Visitante hugovsky

IRS 2012 - Divorciado com filhos

4 publicações neste tópico

Alguém poderá me explicar como se irá processar a entrega do IRS para o caso de pessoas divorciadas com filhos, cuja guarda e responsabilidades parentais estão definidas por acordo registado.

As despesas de educação, saúde, etc serão partilhadas e declaradas a 50% por cada um dos progenitores? Ambos colocamos o valor total?

Alguém me poderá elucidar quanto a este assunto.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os filhos apenas podem entrar numa das declarações. Ou seja, um dependente não pode estar em duas declarações diferentes.

Quanto às despesas, na minha opinião, devem entrar na totalidade na declaração de irs onde está o dependente. O outro progenitor declara tudo (pensão de alimentos + 50% das despesas acordado) como pensão de alimentos.

O progenitor que declara o dependente na sua declaração de irs, declara os dinheiros recebidos como rendimento de pensão alimentos (pensão de alimentos + 50% despesas). E declara no anexo das despesas, a totalidade das despesas do dependente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

E mais uma dúvida, a 31/12/2012 eu era casado (2 titulares 2 dependentes), e como tal todos os descontos feitos com esse pressuposto, apesar de já pagar pensão de alimentos desde o inicio do ano.

Em Fevereiro de 2013 concluiu-se o processo de divórcio, sendo agora o meu estado o de divorciado.

De que modo é que agora em Abril devo de apresentar a minha declaração de rendimentos?

Como casado (e em conjunto com a minha ex-mulher) ou sozinho como divorciado?

Obrigado pela vossa atenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

E mais uma dúvida, a 31/12/2012 eu era casado (2 titulares 2 dependentes), e como tal todos os descontos feitos com esse pressuposto, apesar de já pagar pensão de alimentos desde o inicio do ano.

Em Fevereiro de 2013 concluiu-se o processo de divórcio, sendo agora o meu estado o de divorciado.

De que modo é que agora em Abril devo de apresentar a minha declaração de rendimentos?

Como casado (e em conjunto com a minha ex-mulher) ou sozinho como divorciado?

Obrigado pela vossa atenção.

Não tendo certeza,penso que seja como estava a vossa situação em 31-12-2012.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead