celsan

Venda de Terreno

8 publicações neste tópico

Olá,

Precisava da vossa ajuda para esclarecer algumas duvidas, que se calhar são obvias, mas para mim não, uma vez que sou leiga no assunto.

Os meus pais têm um terreno para vender (monte mas que dá para construção), cerca de 10000mts e estão a pensar vende-lo por cerca de 150000€

1ª questão: quanto irão ter que pagar ao estado por esta venda?

2ª questão: se entretanto decidirem vender só uma parte (cerca de 3000mts) qt custa legalizarem, isto é, passar a ter 2 numeros? (um ficaria nosso na mesma: monte, e o outro seria vendido: para construção);

Agradeço toda a ajuda.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também sou leigo mas há pouco tempo perguntei a uma amiga notária sobre algumas dessas dúvidas, uma vez que também ando no meio de um negócio para vender uma herdade hehe, o que ela me disse é que paga-se o IMT que é de 5% + 0,80% de IS se o prédio for rústico...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu nem sei o que é isso do predio rustico...  :-\

Aquilo é uma propriedade de monte, junto à estrada e a casas, e de acordo com o PDM dá para construção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu nem sei o que é isso do predio rustico...  :-\

Aquilo é uma propriedade de monte, junto à estrada e a casas, e de acordo com o PDM dá para construção.

Assim por alto rústico é qualquer terreno que esteja destinado a agricultura e não possa haver construção, o urbano pode ser um terreno com destino a construção como pode ser mesmo uma casa, depois ainda há os mistos que são os dois, onde existe as duas possibilidades e em que nenhuma delas se possa dizer que é a principal...a dos teus pais parece ser urbano...mas é fácil, vais á caderneta predial e estará lá a dizer, ou mesmo no IMI, se estiver um R é rústico, se estiver um U é urbano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah, ok  ;)

E a parte para o estado andará sempre à volta dessa percentagem?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah, ok  ;)

E a parte para o estado andará sempre à volta dessa percentagem?

Aquilo que ela me disse foi 5% de IMT para prédios rústicos, porque aquilo que perguntei foi para prédio rústico, urbano já deverá ser diferente...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada David.

Mias alguém que esteja por dentro do assunto?  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Relativamente à primeira questão, creio que o D@avid já respondeu correctamente.

Para a 2ª, se quiserem partir apenas em 2 parcelas, podem efectuar uma operação urbanistica denominada de "destaque" junto da CM. Praticamente não tem custos, mas em contrapartida fica uma anotação na Conservatória do Registo Predial como não se podendo efectuar mais nenhuma operação num prazo de 10 anos.

A outra operação possível é lotear o terreno, mas esta é bem mais cara €€€. Envolve projectos e normalmente só os promotores imobiliários se metem nissso...

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead