conrados

Permuta e/ou doação

3 publicações neste tópico

Olá a todos!

Passo a descrever a minha situação. Os meus pais têm dois terrenos em que um construtor está interessado em fazer uma permuta por uma vivenda. Essa vivenda será para mim. Terá que se fazer obrigatoriamente uma doação para meu nome primeiro? Se sim a taxa de imposto de selo é de 0,8% sobre o VPT certo?

Na permuta do terreno pela habitação ainda terei que dar um valor sobre o qual irei contrair um empréstimo. É essa diferença que estará sujeita a IMT?

Existe mais algum imposto que não estarei a considerar? Aplicam-se mais valias nesta situação?

Peço desculpa por tanta questão.

Obrigado desde já!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação à permuta, sim é sobre a diferença que incide o IMT e até 80 e tal mil €'s (não sei o valor de cabeça) está isento de IMT. Também há que considerar que na permuta que é devedor do IMT é quem fica com o bem de maior valor patrimonial tributário.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que em relação à mais valia, se for pela via da doação antes da permuta, então esta será a diferença entre o valor atribuido aos terrenos na permuta e o valor patrimonial tributario à data da doação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor