AllSupp

Carros movidos a GPL

10 publicações neste tópico

Cumprimentos caros utilizadores,

Finalmente os carros movidos a GPL vão deixar de estar proibidos de estacionar em parques fechados. O que era até agora um grande entrave para a compra deste tipo de veículos vai deixar de ser e pode ser que desta forma aumento o numero de automóveis movidos a GPL. Que é a verdade um método bastante mais economico do que os tradicionais. Deixo aqui um artigo que eu próprio escrevi para o MeuPortalFinanceiro sobre este assunto. Espero que gostem e partilhem.

Saudações

http://www.meuportalfinanceiro.com/noticia/carros-movidos-a-gpl-vao-poder-estacionar-em-parques-fechados.html

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo que sei, essa proposta foi chumbada.  :police:

Achas que um veiculo a Gas tem vantagens?

- Preço dos cumbustiveis mais economicos [bom]

- Instalação tem custos elevados [Mau]

- Manutenção de 2 em 2 anos com custo de 2mil euros [Mau]

- Risco a explosão mais facil, em caso de fugas [Mau]

- Andas com uma placa azul pendurada no carro [Mau]

- Proibido entrar em estancionamentos subteraneos [Mau]

- Falta de postos com GPL disponiveis (principalmente fora das cidades) [Mau]

- Tens de usar gasolina em caso de ficares sem gas (esta a um preço muito bom, hoje em dia) [Mau]

Agora é fazer as conclusões...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom caro amigo,

A lei foi aprovada sim e pelo que sei mesmo a tal placa azul vai desaparecer.

Dessa forma parece-me sim ser bastante vantajoso não só para a saúde das pessoas que circulam na rua visto não ser tão poluente como também para as pessoas que compram carros movidos a este tipo de combustível.

A instalação é claro um investimento que terá que ser contabilizada conforme a necessidade mas também os carros a diesel são mais caros e ninguém se queixa disso. É preciso claro saber se se justifica mas pensando no ambiente é sempre uma boa opção e com o aumento desenfreado dos combustíveis parece-me ser um opção bastante razoável.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Luizi, permita-me esclarecer alguns pontos.

A proposta não foi chumbada. A proposta anterior foi aprovada por unanimidade e não foi promulgada pelo PR por uma questão de forma, não de conteúdo. A proposta foi reescrita, reaprovada e foi promulgada pelo PR na semana passada.

A instalação ronda os 1800€ em média (a minha custou 1500€). Relativamente ao preço da gasolina, necessita de 30.000kms para reaver o investimento, ou seja, algo como 1 ano e meio a 2 anos (se fizer entre 15.000 e 20.000 kms anualmente). Conhece um outro investimento que tenha um retorno tão rápido?

Manutenção de 2 em 2 anos com custos de 2 mil euros?! Não sei onde foi buscar essa, mas a manutenção é normalmente feita aos 20.000kms e tem custos bem mais baixos que a manutenção regular do automóvel.

Essa do risco de explosão então, é um argumento de há 20 anos atrás. Todos os testes de colisão realizados mostram que é mais fácil explodir o depósito de gasolina original do que o depósito de GPL. Basta procurar por informação antes de colocar aqui estas declarações.

É um autocolante e não uma placa. Mas concordo que é feio esteticamente e é discriminatório. Apenas Portugal tem este tipo de sinalização, sinalização essa que será substituída por um distico no vidro, como o selo do carro, daqui a 90 dias quando entrar em vigor esta nova lei.

A nova lei também vem revogar a proibição de estacionamento em parques subterrâneos, por isso...

O número de postos GPL não pára de aumentar e, hoje em dia, já está disponível em todas as auto-estradas do país. Se pesquisar, vê que tem quase sempre um posto de GPL num raio de 10 ou 20 kms.

O facto de poder usar gasolina em caso do GPL falhar é, para mim, uma vantagem. Num carro apenas a gasolina, se esta falha, o carro pára. Num carro a GPL, se este acabar, continua a gasolina. E tudo isto é feito automaticamente pelo comutador. Onde está a desvantagem?

Agora, é só tirar as conclusões... :)

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente, para mim a única desvantagem é mesmo o custo de instalação. Para quem faz apenas 6000 km por ano não compensa.

O facto de poder usar gasolina quando ficar sem gás também me parece uma vantagem.

O dístico, usando no vidro, não me incomodaria.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se formos a pensar no bem ambiente, esperamos mais 1 ou 2 anos e temos carros a electrecidade.

Obviamente que em Portugal tudo anda mais devagar, deste modo ainda não estamos preparados a 100% para tal.

No caso da minha cidade já estamos ... só falta mesmo os carros a electrecidade.

Faz as mesmas funções e tem a mudança de combustivel intelegente como nos a GPL.

O custo foi-me dito pelo meu mecanico, quando eu lhe fiz perguntas sobre uma possivel mudança para GPL.

Não sei que testes analisou mas o que sei é que na passada semana (noticia nos midea) que os bombeiros estavam surpreendidos que um carro nao tivesse explodido, depois de dois comboios chocarem no carro - carro movido a GPL - pura sorte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro, se tivesse explodido, a culpa era do GPL. Como não explodiu, foi sorte. Ele há cada uma...

Sorte o tanas! Os depósitos de GPL são submetidos a uma bateria de testes e têm de estar certificados para serem instalados.

Quanto aos carros a electricidade, ainda vai demorar um bom tempo até serem alternativas viáveis, a começar pela autonomia e locais de recarga. O problema da poluição das baterias e da sua substituição também ainda não tem solução à vista.

Eu tenho GPL há menos de 1 ano e estou muito contente. Gasto 0,75€ por litro e daqui a 1 ano tenho o investimento pago.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São opiniões, meu caro amigo.

Eu uso gasoleo e nao tenho nada a dizer, pode poluir, claro que sim ... mas vocês só se lembram do meio ambiente quando convem. Aposto que mais de metade nem reciclagem faz.

E o deposito de GPL nao te ocupa metade da bagageira? Ou o local do pneu suplemente (caso o carro seja recente)?

Interesante,

A cidade ondo moro está preparada para receber os carros a electreciade. No entanto postos de combustivel onde é disponivel GPL só fora da cidade, quase no meio do mato. Sera que quer dizer alguma coisa?

PS: quando começar a existir explusões dentro dos parques de estancionamentos, voltamos a falar dos tais testes comprovados pelas entidades.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Todas as regras têm a sua excepção! Já agora, onde vive?

O depósito de GPL está no local do pneu suplente, ou seja, tenho toda a bagageira disponível. A maioria dos automóveis novos traz o kit anti-furo ou aquela rodinha de triciclo, por isso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não me parece que tão cedo os carros electricos sejam uma alternativa viavel. São mais caros do que os a Gasolina ou a Diesel e ainda tem que se pagar uma mensalidade pelo aluguer da bateria. No meu caso, só o valor desse aluguer chegava para combustivel e ainda sobrava muito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor