celsan

Venda de Terreno

8 publicações neste tópico

Olá,

Precisava da vossa ajuda para esclarecer algumas duvidas, que se calhar são obvias, mas para mim não, uma vez que sou leiga no assunto.

Os meus pais têm um terreno para vender (monte mas que dá para construção), cerca de 10000mts e estão a pensar vende-lo por cerca de 150000€

1ª questão: quanto irão ter que pagar ao estado por esta venda?

2ª questão: se entretanto decidirem vender só uma parte (cerca de 3000mts) qt custa legalizarem, isto é, passar a ter 2 numeros? (um ficaria nosso na mesma: monte, e o outro seria vendido: para construção);

Agradeço toda a ajuda.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também sou leigo mas há pouco tempo perguntei a uma amiga notária sobre algumas dessas dúvidas, uma vez que também ando no meio de um negócio para vender uma herdade hehe, o que ela me disse é que paga-se o IMT que é de 5% + 0,80% de IS se o prédio for rústico...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu nem sei o que é isso do predio rustico...  :-\

Aquilo é uma propriedade de monte, junto à estrada e a casas, e de acordo com o PDM dá para construção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu nem sei o que é isso do predio rustico...  :-\

Aquilo é uma propriedade de monte, junto à estrada e a casas, e de acordo com o PDM dá para construção.

Assim por alto rústico é qualquer terreno que esteja destinado a agricultura e não possa haver construção, o urbano pode ser um terreno com destino a construção como pode ser mesmo uma casa, depois ainda há os mistos que são os dois, onde existe as duas possibilidades e em que nenhuma delas se possa dizer que é a principal...a dos teus pais parece ser urbano...mas é fácil, vais á caderneta predial e estará lá a dizer, ou mesmo no IMI, se estiver um R é rústico, se estiver um U é urbano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah, ok  ;)