo o pc serve apenas para arrancar, pelo que com 99% de certeza a fraude não foi com o pc do local de trabalho, mas se conseguisse o IP, talvez se soubesse mais alguma coisa"

Volto a entrar em contacto com o banco (onde faço 3 telefonemas) onde me dizem que estão analisar se o IP pode, ou não, ser facultado. Aposto que vão alegar (se chegarem a essa fase) sigilo bancário e o assunto morre por aqui.

Morre em todos os sentidos, porque CGD, não muito obrigada! Acresce ainda referir q tenho alguma liquidez parada na conta DO, pois nunca fui contactada pela gestora de conta que me foi atribuida, mas aí a "culpa" é minha......Caixa, nunca mais!

Se o seu PC do trabalho não está protegido a culpa não é da CGD.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas tardes,

A mim aconteceu-me algo parecido mas no BPI, mas na altura não solicitei nenhum IP... mas neste caso em concreto é provável que não venham a facultar o IP...não percebi foi a relação directa entre teres liquidez na DO e a gestora de conta...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O departamento de informatica da empresa onde trabalho asseguram que o sistema está protegido.

Não me recordo é se recebi algum email duvidoso....

A relação entre a liquidez e a gestora é que tenho algum capital completamente parado, pois a gestora que me foi atribuida, tem iniciativa zero. Mas aí reconheço que a "culpa" é minha, que nada fiz para alterar a situação. No passado, era completamente bombardeada por telefonemas a "assediar-me" para aplicações aqui e acolá, agora, dão-se ao luxo de nada fazer .... ok ....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Afinal forneceram-me o IP!

Algum entendido na materia por aqui???

Obrgd!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O departamento de informatica da empresa onde trabalho asseguram que o sistema está protegido.

Não me recordo é se recebi algum email duvidoso....

A relação entre a liquidez e a gestora é que tenho algum capital completamente parado, pois a gestora que me foi atribuida, tem iniciativa zero. Mas aí reconheço que a "culpa" é minha, que nada fiz para alterar a situação. No passado, era completamente bombardeada por telefonemas a "assediar-me" para aplicações aqui e acolá, agora, dão-se ao luxo de nada fazer .... ok ....

Ai ai, os gestores são presos por terem cão e por não terem hehe, just kidding...forneceram o IP e agora qual é o objectivo ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com o IP não consigo saber mais nada?

A Empresa demarcou-se dizendo que não controla os emails recebidos.

Trata-se de um caso de fishing (não sei se escrevi bem...)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com o IP não consigo saber mais nada?

A Empresa demarcou-se dizendo que não controla os emails recebidos.

Trata-se de um caso de fishing (não sei se escrevi bem...)

Não sou informático, mas também gostava de saber, fiquei curioso com esta situação...phishing :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Basicamente a Ana deve ter recebido algum email que se identificou como sendo da CGD, mas que na realidade teria ligações para uma página com o intuito de "agarrar" os seus dados de acesso ao homebanking.

Como precaução para o futuro, é de evitar em carregar em links de emails supostamente dos bancos e ao invés aceder directamente ao banco, se possível introduzindo o endereço directamente no browser.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Foi isso mesmo, tal e qual. Recordo-me que na semana passada recebi no email aqui da empresa um mail aparentemente do meu banco (CGD), pedindo-me a actualização dos meus dados, solicitando, para o efeito que carregasse num link sugerido nesse email.

Assim fiz, forneci o nº contrato e password e na página que pensava ser da CGD apareceu a mensagem que a página estava de momento indisponivel, para tentar mais tarde..... foi o suficiente para dias depois ter a noticia de tentativa de fraude.

Reconheço que fui inocente....mesmo assim tive muita sorte!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Foi isso mesmo, tal e qual. Recordo-me que na semana passada recebi no email aqui da empresa um mail aparentemente do meu banco (CGD), pedindo-me a actualização dos meus dados, solicitando, para o efeito que carregasse num link sugerido nesse email.

Assim fiz, forneci o nº contrato e password e na página que pensava ser da CGD apareceu a mensagem que a página estava de momento indisponivel, para tentar mais tarde..... foi o suficiente para dias depois ter a noticia de tentativa de fraude.

Acontece a muito boa gente, eu que penso que estou minimamente informado e atento também cai nisso mas no BPI, no meu caso nem foi por mail, penso que terá sido cavalo de tróia, ao aceder á pagina do banco não só me pedia o cod de utilizador e pass como também 3 coordenadas do cartão, e eu na minha suposta inocência lembro-me de ter pensado "olha boa ideia, assim é mais seguro ainda, para alem destas duas coisas agora também pedem coordenadas do cartão" pimba, no dia a seguir o pc estava lentissimo, e a minha conta só dava para consultar e recebi chamada do BPI a dar conta que tinha a conta bloqueada por tentativa de fraude...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que tudo isto sirva de alerta!

Aliás verifiquei agora mesmo que no site da CGD faz menção a isso mesmo: dia 6 Fev houve novo ataque fraudulento e deixa lá algumas recomendações bastante importantes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com IP consegue saber o ISP. A partir daí talvez apresentando queixa-crime (phishing ou tentativas de phishing é crime informático), em rigor o ISP depois deveria conseguir fazer o trace do IP e descobrir o utilizador.

Mas não sei como estas coisas se processam em Portugal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Afinal a CGD, neste caso.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...afinal o tópico devia ser Agradecida à CGD ... :angel:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois .... acho que fui um pouco mazinha com eles.... afinal a falha foi mais humana q informática lol

Já agora, quem me diz o que é o ISP?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois .... acho que fui um pouco mazinha com eles.... afinal a falha foi mais humana q informática lol

Já agora, quem me diz o que é o ISP?

O nome do operador de internet.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Truque velho, mas tem sempre pessoal a cair...

"Só acontece a quem anda por estas bandas"  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fui hoje informada que se trata de uma máfia de leste, com "peões" em Portugal, nomeadamente Açores e Alentejo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alentejo?? Somos pessoas tão pacatas hehe!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fui hoje informada que se trata de uma máfia de leste, com "peões" em Portugal, nomeadamente Açores e Alentejo.

Ainda bem que a CGD identeficou a Mafia do Leste.

Agora só falta apanhar a Mafia Nacional  ;D

Tens de ter cuidado no futuro, se não a RTP 1 faz-te uma entrevista onde desaparece-te o dinheiro todo e tu não acedeste ou deste os dados a ninguem by ironia.com

Edit: Pode ser que os teus "amigos" estejam aqui http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=8221.0

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Foi o Coelho que veio sacar mais uns tostões lol

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda hoje a policia informou que desmantelou uma rede de phishing.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead