joaopais

Depósito indexado - Invest Portugal (Ser. 13/1)

27 publicações neste tópico

Boa noite,

Tive a informação através de um amigo que o Banco Invest tem agora um produto novo: http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/ProdutosEstruturados/ProdutoemSubscricao.aspx

Basicamente pelo que percebo, compro acções de 5 empresas portuguesas e daqui a 1 ano caso tenha lucro recebo até 10% de TANB de juros, caso tenha prejuizo então não ganho nada mas também não perco nada pois o capital é garantido.

Como eu até agora só investi em DP's estou com alguns receios relativamente a este produto:

1 - Será que o capital é mesmo garantido ou existe alguma marosca e caso o valor das acções baixe depois eu perco dinheiro?

2 - Se o Banco Invest for à falência ou existir algum problema eu perco o meu dinheiro todo porque este produto não tem garantia, certo?

3 - Imaginemos que daqui a 1 ano as acções em média subiram 30%, então eu apenas vou ter direito a 10% de TANB. Tirando os 28% de imposto fico com 7,2% de lucro. Ainda vou ter que pagar mais algum imposto sobre os lucros/mais valias?  Vi algures que se os lucros fossem inferiores a 500€ estava isento deste imposto, senão tinha que pagar mais 20% de imposto. Esta informação está correcta?

4 - Alguém conhece este tipo de aplicações/depósitos noutros bancos? Não sei se o Banco Invest é muito seguro..

5 - Aconselham este tipo de investimento?

Agradecia ajuda sff porque não percebo muito sobre isto!

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já estava para falar deste produto, já que sou cliente do Invest e recebi essa informação.

Passemos a algumas respostas:

1 - É garantido. Para todos os efeitos é um depósito a prazo. Só a rentabilidade é que é calculada com base na performance de acções.

2 - Errado. É um depósito a prazo e tem garantida do FGD (100000€)

3 - Não há lugar a mais valias, já que não se trata de acções, mas sim DP. Só a taxa liberatória conta (28%)

4 - Igual a este nem por isso. O Invest gosta de fazer uns parecidos, mas nesses casos costumam ser tudo ou nada, ou seja, caso as 3/4 ações subam, nem que seja 0,1%, paga o máximo. Caso contrário, paga 0%. Não posso dizer que goste muito desses produtos. Este no entanto, parece-me muito jeitoso. É quase como investir em ações com rede se segurança. Estou mesmo tentado a subscrevê-lo. Gosto do banco e além disso, como disse no ponto 2, tem garantia do FGD mesmo que aconteça algo ao banco.

5 - Ver ponto 4. A minha opinião é positiva.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já estava para falar deste produto, já que sou cliente do Invest e recebi essa informação.

Passemos a algumas respostas:

1 - É garantido. Para todos os efeitos é um depósito a prazo. Só a rentabilidade é que é calculada com base na performance de acções.

2 - Errado. É um depósito a prazo e tem garantida do FGD (100000€)

3 - Não há lugar a mais valias, já que não se trata de acções, mas sim DP. Só a taxa liberatória conta (28%)

4 - Igual a este nem por isso. O Invest gosta de fazer uns parecidos, mas nesses casos costumam ser tudo ou nada, ou seja, caso as 3/4 ações subam, nem que seja 0,1%, paga o máximo. Caso contrário, paga 0%. Não posso dizer que goste muito desses produtos. Este no entanto, parece-me muito jeitoso. É quase como investir em ações com rede se segurança. Estou mesmo tentado a subscrevê-lo. Gosto do banco e além disso, como disse no ponto 2, tem garantia do FGD mesmo que aconteça algo ao banco.

5 - Ver ponto 4. A minha opinião é positiva.

Obrigado desde já pela a tua ajuda. As minhas dúvidas prendem-se mesmo pelo facto de não perceber se este produto é um depósito a prazo ou não, porque diz:

Classificação: Produto financeiro complexo

Modalidade: Depósito a prazo, não mobilizável antecipadamente.

Não vem em lado nenhum a dizer que é coberto pelo FGD..

Se se interpretar isto como um DP estão está coberto pelo FGD e só pago 28%.

Se se interpretar isto como um produto financeiro complexo em que compro acções de 5 empresas, então já não está coberto pelo FGD e já vou ter de pagar mais de 28%.

Digamos que me parece bom demais para ser verdade, daí o meu receio..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

também me parece ser um produto atractivo, é como investir na bolsa mas sem risco de perda!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e como é que chegam a estes valores?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A TANB será no máximo 9.863% e no mínimo igual a 0%

Peço desculpa não colei antes de enviar ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esta muito bom ruicarlov

Também me parece que, se não fosse para eles terem um lucro superior aos 10%máximo não criavam o produto

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E que tal investir num fundo passivo indexado ao psi-20 já que a perspetiva é assim tão boa?

Alguém conhece algum bom?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

O prazo limite para subscrever este produto financeiro complexo terminou na passada sexta-feira. As acções na altura (e durante o fim de semana) estavam assim:

PT: 4,009  ;  Semapa: 7,11  ;  Galp: 11,69  ;  BES: 0,954  ;  Sonae: 0,733 

São estes valores que são considerados os valores das acções no inicio da subscrição, ou são os valores das acções no fim do dia de hoje, dia 25 de Fevereiro? É que entretanto as acções subiram pelo que dava mais jeito que contasse o seu valor antes da abertura do PSI20 de hoje.

Estava no site do Banco Invest à procura de informação mas não encontro nada..

Agradecia esclarecimentos sff

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na ficha comercial indica que é a cotação à data de fecho de 25 de Fevereiro, ou seja, a cotação de fecho de hoje.

A cotação final é a do fecho de 20 de Fevereiro de 2014

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos, o banco Invest está a comercializar um outro depósito indexado semelhante a este. É o Invest Global (Ser. 13/1).

"O depósito “Invest Global (Ser. 13/1)” é um depósito indexado a doze meses, com remuneração variável indexada a um Exchange Traded Fund (ETF) de exposição aos mercados accionistas mundiais, “iShares MSCI ACWI Index Fund”.

No vencimento, se a variação da cotação deste ETF for positiva, a Remuneração será igual a essa mesma variação, até um máximo de 10% do montante depositado (o equivalente a 9.809% TANB)."

O capital é garantido.

É uma boa opção para quem não se importa de ter o dinheiro "parado" sem garantia de lucro?

Obrigado desde já.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Presumo que seja a mesma pessoa que comentou no meu blog, portanto não me vou alongar muito, dizendo que tem algum interesse. Pelo menos para diversificação e para tentar caçar umas taxas mais altas, já que com DPs convencionais e obrigações não vamos lá.

Não consigo prever se será muito rentável ou não, mas tendo em conta que o pessoal anda a embarcar novamente nas ações, pode ser que isso seja um sinal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É um tipo de produto para diversificar, penso que pelo menos com o capital mínimo exigido de 1.000 não ficaria nem mais pobre nem mais rico ao fim de um ano. 8)

A questão fundamental é ser um investimento na valorização de acções de empresas portuguesas que valem o que valem, e a taxa de rentabilidade que vai dos 0 aos 10% em 365 dias correndo o risco de o motor do carro nem sequer chegar a pegar.  ;D

Acho que seria muito ingénuo acreditar que consiga os 10%, mas isso já sou eu a especular, até porque eu próprio podia emprestar dinheiro a alguém daqui do fórum sobre as mesmas condições e até daqui a um ano rentabilizava-o por exemplo num DP a 4% e depois oferecia a quem me emprestasse no fim do prazo 1% e ficávamos todos contentes e sem contar com os 28% de imposto.  :laugh:

Pela leitura na diagonal dos gráficos das acções nos últimos 12 meses, eu evitaria que o prazo do vencimento do produto ocorrese no pico do verão, visto que, é quando estão mais desvalorizadas, deve ser por andar tudo de tanga nessa altura na praia.  :laugh:

Eu quando vejo um produto deste tipo preocupo-me mais com a taxa mínima garantida do que a máxima possível, e pelo valor mínimo ser igual a zero o máximo que aplicaria seria 1.000. Agora o resto da especulação varia consoante o bolso de cada um.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão fundamental é ser um investimento na valorização de acções de empresas portuguesas que valem o que valem, e a taxa de rentabilidade que vai dos 0 aos 10% em 365 dias correndo o risco de o motor do carro nem sequer chegar a pegar.  ;D

Só para evitar confusões, agora estávamos a discutir o Invest Global. Ou seja, de ações globais, não de portuguesas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pela leitura na diagonal dos gráficos das acções nos últimos 12 meses, eu evitaria que o prazo do vencimento do produto ocorrese no pico do verão, visto que, é quando estão mais desvalorizadas, deve ser por andar tudo de tanga nessa altura na praia. :laugh:

Quanto a esta parte que disseste, para mim não faz qualquer sentido. Não é por andar "tudo" na praia que o mercado irá desvalorizar. Por essa ordem de ideias não desvalorizaria nem valorizaria pois não iria haver nem interesse comprador/vendedor. Se te baseaste apenas nos gráficos dos últimos 12 meses, partes de uma premissa errada pois cada ano é diferente, bem como as notícias e fase actual do mercado (bull ou bear).

Quanto ao resto da tua opinião, concordo com a mesma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Subscrevi este produto financeiro e hoje recebi os juros... à taxa de 10%.

Brutal!

Venham mais destes que assim gosto!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está em subscrição um semelhante, se bem que a taxa máxima é "apenas" 7%.

Será que a bolsa portuguesa consegue manter este nível de subidas por mais 1 ano?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É de arriscar, se tem capital "garantido"  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será que a bolsa portuguesa consegue manter este nível de subidas por mais 1 ano?

Bem na verdade o que interessa são estas empresas:

Indexantes:

Portugal Telecom

Banco Espírito Santo

Jerónimo Martins

Edp Renováveis

Sonae Indústria

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Subscrevi este produto financeiro e hoje recebi os juros... à taxa de 10%.

Brutal!

Venham mais destes que assim gosto!

É preciso ser cliente do invest?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então, se é um deposito no banco invest, tem de ser lá cliente.  :)

Lá vou ter que abrir mais uma conta :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead