JVieira

Taxa de IRS - Casado 1 ou 2 titulares

25 publicações neste tópico

Boas a todos!

Estou com uma duvida e se alguém me pudesse ajudar com urgencia agradecia e explico já o porquê!

É o seguinte: na taxa que desconto todos os meses de IRS pertence à tabela de Casado - 1 Titular e tanto quanto sei, só se aplica a taxa de Casado - 2 Titulares quando o beneficiario aufere mais de 95% dos rendimentos do outro membro do casal, correcto???

Acontece que a minha esposa ficou desempregada (portanto recebo mais de 95% do que ela até porque nem recebe o sub. de desemprego) e continuo a descontar a taxa da tabela de Casado - 1 Titular, deverei informar a empresa para que altere isto???

Como é que isto se processa? Estou certo ou estou errado?

Cumprimentos a todos!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estás errado pois a tabela Casado, 1 Titular é a que se aplica no teu caso - pois tu próprio dizes que és o único membro do casal a auferir rendimento do trabalho

portanto os descontos estão a ser feitos correctamente e nada tens que solicitar à  empresa para que seja feita alteração.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas Carlos,

Antes de mais agradeço a sua resposta!

Bom, eu escrevi o texto um pouco à pressa e por isso dei informações erradas e a urgencia em tratar disto está relacionada com o facto de hoje ser o ultimo dia para a escolha dos duodecimos!

Na verdade o que queria dizer era que até aqui descontava segundo a tabela de Casado - 2 Titulares!

Portanto, como a minha esposa está desempregada, passarei para Casado - 1 Titular certo?

O que terei de fazer? Informar a empresa?

Cumprimentos e uma ez mais obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sim basta informar a empresa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, Obrigado!

Cumps.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia.

Desculpem estar a "exumar" este tópico, mas tenho esta dúvida:

Sou casado e a minha mulher ficou desempregada em Julho'13. Ela está a receber subsídio de desemprego, mas li algures que este não conta para a definição de 2 titulares na minha entidade patronal.

Não sei se é assim ou não. Agradeço a quem souber que me informe se posso alterar a minha situação contributiva na minha entidade patronal para "Casado - Único Titular" ou, estando ela a receber o subsídio de desemprego (superior a 5% do rendimento total) tenho de manter como "Casado - 2 Titulares".

Agradeço a atenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se é assim ou não. Agradeço a quem souber que me informe se posso alterar a minha situação contributiva na minha entidade patronal para "Casado - Único Titular" ou, estando ela a receber o subsídio de desemprego (superior a 5% do rendimento total) tenho de manter como "Casado - 2 Titulares".

O subsídio de desemprego não entra na declaração de rendimentos. Nem faz descontos de IRS, por esse motivo.

Logo tu és o único titular neste momento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OK. Muito obrigado pela informação.

Já alterei a minha situação no trabalho... Vão ser mais uns trocos ao fim do mês... muito bem-vindos nos dias que correm!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Já alterei a minha situação no trabalho... Vão ser mais uns trocos ao fim do mês... muito bem-vindos nos dias que correm!

Não te esqueças que vão ser também menos uns valentes trocos no reembolso do IRS (ou mesmo começar a pagar).

Não ficas mais rico por essa alteração, apenas manténs o dinheiro do teu lado mais tempo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite, tenho uma duvida e gostava de ser esclarecido se houver alguém que o possa fazer.

fiquei aposentado há 2 meses e a minha entidade patronal sempre fez descontos para o IRS como 1 titular, agora como aposentado  começaram a descontar-me como 2 titulares por ser casado claro, mas sendo a minha mulher reformada por invalidez contará como 2 titulares ou apenas 1 como vinha sendo?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite, tenho uma duvida e gostava de ser esclarecido se houver alguém que o possa fazer.

fiquei aposentado há 2 meses e a minha entidade patronal sempre fez descontos para o IRS como 1 titular, agora como aposentado  começaram a descontar-me como 2 titulares por ser casado claro, mas sendo a minha mulher reformada por invalidez contará como 2 titulares ou apenas 1 como vinha sendo?

Obrigado

2 titulares.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite :)

Agradeço um esclarecimento: sou casada e estou desempregada desde Fevereiro 2012 e a receber o respectivo subsidio;

a empresa onde o meu marido trabalha informou sempre que a n/situação é "Casado-2 Titulares" mas eu creio que não estão correctos.

Podem por favor ajudar?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não se preocupe a declaração de irs entregue ás finanças ratifica essas eventuais falhas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite :)

Agradeço um esclarecimento: sou casada e estou desempregada desde Fevereiro 2012 e a receber o respectivo subsidio;

a empresa onde o meu marido trabalha informou sempre que a n/situação é "Casado-2 Titulares" mas eu creio que não estão correctos.

Podem por favor ajudar?

Obrigado

Não se preocupe a declaração de irs entregue ás finanças ratifica essas eventuais falhas

Independentemente disso o marido pode sempre comunicar à entidade patronal que a mulher ficou desempregada e para passarem a fazer a retenção na fonte segundo as tabelas casado/1 titular. É que é escusado estarem a reter esse dinheiro todo durante o ano para só o receberem de volta no ano seguinte com o reembolso do IRS...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite.

sou casado, a minha esposa foi reformada por invalidez, a minha tabela é (casado unico titular)?

Desde já obrigado.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sou casado, a minha esposa foi reformada por invalidez, a minha tabela é (casado unico titular)?

Diria que sim.

Deves informar a tua entidade patronal que a tua esposa já não está a fazer descontos, para que possam ajustar a retenção na fonte em conformidade...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite.

Sou casado a minha mulher têm um grau de incapacidade de 60%, é reformada por invalidez.

Pode me esclarecer se a minha tabela é ( casado dois titulares deficiente ) ?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia, Eu sou casada mas neste momento o meu marido esta no estrangeiro, por isso não tem descontos cá ou seja só entra o meu vencimento, no entanto recebe uma renda de uma casa em nome dele, precisamos de alterar para 1 titular ou como tem uma renda mantem 2 titulares

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia, Eu sou casada mas neste momento o meu marido esta no estrangeiro, por isso não tem descontos cá ou seja só entra o meu vencimento, no entanto recebe uma renda de uma casa em nome dele, precisamos de alterar para 1 titular ou como tem uma renda mantem 2 titulares

Imagino que vão meter o IRS em separado? Se sim, deixa estar dois titulares, é o cenário em que as taxas de retenção na fonte mais se aproximam ao cenário de solteiro... Além disso, ainda vais ter de pagar imposto pelas rendas recebidas - quanto maior a retenção que fizeres ao longo do ano, menos vais ter de pagar depois quando meteres a declaração de IRS.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mesmo considerando que eu não aufiro 95% do rendimento familiar, posso optar por retenção como unico titular, ou essa opção está vedada ?

Obg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia.

Sou casado, a minha esposa trabalha mas não atinge valores para descontar para IRS, e eu no trabalho faço descontos perante a tabela de casados 2 titulares....

Será que devia de ser perante a tabela de casados 1 titular??!!!

Desde já obrigado pelos possíveis esclarecimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mesmo considerando que eu não aufiro 95% do rendimento familiar, posso optar por retenção como unico titular, ou essa opção está vedada ?

Em teoria não devias. Agora, não sei quais são as consequências...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou casado, a minha esposa trabalha mas não atinge valores para descontar para IRS, e eu no trabalho faço descontos perante a tabela de casados 2 titulares....

Será que devia de ser perante a tabela de casados 1 titular??!!!

Depende dos rendimentos dos dois - se o que ela recebe corresponde a menos de 5% do rendimento total do agregado familiar, podes declarar como casado - 1 titular.

Se recebe mais do que isso, devem declarar como casados - 2 titulares.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde!

Sou casada, o meu marido é reformado por invalidez com grau de incapacidade superior a 60%, sou trabalhadora dependente, em qual tabela de IRS devo descontar?

Obrigado.

Maria

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu marido tem estado desempregado, como tal comuniquei na minha entidade patronal a situação de "casados 1 titular". Acontece que agora o meu marido vai trabalhar para o estrangeiro, por tempo indeterminado, e é aí que vai efectuar os descontos. Tenho que informar a minha entidade patronal desta situação? Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead