Visitante AJFernandes

IRS 2013 - categoria F

54 publicações neste tópico

Boa noite,

Relativamente à questão do englobamento (artigo 72º n.º 8), essa opção é possível para quem aufira somente rendimentos prediais? Ou eventualmente rendimentos prediais e rendimentos de capital? É que, pelo que me foi dado a entender, quem não opte pelo englobamento até 31/01/2013 e aufira apenas rendimentos prediais irá ser tributado autonomamente em 28% sem (!!) possibilidade de abater deduções à coleta. Alguém me poderá dar umas luzes?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O englobamento é apenas decidido na altura da entrega do IRS. O prazo de 31/1/2013 tem a ver com o pedido às instituições financeiras da declaração necessária para o caso de se optar pelo englobamento, mas o facto de pedir a declaração não vincula à opção pelo englobamento.

Em relação ao englobamento dos rendimentos prediais, ainda não percebi se funciona da mesma forma que o englobamento dos rendimentos de capitais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado. A declaração do banco relativa aos rendimentos de capital já tenho. Necessito apenas agora perceber como evitar o descalabro da tributação autónoma recorrendo ao englobamento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem declara rendimentos da categoria F, pela primeira vez, tem de entregar a declaração de IRS até quando?

Obrigado,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem declara rendimentos da categoria F tem de fazer o IRS até quando?

Obrigado,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

31 de Maio de 2013

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia. Eu tenho rendimentos prediais, e ao simular o meu irs verifiquei que era muito mais vantajoso optar pelo englobamento. O problema é que pelos vistos tenho que englobar rendimentos de capitais, mas os bancos já não me dão as declarações, porque dizem eles que tinha que as pedir até 31 de Janeiro, facto que eu desconhecia. Existe alguma forma de eu optar pelo englobamento sem ter as declarações?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia. Eu tenho rendimentos prediais, e ao simular o meu irs verifiquei que era muito mais vantajoso optar pelo englobamento. O problema é que pelos vistos tenho que englobar rendimentos de capitais, mas os bancos já não me dão as declarações, porque dizem eles que tinha que as pedir até 31 de Janeiro, facto que eu desconhecia. Existe alguma forma de eu optar pelo englobamento sem ter as declarações?

Não
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta, mas estou indignado , ja que essas declarações deveriam estar disponíveis para os clientes para quando fossem necessário.  E aos bancos de certeza que era indiferente da-las agora ou em Janeiro.  >:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta, mas estou indignado , ja que essas declarações deveriam estar disponíveis para os clientes para quando fossem necessário.  E aos bancos de certeza que era indiferente da-las agora ou em Janeiro.  >:(

O problema não é dos bancos e até há alguns que as passam já depois dessa data.

O problema está no próprio Código do IRS que, no seu artigo 119º, refere explicitamente esse prazo como sendo o prazo limite para pedir tais declarações para o englobamento ser aceite.

Eventualmente já fez sentido ser assim. Hoje em dia, em que alguém com um ou dois cliques do rato produz esta declaração e faz com que ela siga para o mail do cliente, acho que já não faz sentido. E enquanto as pessoas não forem reclamar (seja nas Finanças, seja no Provedor de Justiça, seja nos jornais e televisões), a lei provavelmente não mudará - porque se ninguém reclama, é porque está tudo bem, certo? ;)

Só por curiosidade: se te compensa optar pelo englobamento e tens rendimentos de capitais, porque é que não tinhas pedido já essas declarações - já te compensaria só por aí, mesmo sem contar com os rendimentos prediais, não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
O problema não é dos bancos e até há alguns que as passam já depois dessa data.

O problema está no próprio Código do IRS que, no seu artigo 119º, refere explicitamente esse prazo como sendo o prazo limite para pedir tais declarações para o englobamento ser aceite.

Eventualmente já fez sentido ser assim. Hoje em dia, em que alguém com um ou dois cliques do rato produz esta declaração e faz com que ela siga para o mail do cliente, acho que já não faz sentido. E enquanto as pessoas não forem reclamar (seja nas Finanças, seja no Provedor de Justiça, seja nos jornais e televisões), a lei provavelmente não mudará - porque se ninguém reclama, é porque está tudo bem, certo? ;)

Só por curiosidade: se te compensa optar pelo englobamento e tens rendimentos de capitais, porque é que não tinhas pedido já essas declarações - já te compensaria só por aí, mesmo sem contar com os rendimentos prediais, não?

Eu tenho de entregar uma declaração de IRS de um casal reformado que tem rendimentos prediais e DP, claro que eles não pediram a declaração ao banco até 31 de Janeiro. No entanto à 8 dias +/- foram ao banco pedi-la e o banco deu-lha sem o menor problema.

Já ouvi muitas pessoas a dizer que as finanças estão a dar os valores declarados pelos bancos aos contribuintes que não têm a declaração para que este possam optar pelo englobamento.

Resumindo: Vou arriscar a optar pelo englobamento porque no caso a diferença ainda é significativa e a reforma deles é muita baixa. A ver vamos se as finanças vão considerar ou não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vale a pena tentar. O pior que pode acontecer é não aceitarem o englobamento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No caso de certificados de aforro, também entram neste anexo E? Será que ainda posso pedir a declaração?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No caso de certificados de aforro, também entram neste anexo E? Será que ainda posso pedir a declaração?

Entram.

Todos os rendimentos de capital do tipo juro, seja de obrigações, depósitos a prazo ou outros títulos como é o caso dos certificados de aforro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta.

O fato é que eu desconhecia completamente esse artigo do código de irs. Já que em anos anteriores , devido a que a tributação para rendimentos predias eram englobados , sem necessidade de englobar rendimentos de capitais, essas declarações não eram necessárias. Portanto este ano vou ter de pagar mais do era obrigado. Mas como tu disseste não há nada a fazer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para informar ponto de situação para quem está com o mesmo problema.

Consegui pedir a declaração dos rendimentos de capitais (no meu caso são certificados de aforro, mas também os bancos ainda estão a passar).

Acrescentei um Anexo E e optei pelo englobamento. No meu caso o valor de IRS a pagar baixa consideravelmente.

Aparentemente é obrigatório enviar a declaração que recebi para as finanças, em mãos, carta ou email. Enviei por email.

Espero que tudo esteja correcto agora.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para informar ponto de situação para quem está com o mesmo problema.

Consegui pedir a declaração dos rendimentos de capitais (no meu caso são certificados de aforro, mas também os bancos ainda estão a passar).

Acrescentei um Anexo E e optei pelo englobamento. No meu caso o valor de IRS a pagar baixa consideravelmente.

Aparentemente é obrigatório enviar a declaração que recebi para as finanças, em mãos, carta ou email. Enviei por email.

Espero que tudo esteja correcto agora.

Pediu a declaração dos rendimentos de capitais dos certificados de aforro como? Por email ao IGCP? Quanto tempo eles demoraram a enviar-lhe a declaração?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Entram.

Todos os rendimentos de capital do tipo juro, seja de obrigações, depósitos a prazo ou outros títulos como é o caso dos certificados de aforro.

Peço desculpa, mas so para perceber. É preciso declarar no anexo juros de um DP por exemplo?

Qual é a razão? E qual a vantagem? É obrigatório?

Desconheço.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa, mas so para perceber. É preciso declarar no anexo juros de um DP por exemplo?

Qual é a razão? E qual a vantagem? É obrigatório?

Desconheço.

Só declara quem quiser optar pelo englobamento. É um processo puramente opcional que não obriga a nada em anos subsequentes.

Pode ser mais vantajoso para algumas pessoas, embora para grande parte não o seja.

Já há aqui vários tópicos a falar de englobamento, mais alguns artigos que escrevi, como este:

http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/englobamento-de-rendimentos-de-capitais-3851

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pediu a declaração dos rendimentos de capitais dos certificados de aforro como? Por email ao IGCP? Quanto tempo eles demoraram a enviar-lhe a declaração?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Efectuei declaração de irs dos meus pais. Meu pai faleceu e foi declarado incapacitado em 95% no mesmo ano. Tinham rendimentos de pensões e prediais.

O imposto dos rendimentos de pensões deu 803 euros. O imposto sobre tributação autónoma dos apartamentos deu 815 euros.

Em termos de deduções a colecta obteve 2.458 euros muito por força dos 1900 euros por contribuinte deficiente.

Acontece que na simulação final o simulador das finanças da me um imposto por pagar de 815 euros, exactamente o valor do imposto tributação autonomia.

Não deveria ser zero, dado que as deduções a colecta superam os 803 + 815 euros?

Obrigado pela atencao

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Veio com data de até 31.01.2014?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Efectuei declaração de irs dos meus pais. Meu pai faleceu e foi declarado incapacitado em 95% no mesmo ano. Tinham rendimentos de pensões e prediais.

O imposto dos rendimentos de pensões deu 803 euros. O imposto sobre tributação autónoma dos apartamentos deu 815 euros.

Em termos de deduções a colecta obteve 2.458 euros muito por força dos 1900 euros por contribuinte deficiente.

Acontece que na simulação final o simulador das finanças da me um imposto por pagar de 815 euros, exactamente o valor do imposto tributação autonomia.

Não deveria ser zero, dado que as deduções a colecta superam os 803 + 815 euros?

Se a coleta deu 1618€ e as deduções à coleta 2458€ então sim, é bem possível que devesse dar zero (poderia não dar por causa do cálculo da sobretaxa que, salvo erro, é feito à parte).

Podes pôr aqui a demonstração de resultados completa? Ajuda...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aqui remeto os 2 ficheiros, com englobamento e sem englomento.

Quero realçar ainda que um dos contribuintes é deficiente en 95% pelo que as deduçoes a colecta podem ir ate 1900 euros, mas não está a considerar porque o simulador das finanças não está a considerar o imposto sobre tributacao autonoma no total da colecta. Nao vejo em nenhum codigo onde esse imposto nao deve constar na colecta e, por consequente, ser depois "reduzido" pelas deduções.

Esta minha questao prende-se com o facto de querer optar por sem englobamente porque nao tenho as declaracoes do IGCP referente a certificados de aforro (com data ate 31.01.2014).

Obrigado

Com englobamento

[table] [tr] [td]file:///C:/Users/Fun/print5308694910260606318.html[/td][/tr][/table]

Sem englobamento

file:///C:/Users/Fun/print8253892659841297775.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aqui remeto os 2 ficheiros, com englobamento e sem englomento.

Eu não tenho acesso aos ficheiros no teu computador ;)

Tens que fazer upload para algum lado e deixar aqui o link. Ou então copia para aqui o texto da demonstração de resultados

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead