jppsousa

Reinvestimento de Mais-Valias (permuta)

5 publicações neste tópico

Boa tarde a todos,

Tenho um apartamento T2 que atualmente é a minha habitação própria permanente.

Vou adquirir um apartamento T3 por 140.000€, sendo a compra feita deste modo: 60.000€ serão pagos através da permuta de um terreno que tenho + 80.000€ em dinheiro.

Mas para esta aquisição vou pedir um empréstimo à banca de 100.000€, sendo que 80.000€ são para pagar ao vendedor, e 20.000€ serão para obras no T3.

Como adquiri o terreno por 40.000€ há 3 anos, terei de declarar mais valias sobre 20.000€. Como pretendo que a minha habitação própria permanente passe a ser o novo T3 (vou alugar o atual T2), presumo que não terei de pagar mais valias, pois será considerado um reinvestimento. Mas como não tenho a certeza, gostaria de pedir as vossas opiniões!

Muito grato por qualquer ajuda que me possam dar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nesse caso, as mais valias serão tributadas na totalidade.

Só não seriam se em vez do terreno, fosse o T2 (actual habitação própria e permanente).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta. Estava convencido que não teria de pagar as mais valias dado que vou investir o valor da venda (através da permuta) numa futura habitação própria permanente, mas pelos vistos...

Ainda assim vou averiguar melhor a questão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Correcto, reinvestimento de mais valias apenas na troca de imoveis de habitação propria.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vai aqui uma dica, nunca o fiz mas aqui vai a sugestão.

Sendo que vais ter em despesas o mesmo valor que terás em mais valias, abre o teu irs do ano passado e inlcui estes dois numeros e verifica se é relevante o valor que terás de pagar.

Se for já sabes que terás de o ter guardado para o irs do proximo ano  :) .

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead