Tbs

RPC - Certificados de Reforma

9 publicações neste tópico

O quem acham deste produto do estado? Alguém conhece?

podem consultar a informação em:

http://www4.seg-social.pt/certificados-de-reforma

Basicamente é um fundo de investimento. Só fiquei na dúvida para resgatar....

Pelas contas, se aplicasse no inicio (2008) 5000€, neste momento teria 5950 (2013). O que em juros seria 18%, ou seja em média 3,70% anualmente.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é esse que é uma percentagem do salário?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é esse que é uma percentagem do salário?

Parece-me que sim:

Valor a pagar A contribuição a pagar, mensalmente, é calculada pela aplicação de uma taxa contributiva a um valor considerado como base de incidência.

A taxa e a base de incidência são estabelecidas no momento da adesão.

A taxa contributiva é fixada por opção da pessoa que vai aderir:

• Em 2% ou;
  • Em 4% ou;
  • Em 6% (se o aderente tiver 50 anos de idade ou mais)

A base de incidência contributiva fixada corresponde à média dos valores que serviram de base de incidência para o cálculo das contribuições do regime de proteção social, no qual o aderente está obrigatoriamente enquadrado.

Em janeiro de cada ano é redefinida a base de incidência tendo em conta o registo de remunerações do último ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exacto é isso...mas pelo que vi na altura em que isso saiu penso que não dava para resgatar, é um valor que depois será complementado ao valor da reforma...mas posso estar a dizer um disparate  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exacto é isso...mas pelo que vi na altura em que isso saiu penso que não dava para resgatar, é um valor que depois será complementado ao valor da reforma...mas posso estar a dizer um disparate  :)

sim David, confirmado! Tive a ler com mais atenção e é um complemento da reforma que não pode ser resgatado. É pena que a nossa contribuição à SS não funciona como capitalização!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os Certificados de Reforma não podem ser resgatados, funciona como complemento à reforma quando for caso disso, nessa altura podem ser convertidos em complemento vitalício com pagamentos mensais ou podem ser atribuídos como valor total de uma só vez.

Não há capital inicial, uma vez que todos os meses é descontada uma percentagem do vencimento pelas contas aqui já referidas.

É um produto que dá para deduzir no IRS, permite suspender os descontos por vontade própria mas só na data da renovação anual.

Eu tenho este fundo, mas de momento está suspensa a minha contribuição até ver. 8)

Eis o último folheto informativo:

http://www4.seg-social.pt/documents/10152/623285/FCR_folheto_dez_2012

Nota: Isto é mesmo um fundo a loooooooooongo prazo! E é preciso que eu sobreviva! :police:

Há uns tempos ouvia-se falar algo sobre a sustentabilidade da segurança social/reformas, em que haveria a possibilidade de adoptar os descontos para este fundo. Não me admirava nada se um dia for obrigatório fazer descontos para o fundo do estado, para que um dia possa vir a ter direito à minha reforma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há uns tempos ouvia-se falar algo sobre a sustentabilidade da segurança social/reformas, em que haveria a possibilidade de adoptar os descontos para este fundo. Não me admirava nada se um dia for obrigatório fazer descontos para o fundo do estado, para que um dia possa vir a ter direito à minha reforma.

Também me parece que assim será.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu sou grande fã deste tipo de investimentos.

Mas infelizmente  :(  não posso confiar neste País que muda as regras do jogo sucessivamente:

1º Foram as contas poupança Habitação

2º Certificados Aforro

3º PPRs

Um das bases para um bom investimento é a confiança mas no nosso executivo, seja ele qual for, não abunda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead